Em relação à América Latina, é incorreto afirmar que:
- A América Latina é rica em diversos tipos de recursos naturais. No entanto, por ser composta basicamente por países subdesenvolvidos, tem como prevalência econômica a agropecuária e a exploração mineral, enquanto apresenta pouca ou simples atividades industriais.
- A exploração dos recursos naturais na América Latina aumentou com a chegada dos povos ibéricos (portugueses e espanhóis).
- Os europeus observaram as oportunidades de usufruto dos novos territórios, recém-descobertos e abundantes em recursos naturais, e fundaram colônias de povoamento com o objetivo de dar suporte às práticas mercantilistas.
- Em muitos países latino-americanos, as atividades agrícolas ainda se dão nos moldes do período colonial: grandes propriedades (latifúndios), com o uso intensivo de mão de obra pouco qualificada, produção monocultora voltada para o mercado internacional, ou seja, externo.
- As atividades econômicas da América Latina se baseiam, em boa parte, nas atividades primárias de exploração e de exportação dos recursos naturais. Enquanto existe uma grande preocupação desses países com a esfera econômica, a exploração cada vez maior dos recursos naturais, afeta as esferas sociais e ambientais.