Antropologia

Antropologia

Assessment

Flashcard

Social Studies

University

Practice Problem

Hard

Created by

Wayground Content

FREE Resource

Student preview

quiz-placeholder

5 questions

Show all answers

1.

FLASHCARD QUESTION

Front

Em relação ao início da produção brasileira nas questões sociais da saúde, assinale a alternativa correta: Teve início na década de 80, com a formalização de cursos de pós-graduação na área de ciências sociais. Foi iniciada na década de 70, principalmente por cursos de pós-graduação, com pesquisadores sem formação sistemática na área de ciências sociais, uma característica que começou a mudar na década de 80. Começou na década de 70, com um enfoque forte nas ciências sociais, desde os primeiros cursos de pós-graduação. Iniciou-se na década de 60, liderada por profissionais da saúde, com pouca participação de cientistas sociais, e teve continuidade até a década de 90.

Back

Foi iniciada na década de 70, principalmente por cursos de pós-graduação, com pesquisadores sem formação sistemática na área de ciências sociais, uma característica que começou a mudar na década de 80.

2.

FLASHCARD QUESTION

Front

Qual é a principal diferença entre a abordagem da epidemiologia e da antropologia no estudo dos problemas de saúde?

Back

A epidemiologia adota uma perspectiva quantitativa e busca determinar a prevalência e incidência das doenças, enquanto a antropologia foca na experiência da enfermidade e nos significados culturais.

3.

FLASHCARD QUESTION

Front

No 8 capítulo, Daniela Knauth estudou um grupo de pessoas para apresentar o ponto de vista das instituições e dos sujeitos negligenciados sobre as doenças. Que grupo de pessoas é esse?

Back

Mulheres trabalhadoras de Porto Alegre diagnosticadas com AIDS.

4.

FLASHCARD QUESTION

Front

Não é uma condição de articulação entre antropologia e epidemiologia: Aprofundar o desenvolvimento de uma perspectiva de sujeitos, que amplie inúmeros termos socioeconômicos. Reconhecer as qualidades da saúde e como os padecimentos e danos não comprometem o centro da contemporaneidade. Priorizar um enfoque político que aborde os processos de saúde-enfermidade-atenção, a partir das relações de poder que constituem um campo societal. Posicionamento fora de falsas dicotomias entre métodos qualitativos e quantitativos.

Back

Reconhecer as qualidades da saúde e como os padecimentos e danos não comprometem o centro da contemporaneidade.

5.

FLASHCARD QUESTION

Front

Sobre as tendências atuais na área das ciências sociais e saúde no Brasil, marque a alternativa correta: Em 1990 ocorre uma transformação teórico-metodológica, de maneira a prevalecer teorias "paradigmáticas" e "implícitas". No Brasil, muitas vezes, os pesquisadores tratam as diferentes abordagens como opostas (dicotômicas), como se precisassem apenas ser "conciliadas", por isso essa tendência está totalmente consolidada. O racionalismo e o empirismo são totalmente opostos, não possuindo nada em comum. A mudança que ocorreu após 1990 reflete o amadurecimento das ciências sociais e a tendência de buscar um diálogo crítico entre as correntes, de modo que autores como: Schutz, Berger, Goffman e Bourdieu foram muito utilizados.

Back

A mudança que ocorreu após 1990 reflete o amadurecimento das ciências sociais e a tendência de buscar um diálogo crítico entre as correntes, de modo que autores como: Schutz, Berger, Goffman e Bourdieu foram muito utilizados.

Access all questions and much more by creating a free account

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

Already have an account?