Search Header Logo

TGD

Other Sciences

1st Grade

5 Questions

Used 3+ times

TGD
AI

AI Actions

Add similar questions

Adjust reading levels

Convert to real-world scenario

Translate activity

More...

    Content View

    Student View

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

A dogmática – do grego dokéin, ensinar, doutrinar – cumpre uma função informativa combinada com uma função diretiva, ao acentuar o aspecto resposta de uma investigação.

Verdadeiro

Falso

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

A zetética – do grego zetéin , procurar inquirir – não cumpre uma função informativo-especulativa ao acentuar o aspecto pergunta de uma investigação mantendo dessa maneira, abertos à dúvida as premissas e os princípios que ensejam respostas.

Verdadeiro

Falso

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

A dogmática jurídica tem como dogma prefixado a norma jurídica. Tal dogma constitui-se de determinadas interpretações da realidade que não devem ser questionadas e, caso o sejam, devem ater-se aos parâmetros fixados pelas próprias normas jurídicas.

Verdadeiro

Falso

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

Se um indivíduo nascido homem se vê e é percebido como mulher, não há razão para lhe negar a designação de gênero feminino no registro de identidade. O argumento convenceu a maioria da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que aceitou apelação de um transexual que teve negado o pedido para alterar o gênero de seu sexo para feminino só porque não se submeteu à cirurgia de transgenitalização. Segundo a lei, e o registro civil de nascimento deve sempre espelhar a verdade, que é a biológica, ou seja, o sexo determinado pelos genitais da pessoa. Neste caso esta decisão teve uma abordagem mais zetética ou mais dogmática do direito?

Mais zetética.

Mais dogmática.

nenhuma das duas, safadeza mesmo.

prefiro não opinar.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

O art. 2º do novo Código Civil reproduziu ipsis litteris o art. 4º do Código revogado (de 1916): “A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.”

Temos aí dois temas a serem analisados: o conceito de nascituro e o dies a quo que fixa ao começo da personalidade humana.

O atributo jurídico da pessoa passa a existir a partir do momento em que o feto sai do ventre da mãe, quer por parto natural, induzido ou artificial, e tenha vida. É a vida que dá a personalidade jurídica da pessoa.

Até então, desde a concepção até o nascimento com vida, o embrião é um nascituro, gerado e concebido com existência no ventre materno; nem por isto pode ser considerado como pessoa. Neste caso, a concepção de pessoa segue uma perspectiva metodologica:

Zetética jurídica

dogmatística jurídica

sei lá.

não sou capaz de opinar.

Access all questions and much more by creating a free account

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

Already have an account?