Dirigente Sindical

Dirigente Sindical

University

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Quiz da Tribo BP

Quiz da Tribo BP

University

10 Qs

Conhecimentos Gerais - Nordeste

Conhecimentos Gerais - Nordeste

KG - University

6 Qs

Quiz 1

Quiz 1

9th Grade - University

9 Qs

Quizz  IV ENAPET Nutrição

Quizz IV ENAPET Nutrição

University

10 Qs

Crisálida_a série

Crisálida_a série

University

10 Qs

Conhecer e Aprender

Conhecer e Aprender

University

7 Qs

QUIZ NFT

QUIZ NFT

University

6 Qs

Psicologia Comportamental

Psicologia Comportamental

University

7 Qs

Dirigente Sindical

Dirigente Sindical

Assessment

Quiz

Fun

University

Medium

Created by

PRISCILA MAIA

Used 1+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O dirigente sindical goza de garantia de emprego ainda que exercício ou sua candidatura, que pode ocorrer no período do aviso prévio, conforme a interpretação consolidada na Súmula 369 do TST, com fim de atividade sindical assegurado o amplo da atividade sindical e porque o período do aviso prévio integra o contrato de trabalho para todos os efeitos.

Verdadeira

Falso

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Rogéria, balconista na empresa Bolsas e Acessórios Divinos Ltda., candidatou-se em uma chapa para a direção do sindicato dos comerciários do seu Município, sendo eleita posteriormente. Contudo, o sindicato não comunicou o registro da candidatura, eleição e posse da empregada ao empregador. Durante o mandato de Rogéria, o empregador a dispensou sem justa causa e com cumprimento do aviso prévio. Rogéria, então, enviou um e-mail para o empregador, dando-lhe ciência dos fatos, mediante prova documental. Apesar das provas, a empresa não aceitou suas razões e ratificou o desejo de romper o contrato de trabalho. Sobre o caso narrado, de acordo com a jurisprudência do TST, assinale a afirmativa correta.

a)Rogéria tem garantia no emprego, já que a comunicação, apesar de fora do prazo legal, foi feita na vigência do contrato.

b)O sindicato não observou o prazo legal para comunicação, motivo pelo qual a dispensa não pode ser considerado ilícita nem discriminatória, prevalecendo a ruptura.

c) A jurisprudência é omissa, razão pela qual faculta-se ao empregador aceitar ou não a comunicação.

É irrelevante que a comunicação da eleição tenha sido feita, já que a responsabilidade do trabalhador é objetiva

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Para que a garantia no emprego em razão da candidatura do empregado dirigente sindical se solide, a CLT não dispõe no art. 543, § 5º que: “Para os fins deste artigo, a entidade sindical por escrito à empresa, dentro de 24 (vinte e quatro) horas, o dia ea hora do registro da candidatura do seu empregado e, em igual prazo, sua eleição sentido e posse, outrossim, a este comprovante no mesmo”.

Gislene registrou sua candidatura ao sindicato dirigente sindical, na condição de vice-presidente na chapa, mas o não comunicou tal fato ao seu empregado que, ignorando a situação, concedeu aviso prévio à empregada 10 dias depois. Nessa hipótese, de acordo com o entendimento do TST, assinale a afirmativa correta.

a) O empregador, a seu critério, aceitará ou não a justificativa tardia da empregada que se candidatou a dirigente sindical e mantém seu contrato de trabalho.

b) O empregador fica obrigado a respeitar a garantia no emprego, mesmo que seja informado deste fato após a ruptura da interlocução social, devendo readmiti-la.

c)O empregador tem de respeitar a garantia, ainda que seja comunicado posteriormente da candidatura da empregada, desde que isso ocorra enquanto o pacto laboral estiver em vigor.

d) A empresa não precisa respeitar a garantia no emprego porque o prazo legal não foi observado, de modo que isso não a vincula. Ademais, ignorando a garantia da empregada, a empresa não teria agido de má-fé.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Aníbal foi eleito membro do conselho fiscal do sindicato em 20 de maio de 2018.

Segundo orientação do TST, nessa situação hipotética, a demissão de Aníbal

a) foi regular, de defesa do sindicato não tem direito à garantia financeira, pois não atua na defesa dos direitos da categoria, pois atua na fiscalização da gestão do sindicato.

b) Foi irregular, pois Aníbal gozava de estabilidade provisória desde sua escolha ao cargo de conselheiro fiscal do sindicato.

c)somente seria regular se a extinção da empresa.

d)foi arbitrária, pois não houve prova experimental ou inquérito capaz de justa causa para a demissão.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Engenheiro empregado de grande construtora e que atue, ainda, como professor de matemática em entidade de ensino da cidade de São Paulo, sendo eleito o dirigente sindical no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, passa a ser detentor da estabilidade tanto na construtora quanto na entidade de ensino.

Verdadeira

Falso

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A categoria profissional diferenciada é a que se forma dos empregados que exercem funções ou funções diferenciadas em consequência de condições de vida singulares, podendo tais categorias ser reconhecidas mediante lei ou decisão judicial.

Verdadeira

Falso