Coombs Direto e Indireto

Coombs Direto e Indireto

Assessment

Quiz

Biology, Science

University

Hard

Created by

Bruna Almeida

Used 8+ times

FREE Resource

Student preview

quiz-placeholder

8 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A Doença Hemolítica do Recém‐Nascido (DHRN) é a decorrência de aloimunização a antígenos eritrocitários, na qual há passagem de anticorpos IgG da circulação materna por meio da placenta para a circulação do feto, onde reagem com eritrócitos fetais, levando‐os a destruição pelo sistema reticuloendotelial. Uma maneira de se diagnosticar esse problema é através da realização do teste de Coombs. Sobre o teste de Coombs, é correto afirmar que

quando o teste é utilizado para detectar anticorpos ligados aos eritrócitos in vitro, denomina‐se teste de Coombs indireto.

quando o teste é utilizado para detectar anticorpos ligados aos eritrócitos in vivo, denomina‐se teste de Coombs direto.

para interpretação dos resultados, pode‐se incluir um exame microscópico opcional para comprovar testes macroscopicamente negativos.

para o teste direto, as amostras devem ser coletadas em fluoreto para prevenir a sensibilização de células com complemento in vitro.

2.

FILL IN THE BLANK QUESTION

3 mins • 1 pt

O Teste de Coombs direto ou antiglobulina direta (TAD) constitui um método simples para a demonstração da presença de imunoglobulinas e/ou complemento revestindo a superfície dos eritrócitos in vivo. O TAD é utilizado no estudo das anemias hemolíticas e no diagnóstico da doença hemolítica perinatal, também conhecida como eritroblastose fetal. O fator Rh pode apresentar-se como positivo ou negativo, denotando, respectivamente, a presença ou ausência de uma proteína sanguínea. A eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido é uma doença hemolítica ocasionada pela incompatibilidade entre o fator Rh do sangue materno e o do fetal. Na avaliação pré-natal, é importante a gestante saber seu tipo sanguíneo, fator Rh e avaliar com o seu médico obstetra a necessidade de fazer uso da vacina anti-Rh, também conhecida como vacina RhoGam. Que tipo de fator Rh devem apresentar, respectivamente, a mãe e o feto para gerar incompatibilidade?

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O teste de Coombs indireto apresenta-se positivo em uma mãe que deu à luz a uma criança acometida de Doença Hemolítica Perinatal. Este resultado ocorreu porque

O recém-nascido produziu durante a vida fetal, anticorpos e transmitiu à mãe via placenta

O recém-nascido tem suas hemácias sensibilizadas pelo anticorpo produzido pela mãe

A mãe apresentou hemácias sensibilizadas pelo anticorpo anti-Rh produzidas em gestações anteriores.

A mãe produziu anticorpos contra hemáciais fetais, que entraram em contato com seu sistema imune durante o parto.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O teste de Coombs direto ou teste da antiglobulina direta (TAD) busca anticorpos IgG ou fração C3d do complemento fixados in vivo nas hemácias. São indicações para a realização desse teste:

Pacientes HIV positivos

Hemácias da Mãe RH positivo, com RN Rh negativo

Pacientes anêmicos

Reação transfusional

5.

OPEN ENDED QUESTION

3 mins • 1 pt

Julgue o item a seguir em "verdadeiro ou falso":

Para os casos de mãe com Rh negativo com filho Rh positivo. No teste de Coombs direto, é pesquisada a presença de anticorpos anti-Rh no soro materno e, no teste indireto, é pesquisada a presença de anticorpos anti-Rh na superfície das hemácias do feto.

Evaluate responses using AI:

OFF

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Sobre o soro de Coombs é verdade o que se afirmar em:

Trata-se de uma proteína que tem o papel de potencializar a reação in vitro entre os anticorpos que possam ter sensibilizados as hemácias

Destina-se a demonstrar anticorpos (gamaglobulinas humanas) adsorvidos às hemácias humanas, quer “in vivo” (teste de coombs direto) quer “in vitro” (teste de coombs indireto)

Emprega-se em testes pré-transfusionais de pacientes com suspeitas de doenças que possam ser transmitidas por via sanguínea.

Tem a propriedade de reduzir o potencial zeta, pela dispersão de alguns íons de carga positiva que circulam cada hemácia de carga negativa.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O _______ é usado no teste pré-natal de mulheres grávidas e em testes antes de uma transfusão de sangue. O teste detecta anticorpos contra células sanguíneas da rede externa. Neste caso, o soro é extraído de uma amostra de sangue retirada do paciente. O soro é incubado com glóbulos vermelhos estranhos de antigenicidade conhecida. Finalmente, a globulina antihumana é adicionada. Se a aglutinação ocorrer, o resultado é _______.

Coombs direto/positivo

Coombs direto/negativo

Coombs indireto/positivo

Coombs indireto/negativo

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Analise as alternativas abaixo sobre o Teste de Coombs Direto:

I. Demonstra hemácias sensibilizadas “in vivo” por anticorpos e/ou frações do complemento;

II. É utilizado no estudo da Doença Hemolítica do Recém-Nascido, na Anemia Hemolítica Autoimune, na hemólise induzida por drogas e ainda, no diagnóstico das reações hemolíticas pós transfusionais;

III. O teste age detectando anticorpos atuantes contra as hemácias que se apresentam livre no plasma sanguíneo.


Está correto o que se afirma em:

I, II E III

I E II

II E III

I E III