Potencial e Campo Elétrico

Potencial e Campo Elétrico

KG

11 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Eletrostática

Eletrostática

12th Grade

15 Qs

Quiz sobre Campo Elétrico

Quiz sobre Campo Elétrico

12th Grade - University

10 Qs

Campo Elétrico

Campo Elétrico

11th Grade

10 Qs

Campo Elétrico e Potencial Elétrico

Campo Elétrico e Potencial Elétrico

1st - 12th Grade

10 Qs

Campo elétrico

Campo elétrico

12th Grade

10 Qs

Revisão Campo Elétrico

Revisão Campo Elétrico

12th Grade

11 Qs

Quiz Rcp (30 pts) 3 ano Aulas N5 a N8 e aula 15

Quiz Rcp (30 pts) 3 ano Aulas N5 a N8 e aula 15

3rd Grade

10 Qs

eletricidade jogo

eletricidade jogo

KG

10 Qs

Potencial e Campo Elétrico

Potencial e Campo Elétrico

Assessment

Quiz

Physics

KG

Hard

Created by

Ranniere Nóbrega

Used 22+ times

FREE Resource

11 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Um campo elétrico é dito uniforme, quando uma carga de prova, nele colocada, fica submetida a uma força, cuja intensidade é:

nula.

constante, não nula

inversamente proporcional ao quadrado da distância entre a carga de prova e as cargas que criam o campo

diretamente proporcional ao valor das cargas de prova e das que criam o campo

inversamente proporcional ao valor das cargas de prova e das que criam o campo

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Michael Faraday, um dos fundadores da moderna teoria da eletricidade, introduziu o conceito de campo na Filosofia Natural. Uma de suas demonstrações da existência do campo elétrico se realizou da seguinte maneira: Faraday construiu uma gaiola metálica perfeitamente condutora e isolada do chão e a levou para uma praça. Lá ele se trancou dentro da gaiola e ordenou a seus ajudantes que a carregassem de eletricidade e se afastassem. Com a gaiola carregada, Faraday caminhava sem sentir qualquer efeito da eletricidade armazenada em suas grades, enquanto quem de fora encostasse nas grandes sem estar devidamente isolado sofria uma descarga elétrica dolorosa. Por que Faraday nada sofreu, enquanto as pessoas fora da gaiola podiam levar choques?

O potencial elétrico dentro e fora da gaiola é diferente de zero, mas dentro da gaiola este potencial não realiza trabalho.

O campo elétrico no interior de um condutor em equilíbrio eletrostático é nulo, no entanto fora da gaiola existe um campo elétrico não nulo.

O campo elétrico não é capaz de produzir choques em pessoas presas em lugares fechados.

O valor do potencial elétrico e do campo elétrico são constantes dentro e fora da gaiola.

A diferença de potencial elétrico entre pontos dentro da gaiola e entre pontos da gaiola com pontos do exterior é a mesma, mas, em um circuito fechado, a quantidade de carga que é retirada é igual àquela que é posta.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Media Image

Uma placa isolante bem comprida tem uma camada superficial de cargas positivas em uma face e outra camada de cargas negativas em outra face, como indicado na figura. Assim você conclui que sendo A e C pontos próximos à placa, a intensidade do campo elétrico:

é maior em A

é maior em B.

é maior em C

é igual em todos os pontos

é nula em B

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Media Image

A figura a seguir mostra uma visão lateral de duas placas finas não condutoras, paralelas e infinitas, separadas por uma distância d. As duas placas possuem densidades uniformes de cargas, iguais em módulo e de sinais contrários.

Sendo E o módulo do campo elétrico devido a somente uma das placas, então os módulos do campo elétrico acima, entre e abaixo das duas placas, são, respectivamente:

EA = E; EB = 2E; EC = E

EA = E; EB = 0; EC = 2E

EA = 0; EB = 2E; EC = 0

EA = 2E; EB = 2E; EC = 2E

EA = 2E; EB = E; EC = 2E

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Em 1752, o norte-americano Benjamin Franklin, estudioso de fenômenos elétricos, relacionou-os aos fenômenos atmosféricos, realizando a experiência descrita seguir.

Durante uma tempestade, Franklin soltou uma pipa em cuja ponta de metal estava amarrada a extremidade de um longo fio de seda; da outra extremidade do fio, próximo de Franklin, pendia uma chave de metal. Ocorreu, então, o seguinte fenômeno: quando a pipa captou a eletricidade atmosférica, o toque de Franklin na chave, com os nós dos dedos, produziu faíscas elétricas.

Esse fenômeno ocorre sempre que em um condutor:

as cargas se movimentam, dando origem a uma corrente elétrica constante na sua superfície

as cargas se acumulam nas suas regiões pontiagudas, originando um campo elétrico muito intenso e uma consequente fuga de cargas

as cargas se distribuem uniformemente sobre sua superfície externa, fazendo com que em pontos exteriores o campo elétrico seja igual ao gerado por uma carga pontual de mesmo valor

as cargas positivas se afastam das negativas, dando origem a um campo elétrico no seu interior

as cargas se distribuem uniformemente sobre sua superfície externa, tornando nulo o campo elétrico em seu interior

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Uma constante da ficção científica é a existência de regiões na superfície da Terra em que a gravidade seria nula. Seriam regiões em que a gravidade seria bloqueada da mesma forma que uma gaiola metálica parece "bloquear" o campo elétrico, pois dentro dela não atuam forças elétricas. Pensando na diferença entre a origem da gravitação e as fontes do campo elétrico, o que seria necessário para se construir uma "gaiola de gravidade nula"?

Para cancelar a força gravitacional, seria necessário construir do lado oposto à superfície da Terra um bloco que tivesse a mesma massa da região onde existiria a "gaiola de gravidade".

Seria necessário que o campo gravitacional também fosse repulsivo, pois a gaiola metálica parece "bloquear" o campo elétrico, em razão de a resultante da superposição dos campos elétricos das cargas positivas e negativas, distribuídas na superfície metálica, ser nula.

Seria necessário que o campo gravitacional interagisse com o campo elétrico, de modo que essa superposição anulasse o campo.

Seria necessário haver interação entre os quatro campos que existem, ou seja, entre o campo elétrico, o campo magnético, o campo nuclear e o campo gravitacional.

Seria necessário haver ondas gravitacionais, pois, diferentemente da gravidade, elas oscilam e podem ter intensidade nula.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

O relâmpago é um fenômeno muito comum em dias chuvosos. Isso acontece porque as nuvens, quando muito carregadas, têm em seu topo moléculas de água eletrizadas positivamente, ao passo que, em sua base, predominam partículas eletrizadas positivamente. Essa disparidade de cargas gera um campo elétrico que pode ser considerado uniforme e que leva à geração de uma descarga elétrica. Considerando que o campo elétrico dentro de uma nuvem pode ser considerado aproximadamente uniforme, podemos afirmar que

tem direção horizontal alinhada ao campo magnético da terra.

tem direção horizontal alinhada à direção do deslocamento da nuvem

tem direção horizontal alinhada à direção da corrente elétrica que percorre a nuvem

tem direção vertical e sentido de baixo para cima

tem direção vertical e sentido de cima para baixo.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?

Discover more resources for Physics