Simuladinho SSA1 - Port

Simuladinho SSA1 - Port

1st Grade

4 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Quinhentismo

Quinhentismo

1st Grade

9 Qs

El adjetivo

El adjetivo

KG - 3rd Grade

9 Qs

Clic-Clac-Muu: Senderos L11

Clic-Clac-Muu: Senderos L11

1st - 2nd Grade

8 Qs

Concordância Verbal

Concordância Verbal

1st - 3rd Grade

7 Qs

Ortografia

Ortografia

1st - 10th Grade

8 Qs

Quiz do Trânsito

Quiz do Trânsito

1st - 3rd Grade

7 Qs

Português

Português

1st Grade - University

8 Qs

Interpretação de texto - A primera semana na escola de vacas

Interpretação de texto - A primera semana na escola de vacas

1st Grade

9 Qs

Simuladinho SSA1 - Port

Simuladinho SSA1 - Port

Assessment

Quiz

World Languages

1st Grade

Hard

Created by

CRISLANY SILVA

Used 9+ times

FREE Resource

4 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

(Upe-ssa 1 2017) A compreensão do texto, no informe publicitário acima, exige que o leitor perceba que, nele, apresentam-se duas normas linguísticas. Para diferenciá-las, o principal recurso utilizado pelo autor foi o de

a) representar, nas ilustrações, duas diferentes classes sociais. Isso justifica, por exemplo, as imagens de pessoas bem-vestidas juntamente com outras, de pessoas malvestidas.

b) mesclar, no texto, elementos verbais com elementos não verbais. Isso possibilitou que o texto fosse escrito na ‘norma culta’, e as imagens representassem a ‘norma popular’.

c) grafar algumas palavras em desacordo com as convenções ortográficas, porém de maneira mais aproximada da fala. Isso justifica, por exemplo, as diferentes grafias de “bem está” / “bem-estar”.

d) distribuir o texto em diferentes planos. Isso permitiu que a norma considerada ‘culta’ ficasse destacada em primeiro plano, e a norma considerada ‘não culta’ ficasse em segundo.

e) trazer, para o texto, diferentes gêneros. Isso possibilitou que a ‘norma culta’ fosse expressa na forma de versos, no gênero poema; e a ‘norma não culta’ fosse expressa na forma de prosa, no gênero anúncio publicitário.

2.

MULTIPLE SELECT QUESTION

5 mins • 1 pt

(Upe-ssa 1 2017) No que se refere a aspectos gramaticais presentes no texto “Pedestre, a medida de todas as coisas”, analise as proposições a seguir.

I. A palavra “pedestre” é formada a partir do radical “pedra”, que era o material do qual eram feitas as primeiras vias terrestres. Está(ão) CORRETA(S):

II. Segundo a norma-padrão da língua, no enunciado: “Já existem, um conceito e um conjunto de indicadores que ajudam a materializar essa tendência”, o verbo “existir” poderia ser substituído pelo verbo “haver”, sem alteração da concordância.

III. No trecho: “Na Grécia antiga, a filosofia pré-socrática defendia que ‘o homem é a medida de todas as coisas’.” a vírgula cumpre a função de isolar um adjunto adverbial, e as aspas, no segmento sublinhado.

IV. O fato de ter grafado com acento termos como “pé”, “mês”, “só” e “já” revela que o autor seguiu a regra ortográfica vigente na atualidade de acentuar os monossílabos tônicos.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(Upe-ssa 1 2017) Considerando aspectos semânticos do vocabulário utilizado no texto “Pedestre, a medida de todas as coisas”, assinale a alternativa CORRETA.

a) A ideia de “importância crucial do pedestre” equivale semanticamente à ideia de ‘importância fundamental que tem o pedestre’.

b) Uma ideia que se opõe a “o que considero vital na questão urbana” é ‘o que considero negativo na questão urbana’.

c) Com a afirmação de que “na prática, me ‘pós-graduei’ pelos pés”, o autor pretendeu afirmar que, na prática, ele tinha estudado profundamente a fisiologia dos pés.

d) As afirmações: “o planejamento urbano, se houve, falhou” e ‘o planejamento urbano, se houve, declinou’ têm sentidos contrários.

e) O termo “caminhável” é um neologismo criado pelo autor para expressar a ideia de “difícil de caminhar”.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

(Upe-ssa 1 2016) Assinale a alternativa CORRETA.

a) Em Monte Castelo, Renato Russo dialoga com dois textos distintos: o poema de Camões; e a Bíblia, no Capítulo 13 da 2ª Carta de Paulo aos Coríntios, quando fala do Amor como um bem supremo.

b) Partindo do conceito de intertextualidade, expresso por Julia Kristeva, pode-se afirmar que Renato Russo não devia ter lançado mão de partes da Bíblia Sagrada para montar a letra de uma música profana.

c) O diálogo entre textos conduz indiscutivelmente ao plágio; dessa maneira, a montagem, como paródia de três diferentes textos, realizada por Renato Russo.

d) Monte Castelo não foi uma montagem de dois textos, pois não houve intencionalidade do poeta em realizar tal façanha. A semelhança entre os textos é mera coincidência.

e) O trabalho artístico do compositor brasileiro não pode ser considerado arte, porque não apresenta originalidade e ineditismo; trata-se de uma mera paráfrase de textos anteriores a ele. Inadmissível de acordo com Bakhtin e Kristeva.