Como a recente crise mundial mostrou sobejamente (já nos esquecemos dela?), a corrupção é endêmica tanto no mercado quanto no Estado em qualquer latitude do globo. A mitigação da corrupção em qualquer esfera da vida ocorre quando mecanismos de controle ganham eficiência. A leitura seletiva do Estado como ineficiente e corrupto e do mercado como pura virtude esconde a ambiguidade construtiva dessas duas instituições que podem servir ao bem ou ao mal conforme seu uso.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Os casos de corrupção que estampam os noticiários em diversos países demonstram como O Estado democrático é incapaz de conter a corrupção, em virtude da interferência de interesses particulares em funcionamento.
II. A solução para o controle do uso privado dos recursos públicos está na ineficiência do combate à corrupção e na superação da impunidade.
III. As instituições privadas, na pessoa de seus empresários, representam os sujeitos capazes de impulsionar o desenvolvimento de um país mais justo e igualitário, na medida em que, por causa da sua competência administrativa, sempre inibem os casos de corrupção que afetam o funcionamento do Estado brasileiro