O metabolismo de fármacos envolve dois tipos de reação, conhecidos como fase I e fase II. Estas duas fases diminuem a lipossolubilidade, aumentando, assim, a eliminação renal. Muitas enzimas hepáticas, como o citocromo P450, participam do processo de metabolização dos fármacos. Todavia alguns fármacos possuem a capacidade de induzir ou inibir esse processo de biotransformação, a exemplo do Fenobarbital (GARDENAL®) e da Fluoxetina (PROZAC®), respectivamente. Considerando o exposto acima, assinale a(s) alternativa(s) que justifica a consequência da administração simultânea de fármacos com essas características.
I. Fármacos que induzem a biotransformação (Fenobarbital) reduzem a biodisponibilidade, prejudicando o efeito terapêutico.
II. Fármacos que induzem a biotransformação (Fenobarbital) aumentam a biodisponibilidade, podendo aumentar a incidência de efeitos colaterais.
III. Fármacos que inibem a biotransformação (Fluoxetina) aumentam a biodisponibilidade, podendo aumentar a incidência de efeitos colaterais.
IV. Fármacos que inibem a biotransformação (Fluoxetina) reduzem a biodisponibilidade, prejudicando o efeito terapêutico.