Enem - Ecologia (Poluição e Biologia da Conservação)

Enem - Ecologia (Poluição e Biologia da Conservação)

10th - 12th Grade

16 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Atividades - Evolução

Atividades - Evolução

11th Grade

12 Qs

Introdução a ECOLOGIA

Introdução a ECOLOGIA

9th - 12th Grade

17 Qs

Metabolismo energético - 1º ano - 4º BIM - 2023

Metabolismo energético - 1º ano - 4º BIM - 2023

10th Grade

15 Qs

Enem - Citologia

Enem - Citologia

10th - 12th Grade

11 Qs

Enem - Evolução

Enem - Evolução

10th - 12th Grade

12 Qs

Fisiologia Vegetal

Fisiologia Vegetal

11th - 12th Grade

20 Qs

Mutação Genética - Atividade

Mutação Genética - Atividade

11th Grade

14 Qs

ENEM 1° Quiz

ENEM 1° Quiz

12th Grade

16 Qs

Enem - Ecologia (Poluição e Biologia da Conservação)

Enem - Ecologia (Poluição e Biologia da Conservação)

Assessment

Quiz

Biology

10th - 12th Grade

Hard

Created by

Sylvia Amaral

Used 32+ times

FREE Resource

16 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Enem 2009) A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais.


RICARDO, B.; CAMPALINI, M. Almanaque Brasil Socioambienial. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2007 (adaptado).


Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas-d'água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se

a poluição da água por metais da usina.

a destruição do habitat de animais terrestres.

o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.

o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.

o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Enem 2009) Cerca de 1% do lixo urbano é constituído por

resíduos sólidos contendo elementos tóxicos. Entre esses elementos estão metais pesados como o cádmio, o chumbo e o mercúrio, componentes de pilhas e baterias, que são perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Quando descartadas em lixos comuns, pilhas e baterias vão para aterros sanitários ou lixões a céu aberto, e o vazamento de seus componentes contamina o solo, os rios e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Por serem bioacumulativos e não biodegradáveis, esses metais chegam de forma acumulada aos seres humanos, por meio da cadeia alimentar. A legislação vigente (Resolução CONAMA no 257/1999) regulamenta o destino de pilhas e baterias após seu esgotamento energético e determina aos fabricantes e/ou importadores a quantidade máxima permitida desses metais em cada tipo de pilha/bateria, porém o problema ainda persiste.


Disponível em: http://www.mma.gov.br. Acesso em: 11 jul. 2009 (adaptado).


Uma medida que poderia contribuir para acabar definitivamente com o problema da poluição ambiental por metais pesados relatado no texto seria

deixar de consumir aparelhos elétricos que utilizem pilha ou bateria como fonte de energia.

usar apenas pilhas ou baterias recarregáveis e de vida útil longa e evitar ingerir alimentos contaminados, especialmente peixes.

devolver pilhas e baterias, após o esgotamento da energia armazenada, à rede de assistência técnica especializada para repasse a fabricantes e/ou importadores.

criar nas cidades, especialmente naquelas com mais de 100 mil habitantes, pontos estratégicos de coleta de baterias e pilhas, para posterior repasse a fabricantes e/ou importadores.

exigir que fabricantes invistam em pesquisa para a substituição desses metais tóxicos por substâncias menos nocivas ao homem e ao ambiente, e que não sejam bioacumulativas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Enem 2009) O processo de industrialização tem gerado sérios problemas de ordem ambiental, econômica e social, entre os quais se pode citar a chuva ácida. Os ácidos usualmente presentes em maiores proporções na água da chuva são o H2CO3, formado pela reação do CO2 atmosférico com a água, o HNO3, o HNO2, o H2SO4 e o H2SO3. Esses quatro últimos são formados principalmente a partir da reação da água com os óxidos de nitrogênio e de enxofre gerados pela queima de combustíveis fósseis.

A formação de chuva mais ou menos ácida depende não só da concentração do ácido formado, como também do tipo de ácido. Essa pode ser uma informação útil na elaboração de estratégias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentrações idênticas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas?

HNO3 e HNO2.

H2SO4 e H2SO3.

H2SO3 e HNO2.

H2SO4 e HNO3.

H2SO4 e HNO3.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Enem 2010) O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio.

Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:

Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos.

Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.

Adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem oxigênio.

Substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes.

Aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Enem 2010) No ano de 2000, um vazamento em um duto de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu à morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira.


LAUBIER, L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientific American Brasil. 4(39), ago. 2005 (adaptado).


A situação exposta no texto e suas implicações

indicam a independência da espécie humana com relação ao ambiente marinho.

alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para a redução do efeito estufa.

ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat.

indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição.

evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Enem 2010) As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o CO2. o principal gás causador de efeito estufa. Isso ocorre por causa da quantidade de combustíveis fósseis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se conhece por “ilhas de calor”. Tal fenômeno ocorre porque esses materiais absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica.

Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das “ilhas de calor”, espera-se que o consumo de energia elétrica

diminua devido a utilização de caldeiras por indústrias metalúrgicas.

aumente devido ao bloqueio da luz do sol pelos gases do efeito estufa.

diminua devido à não necessidade de aquecer a água utilizada em indústrias.

aumente devido à necessidade de maior refrigeração de indústrias e residências.

diminua devido à grande quantidade de radiação térmica reutilizada.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Enem 2010) De 15% a 20% da área de um canavial precisa ser renovada anualmente. Entre o período de corte e o de plantação de novas canas, os produtores estão optando por plantar leguminosas, pois elas fixam nitrogênio no solo, um adubo natural para a cana. Essa opção de rotação é agronomicamente favorável, de forma que municípios canavieiros são hoje grandes produtores de soja, amendoim e feijão.


As encruzilhadas da fome. Planeta. São Paulo, ano 36, no 430, jul. 2008 (adaptado).


A rotação de culturas citada no texto pode beneficiar economicamente os produtores de cana porque

a decomposição da cobertura morta dessas culturas resulta em economia na aquisição de adubos industrializados.

o plantio de cana-de-açúcar propicia um solo mais adequado para o cultivo posterior da soja, do amendoim e do feijão.

as leguminosas absorvem do solo elementos químicos diferentes dos absorvidos pela cana, restabelecendo o equilíbrio do solo.

a queima dos restos de vegetais do cultivo da cana-de-açúcar transforma-se em cinzas, sendo reincorporadas ao solo, o que gera economia na aquisição de adubo.

a soja, o amendoim e o feijão, além de possibilitarem a incorporação ao solo de determinadas moléculas disponíveis na atmosfera, são grãos comercializados no mercado produtivo.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?