Agrária

Agrária

1st Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

AGRICULTURA PAISES DESENVOLVIDOS

AGRICULTURA PAISES DESENVOLVIDOS

1st Grade - Professional Development

13 Qs

Globalização

Globalização

1st Grade

14 Qs

Formação do território brasileiro

Formação do território brasileiro

1st - 12th Grade

10 Qs

Índia

Índia

1st Grade

10 Qs

A LOCALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

A LOCALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

1st Grade

12 Qs

Formativa - 1º Série - 4 bimestre

Formativa - 1º Série - 4 bimestre

1st Grade

14 Qs

Game Aniversário de Linhares - Prof.ª Fabiene

Game Aniversário de Linhares - Prof.ª Fabiene

1st - 9th Grade

10 Qs

Internet - 1 e 2

Internet - 1 e 2

1st - 3rd Grade

12 Qs

Agrária

Agrária

Assessment

Quiz

Geography

1st Grade

Medium

Created by

Paulo Siva

Used 13+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Nos últimos 50 anos, a modernização da agricultura brasileira pode ser subdividida em dois momentos: um primeiro, entre as décadas de 1960 e 1980, e um segundo, a partir da década de 1990, com a emergência de uma agricultura científica globalizada que se caracteriza, entre outros,

pela adoção do paradigma da Revolução Verde e pelos avanços nos setores químicos responsáveis pela expansão de fertilizantes e agrotóxicos.

pelo aumento da nacionalização da produção de insumos agrícolas tanto no setor de maquinários como no setor de biotecnologia.

pelo uso de novas tecnologias da informação e comunicação e pela menor atuação do Estado em setores como políticas de preços mínimos e armazenamento.

pela constituição dos complexos agroindustriais e pela centralidade da atuação do Estado como financiador da modernização agrícola.

pela redução do avanço das fronteiras agrícolas, em parte motivado por contínuo processo de concentração fundiária, principalmente na porção central do país.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

A concentração fundiária, a mecanização do campo e a facilidade de acesso aos serviços sociais nas cidades brasileiras explicam

a desmetropolização.

o êxodo urbano.

o êxodo rural.

a transição demográfica.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Media Image

Analise o gráfico e leia o trecho da reportagem.


Produção de cana-de-açúcar no país,

em milhões de toneladas


Seu sonho era ter uma vida melhor. Para isso, deixava sua família por até nove meses por ano e viajava mil quilômetros até o “eldorado” – lavouras de cana-de-açúcar no interior de São Paulo. Hoje, 34 anos depois da primeira viagem, acumula dores no corpo e não consegue mais trabalhar. Ainda que conseguisse, não encontraria as vagas de antigamente.

(http://temas.folha.uol.com.br. Adaptado.)


Considerando a produção agrícola brasileira e as relações de trabalho

a desconcentração fundiária, que promoveu o aumento de produtores rurais.

a expropriação dos latifúndios, que fomentou maiores investimentos na produção.

a mecanização das lavouras, que promoveu a redução no emprego de boias-frias.

a concentração de terras, que promoveu o emprego de mão de obra especializada.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

O meio rural brasileiro protagoniza, desde longa data, uma série de questões, algumas das quais contadas em “verso e prosa”, como no clássico Urupês, em que Monteiro Lobato tece uma crítica social ao “Brasil agrário” por meio do imortalizado Jeca Tatu, um personagem indolente, desleixado, ingênuo e desprovido de educação. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

O Jeca Tatu não apenas simbolizava o caipira numa perspectiva negativa, como também um país pobre, injusto e atrasado, baseado em uma economia agroexportadora.

O descaso do governo com os moradores do campo, somente lembrados pelas autoridades públicas nos tempos das eleições, está na raiz do êxodo rural, destacadamente no Sudeste do país, na primeira metade do século XX.

A chegada de imigrantes de origem europeia, notadamente italianos, alemães e ucranianos, promoveu, a um só tempo, a modernização do campo no Brasil meridional e a superação da figura social do Jeca.

Apesar de adoção de modelos urbanos de administração dos negócios agrários, penetração de equipamentos urbanos no espaço rural e irradiação do modelo de consumo urbano no campo já serem uma realidade no Centro-Sul, o Nordeste permanece agrário e rural.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Entre as décadas de 1940 e 1960, as lutas por reformas sociais fizeram parte dos movimentos políticos na América Latina e tiveram como umas das questões centrais o problema do latifúndio. No Brasil, uma das reivindicações dos movimentos sociais ligados a trabalhadores rurais foi inserida nas propostas de reformas de base do governo João Goulart (1961-1964) e correspondia

à extensão do direito de voto aos analfabetos.

à reforma urbana.

à reforma fiscal.

à reforma agrária.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Sobre o espaço agrário, organização, sistematização e importância econômica, é correto afirmar:

A produção agrícola depende de fatores básicos fundamentais, como o ambiente natural, o trabalho, a política agrícola implementada pelo Estado e o capital, que define a tecnologia e a modernização da produção.

O setor agropecuário é responsável por uma produção com grande participação no PIB brasileiro, privilegiando os produtos voltados para o mercado externo de alimentos, como arroz, feijão, farinha e milho, e estimulando a entrada de dólares no país.

A soja é hoje um dos produtos transgênicos mais espalhados pelo mundo, apesar de países, como os Estados Unidos e a Argentina, não utilizarem em suas áreas de sojicultura variedades transgênicas.

Os agrossistemas são modelos de interações entre os meios urbanos e os minifúndios periféricos, com o objetivo de suprir as necessidades básicas originadas do cultivo de vegetais para os mercados interno e externo.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

O estado de Mato Grosso é conhecido como o celeiro do país. [...] Em pouco mais de uma década, o PIB estadual passou de R$ 12,3 bilhões (1999) para R$ 80,8 bilhões (2012), representando um crescimento de 554%. Neste mesmo período, o PIB brasileiro aumentou 312%, segundo dados do IBGE. Grande parte deste desempenho positivo veio do campo. [...] De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o agronegócio representa 50,5% do PIB do estado”.

(Disponível em http://www.mt.

gov.br/economia. Acesso

em 10 out. 2017).


Na safra 2014/2015, Mato Grosso foi campeão na produção das seguintes commodities agrícolas, relevantes na pauta de exportações:

soja, milho e algodão

trigo, soja e milho

milho, arroz e café

algodão, feijão e sorgo

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?