MODERNISMO NO BRASIL

MODERNISMO NO BRASIL

9th Grade

9 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Artes Visuais – Formas distintas das artes visuais tradicionais

Artes Visuais – Formas distintas das artes visuais tradicionais

9th Grade

9 Qs

Quiz sobre a Semana de Arte Moderna

Quiz sobre a Semana de Arte Moderna

9th Grade - University

12 Qs

Arte Quiz

Arte Quiz

9th Grade

10 Qs

Cultura material e imaterial

Cultura material e imaterial

9th Grade

10 Qs

QUIZ DE ARTES DO LEI ( É SOBRE MUSICA [rock] )

QUIZ DE ARTES DO LEI ( É SOBRE MUSICA [rock] )

9th Grade

10 Qs

RECUPERAÇÃO DO QUIZIZZ 3° TRI

RECUPERAÇÃO DO QUIZIZZ 3° TRI

9th Grade

10 Qs

5° Quiz - Embolada e Movimento Armorial

5° Quiz - Embolada e Movimento Armorial

6th Grade - University

10 Qs

Brasil Imperial

Brasil Imperial

4th Grade - University

10 Qs

MODERNISMO NO BRASIL

MODERNISMO NO BRASIL

Assessment

Quiz

Arts

9th Grade

Hard

Created by

Mickael Rosendo

Used 19+ times

FREE Resource

9 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

A Semana de Arte Moderna é considerada como um divisor de águas para a cultura brasileira porque:

a) propôs a continuação da tradição e o apego à literatura clássica, mas, ao mesmo tempo, deixou-se influenciar pelos movimentos de vanguarda que eclodiam na Europa no início do século XX.

b) antecipou as renovações artísticas que só se consolidariam a partir da década de 1950 com o Concretismo, corrente literária liderada pelos poetas Décio Pignatari e os irmãos Haroldo e Auguso de Campos.

c) foi considerada como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural de nosso país em favor de um espírito novo e moderno que contrariasse a arte tradicional de teor conservador que predominava no Brasil desde o século XIX.

d) uniu técnicas literárias de maneira inédita na literatura, mesclando as influências oriundas das vanguardas europeias com o Naturalismo e o Simbolismo, estéticas em voga no século XIX. Essa simbiose temática proporcionou a criação de uma nova linguagem, que em muito lembrava aquela empregada no período Barroco de nossa literatura.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros modernistas

a) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.

b) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.

c) representavam a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa.

d) mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

(Tarsila do Amaral. “O mamoeiro”, 1925. Óleo s/ tela; 65 x 70 cm. IEB-USP.)

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro “O mamoeiro”, identifica-se que, nas artes plásticas, a

a) imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.

b) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.

c) natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.

d) imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O Manifesto Antropofágico, escrito por Oswald de Andrade, publicado em maio de 1928, representa a continuidade do Movimento Modernista, iniciado no início da década de 1920. Esse movimento configurou-se como fundamental para a história e para arte brasileira. Sobre as propostas do Manifesto Antropofágico, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. A retomada de costumes indígenas, em que o canibalismo era essencial para a formação de uma identidade genuinamente brasileira, livre de influências de outrem;

II. Ironizar costumes indígenas, tido como selvagem, por uma forma misturada e brasileira de composição da arte, fundamentada pela apropriação teórica marxista da história e da arte surrealista;

III. Retomada do fundamento antropofágico, no sentido de apropriação do outro, de elementos culturais, das técnicas importadas como surrealismo, para reelaborando-as com autonomia autoral;

IV. Entre as diversas influências filosóficas, o materialismo histórico e a psicanálise freudiana, destacam-se.


É correto o que se afirma em:

III e IV, apenas.

II e III, apenas.

I e IV, apenas.

I e II, apenas.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

O tropicalismo teve como uma de suas propostas a reinterpretação da cultura brasileira e latino-americana. A capacidade de misturar elementos de culturas estrangeiras aos nossos era uma das principais características que os representantes da Tropicália reivindicavam. Essa característica já havia sido apontada por outro movimento artístico intelectual brasileiro, que era:

a) A “antropofagia ”, de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral

b) O verde-amarelismo, de Cassiano Ricardo

c) O indianismo, de José de Alencar

d) O Parnasianismo, de Olavo Bilac

e) O movimento integralista, de Plínio Salgado.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Esses são versos iniciais da canção de Caetano Veloso que constituiu a matriz estética de um movimento musical do final da década de 60, de curta duração, em que, segundo estudiosos, "a preocupação política foi deslocada da área da revolução social para o eixo da rebeldia, da intervenção localizada, da política concebida enquanto problemática cotidiana, ligada à vida, ao corpo, ao desejo, à cultura em sentido amplo".

(Heloísa Buarque de Holanda e Marcos A. Gonçalves, "Cultura e participação nos anos 60".)

Esse movimento musical é conhecido como

Bossa Nova

Concretismo.

Primitivismo.

Antropofagia.

Tropicalismo.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

0 golpe de 1964 e o recrudescimento do regime militar após 1968 - 1969 atingiram também a produção de artistas e intelectuais brasileiros.

Assinale a opção que melhor explica o panorama cultural brasileiro nos chamados "anos de chumbo".

A censura do regime militar praticamente inviabilizou o cinema nacional, substituindo a criatividade do movimento conhecido como "Cinema Novo" pela filmografia hollywoodiana apoiada pela EMBRAFILME.

A prisão do teatrólogo Augusto Boal, em 1971, foi o emblema da perseguição à dramaturgia brasileira, doravante reduzida à encenação de peças estrangeiras.

A Universidade ficou a salvo da repressão política, exceto pelas invasões aos campi de algumas universidades, entre o final da década de 60 e o início da seguinte.

A repressão e a censura não conseguiram sufocar completamente as manifestações culturais do país, como demonstra a emergência, no plano musical, do movimento conhecido como "Tropicalismo".

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

Andy Warhol (1928-1987) é um artista conhecido por criações que abordaram valores da sociedade de consumo; em especial, o uso e o abuso da repetição. Esses traços estão presentes, por exemplo, na obra que retrata as latas de sopa Campbell’s, de 1962.


O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em:

a) taylorismo – produção flexível

b) fordismo – produção em série

c) toyotismo – fragmentação da produção

d) neofordismo – terceirização da produção

9.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Essa nova sensibilidade artística, apesar de heterogênea, pode ser resumida através da atenção à forma e ao tema, assim como ao processo. A forma inclui cores saturadas, formas simples, contornos relativamente nítidos e supressão do espaço profundo. O tema deriva de fontes preexistentes e manufaturadas para consumo de massa.

(David McCarthy. Movimentos da arte moderna, 2002. Adaptado.)


O comentário do historiador David McCarthy aplica-se à obra reproduzida em:

Media Image
Media Image
Media Image
Media Image