Live - 1ª Série EM (13/11)

Live - 1ª Série EM (13/11)

1st Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Migrações 8º Ano

Migrações 8º Ano

1st Grade

10 Qs

ATIVIDADE  SOVRE    MIGRAÇÕES

ATIVIDADE SOVRE MIGRAÇÕES

1st Grade

8 Qs

Recuperação  1ano

Recuperação 1ano

1st Grade

10 Qs

Relevo

Relevo

1st Grade

10 Qs

Avaliação Geografia 1ª série

Avaliação Geografia 1ª série

1st Grade

9 Qs

Organizações Internacionais

Organizações Internacionais

1st Grade

10 Qs

Navegação - parte 1

Navegação - parte 1

1st Grade - Professional Development

10 Qs

Live - 1ª Série EM (13/11)

Live - 1ª Série EM (13/11)

Assessment

Quiz

Geography

1st Grade

Hard

Created by

Paulo Terassi

Used 15+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(ENEM, 2011)


"As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas".


(IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996).


A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são:

a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.

a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.

o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.

a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

(PUC-SP, 2009)


Catástrofes ambientais como o derretimento de geleiras e calotas polares, o aumento da intensidade de furacões e a aceleração do processo de desertificação têm criado um novo tipo de migrante: “o refugiado ambiental".


Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:

Os refugiados do clima ainda não dispõem de legislações específicas como é o caso dos refugiados políticos.

As áreas costeiras deverão estar entre aquelas que apresentarão maiores deslocamentos populacionais.

Diferente do que ocorre com o refugiado político, o refugiado ambiental tende a permanecer em seu próprio país, deslocando-se apenas de região.

As condições de tropicalidade da África e da América Latina reduzem as possibilidades de ocorrerem migrações por problemas ambientais.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(UFG, 2012)


Nos últimos anos, países como França, Inglaterra, Espanha e Ítala viram se agravar os seus conflitos internos, em alguns casos com manifestações violentas e confrontos entre manifestantes, a maioria envolvendo jovens e forças policiais.


Esses acontecimentos ocorreram por causa:

da intensificação dos movimentos antiglobalização que se prolongam desde o final da década de 1990 e tiveram como fato marcante a grande manifestação durante o encontro da OMC em Seatle, nos Estados Unidos.

dos movimentos pontuais que acontecem na Europa em protestos contra a União Europeia e a imposição aos países do euro como moeda única, fator que teria ampliado o desemprego.

da luta da juventude pela paz mundial, principalmente contra a participação de seus países em missões militares no Afeganistão e Iraque, ao lado dos Estados Unidos.

do crescimento da migração de populações de outros países, envolvidos em guerras ou catástrofes ambientais, aliado à falta de emprego para a juventude, em virtude da extensão da crise econômica.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

(MACKENZIE, 2010)


Neste país, aproximadamente 30% dos filhos de estrangeiros são descendentes de um determinado grupo de imigrantes, somando mais de sete milhões de pessoas. Eles já são a metade de todos os imigrantes constantes deste país e também a maior parcela dos imigrantes ilegais. Talvez por isso, a violência, o abandono e a perseguição aguardam os que ainda tentam entrar pelos quase 4 mil quilômetros de fronteiras.


O texto aborda a situação atual dos imigrantes:

turcos na Alemanha.

mexicanos nos Estados Unidos.

brasileiros em Portugal.

argelinos na França.

paquistaneses na Inglaterra.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(UFBA, 2009)


"Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da humanidade, tendo sido responsáveis pela formação dos diversos povos e, em certa medida, dos próprios elementos culturais que os caracterizam. Os grupos étnicos existentes só podem ser entendidos a partir da análise das migrações, considerando-se os choques e as assimilações culturais dos povos ao longo da história. Com os deslocamentos populacionais, extensas regiões da Terra foram sendo ocupadas e colonizadas. O continente americano é um bom exemplo desse processo. Atualmente, as migrações internacionais tornaram-se um fenômeno nunca antes registrado em qualquer outra etapa da evolução humana. Milhares de pessoas cruzam as fronteiras entre os países todos os anos em busca de emprego, melhores salários, oportunidades de estudo, ou fugindo da violência de guerras e perseguições políticas e religiosas".


A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre globalização e migrações, assinale a alternativa incorreta:

As migrações internacionais, na atualidade, ocorrem, sobretudo, partindo dos países do Sul subdesenvolvidos para os do Norte desenvolvidos ou de países do Terceiro Mundo mais pobres para outros vizinhos com economias mais dinâmicas.

O período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial registra grandes fluxos migratórios, preferencialmente das áreas então consideradas superpovoadas (Europa e Ásia) para as regiões consideradas como vazios demográficos (Estados Unidos, Canadá, Argentina, Brasil, entre outros).

O fluxo migratório para a União Européia (UE) e os Estados Unidos deverá diminuir nas próximas décadas, em razão do aumento das taxas de natalidade e do rejuvenescimento das populações dos países industrializados.

O crescimento das migrações Sul/Sul se deve principalmente à criação, pela economia globalizada, de ilhas de prosperidade em regiões subdesenvolvidas, a exemplo da política migratória bem sucedida das monarquias petrolíferas do Golfo Pérsico.

Os imigrantes muitas vezes enfrentam a rejeição da população e a repressão das autoridades, a exemplo do que ocorre na Europa e nos Estados Unidos, entretanto o Brasil, na contramão dessa tendência, tem sido condescendente com os trabalhadores bolivianos e paraguaios.