Disciplina Psicologia da Saúde

Disciplina Psicologia da Saúde

KG

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

MATHBOT CODES

MATHBOT CODES

University

10 Qs

PALABRAS  AGUDA , GRAVES Y ESDRUJULAS

PALABRAS AGUDA , GRAVES Y ESDRUJULAS

3rd Grade

10 Qs

Español tema tipos de narraciones y ubicación de objetos

Español tema tipos de narraciones y ubicación de objetos

3rd Grade

15 Qs

atividade eletrônica e potência, resistência e corrente elétrica

atividade eletrônica e potência, resistência e corrente elétrica

12th Grade

13 Qs

TIRO DEPORTIVO

TIRO DEPORTIVO

1st Grade

10 Qs

Evaluación

Evaluación

University

10 Qs

VERBOS REGULARES. COMPLETAS

VERBOS REGULARES. COMPLETAS

5th Grade

10 Qs

PRESTACIONES SOCIALES

PRESTACIONES SOCIALES

University

10 Qs

Disciplina Psicologia da Saúde

Disciplina Psicologia da Saúde

Assessment

Quiz

Physics, Other, Specialty

KG

Hard

Created by

Leticia Ohanna

Used 13+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content in a minute

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Media Image

Qual destas abordagens em saúde, atualmente é a mais difundida, por contemplar diversas esferas da atividade humana?

Psicologia Comportamental

Modelo Biomédico

Medicina Psicossomática

Modelo Biopsicossocial

Modelo Fragmentalista

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Qual destas afirmativas contempla, aspectos que contribuíram para o surgimento do Campo da Psicologia da Saúde e da Abordagem Biopsicossocial?

A visão fragmentada do indivíduo, centrada na doença e no processo de cura.

A institucionalização de indivíduos com doenças de origem psicogênica, que sempre foi a melhor alternativa na preservação da saúde mental.

O desenvolvimento científico e tecnológico, que viabilizou a melhor investigação de etiologias para os processos vivenciados pelos indivíduos, bem como o levantamento de hipóteses e soluções possíveis.

A necessidade de um processo de cuidado em saúde mais efetivo para os pacientes, ao se empregar uma visão mais curativa e organicista

A prioridade de se pensar em saúde mental e causas psicogênicas como o foco para atuação em saúde, pois antes o modelo era puramente centrado no fator biológico.

3.

MULTIPLE SELECT QUESTION

3 mins • 1 pt

Sobre as concepções de normal e patológico, segundo Canguilhem, marque AS afirmativas verdadeiras.

Ele apresentava uma concepção meramente quantitativa de normalidade, bem como patologia e o objetivo da atuação em saúde, sempre seria a cura, ou seja a volta do estado de normalidade.

Para Canguilhem, os indivíduos apresentam sua vulnerabilidade individual e mesmo quando vivenciam o mesmo processo, se apresentam de maneiras diferentes.

Normal, seria o estado de perfeição do indivíduo, totalmente atingível e alcançável, já o patológico, tudo que desvia a esse padrão.

A concepção de Canguilhem tem uma visão mais qualitativa, onde nem toda doença deriva de um processo quantitativo, não existindo patologia objetiva.

Para Canguilhem a cura, não necessariamente seria reversibilidade da doença, mas envolveriam adaptações e um novo conceito de normal.

4.

MULTIPLE SELECT QUESTION

5 mins • 1 pt

Sobre a atuação em saúde. QUAIS destas afirmativas NÃO são verdadeiras?

Ao se falar em Clínica Ampliada se pressupõe uma atuação integrada de profissionais que buscam o entendimento integral do paciente e o atendimento humanizado.

As atuais políticas em saúde e a PNH (Política Nacional de Humanização) defendem a Clínica Ampliada e que o usuário do sistema de saúde seja ativo e participativo no processo saúde-doença.

A Anamnese, coleta de informações por meio de entrevista, deve abarcar apenas questões restritas a atuação do profissional que a aplica, visando a realização de um atendimento centrado na especialidade.

É necessário o respeito a Hierarquia na Atuação em Saúde. O paciente não deve interferir no processo de conduta a ser tomada, junto a ele.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

A escuta e o diálogo são habilidades próprias dos seres humanos, mas escuta, no atendimento psicossocial, não é apenas ouvir. A respeito do exposto, assinale a alternativa correta.

A capacidade de escuta da equipe é uma ferramenta que pode auxiliar a evitar o uso excessivo de medicamentos pelos usuários dos serviços.

Escutar significa, em um primeiro momento, acolher toda queixa ou relato do usuário, caso interesse diretamente para o diagnóstico e tratamento

Durante a escuta, não se deve fazer perguntas. Deve-se deixar o sujeito falar livremente.

A escuta deve valorizar o protagonismo do sujeito, mas o profissional deve emitir julgamentos acerca do que ouve, a fim de orientar o usuário do serviço.

A ação da escuta não impede que o profissional submeta o usuário a procedimentos e práticas que o serviço julgar melhor, visto que é ele quem detém o conhecimento.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Com relação à Clínica Ampliada, é preciso que a equipe faça uso das perguntas da anamnese tradicional, mas também dê espaço para as ideias e para as palavras do usuário. Não é preciso direcionar as perguntas e, muito menos, duvidar dos fatos que a teoria não explica, exceto se ocorrer alguma urgência ou dúvida quanto ao diagnóstico orgânico. A ideia é conhecer a história do usuário. Nesse sentido, é correto afirmar que:

A equipe deve procurar descobrir o sentido da doença do usuário, fornecendo o diagnóstico, para que o mesmo não fique teorizando sobre essa doença

A equipe deve procurar conhecer as singularidades do sujeito, questionando-o sobre medos, raivas, manias, temperamento, sono e sonhos. Essas perguntas ajudam a entender a dinâmica do sujeito e suas características.

A equipe não deve avaliar se há negação da doença, por parte do usuário, nem qual a capacidade de autonomia e quais os possíveis ganhos secundários com a doença, pois isso pode refletir de forma negativa na elaboração de um projeto terapêutico.

A equipe deve ignorar a contratransferência, pois a mesma não ajuda a entender os rumos da relação terapêutica, interferindo na relação profissional-usuário.

A equipe não deve questionar o usuário sobre medos, raivas, manias, temperamento, sono e sonhos. Essas perguntas não ajudam a entender a dinâmica do sujeito e suas características.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

1- Considere as duas situações apresentadas a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao tipo de perspectiva utilizado em cada caso, respectivamente.

Situação 1: atendimento ambulatorial de gestantes adolescentes. Equipe composta por pediatra, psicólogo, assistente social, psicopedagogo e enfermeira. Há colaboração entre as especialidades, o médico dirige e orienta a equipe em seu trabalho, cabendo a ele a coordenação. Situação 2: atendimento de pacientes com transtornos mentais em Centro de Atenção Psicossocial. Equipe composta por psicólogo, psiquiatra, enfermeiro, assistente social e terapeuta ocupacional. O psicólogo se introduz na área do assistente social e do psiquiatra, e vice-versa, em busca de um novo entendimento do problema

Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade

Multidisciplinaridade e Transdisciplinaridade.

Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

Interdisciplinaridade e Interdisciplinaridade.

Transdisciplinaridade e Transdisciplinaridade

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?