Disciplina Psicologia da Saúde

Disciplina Psicologia da Saúde

KG

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Giro de Profissões da Faculdade Anhanguera 2024

Giro de Profissões da Faculdade Anhanguera 2024

KG - University

12 Qs

REVISÃO PARA 2ª NDA

REVISÃO PARA 2ª NDA

University

10 Qs

Quiz de Cuidados Paliativos

Quiz de Cuidados Paliativos

University

10 Qs

Nise: O Coração da Loucura

Nise: O Coração da Loucura

12th Grade

10 Qs

Fatores de bem-estar em utentes em fim de vida

Fatores de bem-estar em utentes em fim de vida

Professional Development

10 Qs

Paliativos

Paliativos

University

10 Qs

Cuidados paliativos

Cuidados paliativos

University

10 Qs

Aula 3

Aula 3

11th Grade

11 Qs

Disciplina Psicologia da Saúde

Disciplina Psicologia da Saúde

Assessment

Quiz

Physics, Other, Specialty

KG

Hard

Created by

Leticia Ohanna

Used 13+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Media Image

Qual destas abordagens em saúde, atualmente é a mais difundida, por contemplar diversas esferas da atividade humana?

Psicologia Comportamental

Modelo Biomédico

Medicina Psicossomática

Modelo Biopsicossocial

Modelo Fragmentalista

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Qual destas afirmativas contempla, aspectos que contribuíram para o surgimento do Campo da Psicologia da Saúde e da Abordagem Biopsicossocial?

A visão fragmentada do indivíduo, centrada na doença e no processo de cura.

A institucionalização de indivíduos com doenças de origem psicogênica, que sempre foi a melhor alternativa na preservação da saúde mental.

O desenvolvimento científico e tecnológico, que viabilizou a melhor investigação de etiologias para os processos vivenciados pelos indivíduos, bem como o levantamento de hipóteses e soluções possíveis.

A necessidade de um processo de cuidado em saúde mais efetivo para os pacientes, ao se empregar uma visão mais curativa e organicista

A prioridade de se pensar em saúde mental e causas psicogênicas como o foco para atuação em saúde, pois antes o modelo era puramente centrado no fator biológico.

3.

MULTIPLE SELECT QUESTION

3 mins • 1 pt

Sobre as concepções de normal e patológico, segundo Canguilhem, marque AS afirmativas verdadeiras.

Ele apresentava uma concepção meramente quantitativa de normalidade, bem como patologia e o objetivo da atuação em saúde, sempre seria a cura, ou seja a volta do estado de normalidade.

Para Canguilhem, os indivíduos apresentam sua vulnerabilidade individual e mesmo quando vivenciam o mesmo processo, se apresentam de maneiras diferentes.

Normal, seria o estado de perfeição do indivíduo, totalmente atingível e alcançável, já o patológico, tudo que desvia a esse padrão.

A concepção de Canguilhem tem uma visão mais qualitativa, onde nem toda doença deriva de um processo quantitativo, não existindo patologia objetiva.

Para Canguilhem a cura, não necessariamente seria reversibilidade da doença, mas envolveriam adaptações e um novo conceito de normal.

4.

MULTIPLE SELECT QUESTION

5 mins • 1 pt

Sobre a atuação em saúde. QUAIS destas afirmativas NÃO são verdadeiras?

Ao se falar em Clínica Ampliada se pressupõe uma atuação integrada de profissionais que buscam o entendimento integral do paciente e o atendimento humanizado.

As atuais políticas em saúde e a PNH (Política Nacional de Humanização) defendem a Clínica Ampliada e que o usuário do sistema de saúde seja ativo e participativo no processo saúde-doença.

A Anamnese, coleta de informações por meio de entrevista, deve abarcar apenas questões restritas a atuação do profissional que a aplica, visando a realização de um atendimento centrado na especialidade.

É necessário o respeito a Hierarquia na Atuação em Saúde. O paciente não deve interferir no processo de conduta a ser tomada, junto a ele.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

A escuta e o diálogo são habilidades próprias dos seres humanos, mas escuta, no atendimento psicossocial, não é apenas ouvir. A respeito do exposto, assinale a alternativa correta.

A capacidade de escuta da equipe é uma ferramenta que pode auxiliar a evitar o uso excessivo de medicamentos pelos usuários dos serviços.

Escutar significa, em um primeiro momento, acolher toda queixa ou relato do usuário, caso interesse diretamente para o diagnóstico e tratamento

Durante a escuta, não se deve fazer perguntas. Deve-se deixar o sujeito falar livremente.

A escuta deve valorizar o protagonismo do sujeito, mas o profissional deve emitir julgamentos acerca do que ouve, a fim de orientar o usuário do serviço.

A ação da escuta não impede que o profissional submeta o usuário a procedimentos e práticas que o serviço julgar melhor, visto que é ele quem detém o conhecimento.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Com relação à Clínica Ampliada, é preciso que a equipe faça uso das perguntas da anamnese tradicional, mas também dê espaço para as ideias e para as palavras do usuário. Não é preciso direcionar as perguntas e, muito menos, duvidar dos fatos que a teoria não explica, exceto se ocorrer alguma urgência ou dúvida quanto ao diagnóstico orgânico. A ideia é conhecer a história do usuário. Nesse sentido, é correto afirmar que:

A equipe deve procurar descobrir o sentido da doença do usuário, fornecendo o diagnóstico, para que o mesmo não fique teorizando sobre essa doença

A equipe deve procurar conhecer as singularidades do sujeito, questionando-o sobre medos, raivas, manias, temperamento, sono e sonhos. Essas perguntas ajudam a entender a dinâmica do sujeito e suas características.

A equipe não deve avaliar se há negação da doença, por parte do usuário, nem qual a capacidade de autonomia e quais os possíveis ganhos secundários com a doença, pois isso pode refletir de forma negativa na elaboração de um projeto terapêutico.

A equipe deve ignorar a contratransferência, pois a mesma não ajuda a entender os rumos da relação terapêutica, interferindo na relação profissional-usuário.

A equipe não deve questionar o usuário sobre medos, raivas, manias, temperamento, sono e sonhos. Essas perguntas não ajudam a entender a dinâmica do sujeito e suas características.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

1- Considere as duas situações apresentadas a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao tipo de perspectiva utilizado em cada caso, respectivamente.

Situação 1: atendimento ambulatorial de gestantes adolescentes. Equipe composta por pediatra, psicólogo, assistente social, psicopedagogo e enfermeira. Há colaboração entre as especialidades, o médico dirige e orienta a equipe em seu trabalho, cabendo a ele a coordenação. Situação 2: atendimento de pacientes com transtornos mentais em Centro de Atenção Psicossocial. Equipe composta por psicólogo, psiquiatra, enfermeiro, assistente social e terapeuta ocupacional. O psicólogo se introduz na área do assistente social e do psiquiatra, e vice-versa, em busca de um novo entendimento do problema

Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade

Multidisciplinaridade e Transdisciplinaridade.

Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

Interdisciplinaridade e Interdisciplinaridade.

Transdisciplinaridade e Transdisciplinaridade

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?