Filosofia e Sociologia - UECE.

Filosofia e Sociologia - UECE.

12th Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Conceitos básicos de Sociologia

Conceitos básicos de Sociologia

10th - 12th Grade

10 Qs

Avaliação da disciplina de Sociologia

Avaliação da disciplina de Sociologia

2nd Grade - University

10 Qs

FILOSOFIA HELÊNICA - CINISMO, ESTOICISMO E EPICURISMO

FILOSOFIA HELÊNICA - CINISMO, ESTOICISMO E EPICURISMO

3rd Grade - University

10 Qs

Movimentos Feministas no Brasil

Movimentos Feministas no Brasil

12th Grade

10 Qs

Racismo

Racismo

12th Grade

10 Qs

RF - SOCIOLOGIA - 2 ANO

RF - SOCIOLOGIA - 2 ANO

12th Grade

10 Qs

Cidadania e Diversidade no Brasil

Cidadania e Diversidade no Brasil

12th Grade - University

10 Qs

Prova 1 - Sociologia

Prova 1 - Sociologia

10th Grade - University

10 Qs

Filosofia e Sociologia - UECE.

Filosofia e Sociologia - UECE.

Assessment

Quiz

Social Studies, Philosophy

12th Grade

Easy

Created by

Thiago Souza

Used 1+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Uece 2020 - Filosofia) Atente para a seguinte passagem, que trata do alvorecer da filosofia:


[...] A derrocada do sistema micênico ultrapassa, largamente, em suas consequências, o domínio da história política e social. Ela repercute no próprio homem grego; modifica seu universo espiritual, transforma algumas de suas atitudes psicológicas. A Grécia se reconhece numa certa forma de vida social, num tipo de reflexão que definem a seus próprios olhos sua originalidade, sua superioridade sobre o mundo bárbaro: no lugar do Rei cuja onipotência se exerce sem controle, sem limite, no recesso de seu palácio, a vida política grega pretende ser o objeto de um debate público, em plena luz do Sol, na Ágora, da parte de cidadãos definidos como iguais e de quem o Estado é a questão comum; no lugar das antigas cosmogonias associadas a rituais reais e a mitos de soberania, um pensamento novo procura estabelecer a ordem do mundo em relações de simetria, de equilíbrio, de igualdade entre os diversos elementos que compõem o cosmos.


VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, p.6/adaptado.


Com base na passagem acima, é correto afirmar que:

a filosofia decorre fundamentalmente de um longo processo de evolução dos mitos antigos, não havendo relação direta entre seu desenvolvimento e o processo social e político dos povos que deram origem à civilização grega.

o poder despótico, característico dos povos da antiguidade, consolidou de forma gradual e constante o surgimento de movimentos sociais de contestação na Grécia antiga, o que foi fundamental para o surgimento da razão filosófica, no período clássico.

a mudança de pensamento do povo grego e a originalidade de sua reflexão sobre o cosmo se relacionam às transformações da vida política grega, na qual o debate público por parte de cidadãos iguais substituiu a onipotência do poder real ancorada em mitos de soberania.

não há diferenças significativas entre os sistema de organização social dos povos que viveram na Grécia micênica e os processos sociais que vigoraram nos períodos subsequentes, seja no período homérico, seja nos períodos arcaico e período clássico.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(Uece 2020 - Filosofia) Relacione, corretamente, as definições sobre o papel do poder político ou do Estado, com seus respectivos pensadores, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:


1. Karl Marx

2. John Locke

3. Thomas Hobbes

4. Agostinho de Hipona


( ) Poder político do Estado, como resultante de um pacto de consentimento, constituído para consolidar os direitos naturais e individuais de cada homem.

( ) Poder do Estado, como poder de origem espiritual, voltado às necessidades mundanas e à vigilância da retidão dos indivíduos.

( ) Poder político do Estado, originário da necessidade de um grupo manter seu domínio econômico, pelo domínio político, sobre outros grupos.

( ) Poder político do Estado, com poder absoluto, fruto da renúncia de direitos naturais originários e garantidores da paz.

2, 4, 1, 3.

3, 1, 4, 2.

2, 3, 4, 1.

4, 1, 3, 2.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Uece 2019 - Sociologia) Atente para o seguinte excerto:


[...] Em 2017, as pessoas que compuseram o grupo do 1% mais rico da população brasileira obtiveram rendimento médio mensal de R$ 27.213,00 enquanto a metade mais pobre da população chegou à marca de R$ 754,00, menos que um salário mínimo por mês. A desigualdade social entre os grupos chega a 36,1 vezes, entretanto, quando se separa por região, no Nordeste, a diferença chega a 44,9 vezes [...].


Disponível em: https://economia.ig.com.br/2018-04- 11/desigualdade-renda-ibge.html


O texto acima informa dados sobre a situação de distribuição de renda no Brasil e a concentração de riqueza entre os mais ricos e a população pobre.


Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que as desigualdades sociais:

caracterizam-se principalmente pela desigualdade econômica decorrente da má distribuição de renda na sociedade, ou seja, quando a renda é distribuída de forma desigual na sociedade.

serão superadas pelas iniciativas individuais, sem a necessidade de políticas públicas que favoreçam a distribuição de renda.

são processos sociais próprios do funcionamento natural das sociedades e dizem respeito aos comportamentos e responsabilidades assumidos por cada um.

existem e se justificam porque há diferenças de grupos sociais e de regiões, fazendo com que cada um obtenha seus rendimentos conforme suas qualidades e méritos individuais.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Uece 2019 - Sociologia) Considerando o que se entende por “relações étnico-raciais”, assinale a afirmação verdadeira.

Os seres humanos não têm raça, apenas são biologicamente diferentes por sua cor de pele, embora sejam todos culturalmente iguais.

As relações étnico-raciais revelam a globalização das sociedades, com a superação das diferenças raciais e de pertencimentos culturais entre os povos.

Raça é compreendida como a construção social estabelecida nas tensas relações entre brancos e negros, muitas vezes simuladas como harmoniosas; e etnia se refere a grupos que estão juntos devido a sua cultura e seus interesses historicamente comuns.

As relações étnico-raciais expressam diferenças e interesses entre as classes sociais, e como cada classe se posiciona na organização da produção material da vida cotidiana.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Uece 2019 - Sociologia/Filosofia) Leia atentamente o seguinte enunciado:


[...] A Exclusão Social designa um processo de afastamento e privação de determinados indivíduos ou de grupos sociais em diversos âmbitos da estrutura da sociedade. Assim, as pessoas que possuem essa condição social sofrem diversos preconceitos. Elas são marginalizadas pela sociedade e impedidas de exercer livremente seus direitos de cidadãos.


Juliana Silveira. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exclusao-social/


No que concerne à exclusão social, assinale a afirmação verdadeira.

O fenômeno da exclusão social não tem relação com o da desigualdade social, porque são duas situações totalmente independentes, diferenciadas e não relacionadas à geração de pobreza.

A desigualdade social no Brasil diminuiu radicalmente nos últimos anos, não havendo mais necessidade de o Estado manter políticas afirmativas de inclusão das populações socialmente vulneráveis no País.

A história humana sempre atestou a existência da pobreza e, consequentemente, revela que as desigualdades sociais são um processo natural e universal, independentemente de políticas públicas.

A exclusão social atinge, em geral, as minorias étnicas, culturais e religiosas, afetando sobretudo populações indígenas, negros, idosos, pobres, população LGBT+, dentre outros.