Coloração de Gram

Coloração de Gram

University

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Vírus e bactérias

Vírus e bactérias

University

10 Qs

Bacteriologia

Bacteriologia

University

3 Qs

ANC II

ANC II

University

10 Qs

Quiz dos pontos extras: Microbiologia

Quiz dos pontos extras: Microbiologia

University

8 Qs

Tinción de Gram

Tinción de Gram

University - Professional Development

9 Qs

Dinâmica em Grupo - F2

Dinâmica em Grupo - F2

University

10 Qs

Estrutura e características das bactérias

Estrutura e características das bactérias

University

5 Qs

Microbiologia Básica

Microbiologia Básica

University

10 Qs

Coloração de Gram

Coloração de Gram

Assessment

Quiz

Biology

University

Medium

Created by

Janaína Nascimento

Used 23+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

(UFPR) A coloração de Gram, amplamente utilizada na microbiologia, permite diferenciar as bactérias Gram-positivas das Gram-negativas. Nessa técnica, a função do lugol é:

fixar o corante no interior das células.

atuar como agente diferenciador da coloração.

corar o núcleo das células em púrpura.

corar todas as células em púrpura.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

(UFPR) Um microbiologista recebeu um material biológico para que fosse preparado um esfregaço numa lâmina e submetido a uma técnica de coloração simples. Dentre as opções abaixo relacionadas ao preparo e fixação do esfregaço, o procedimento correto é:

espalhar o material sobre a lâmina fazendo movimentos circulares e, ainda úmido, passar a lâmina duas a três vezes na chama do bico de Bunsen.

depositar uma gota do material sobre a lâmina, deixar secar à temperatura ambiente e, em seguida, passar a lâmina três vezes na chama do bico de Bunsen

espalhar o material sobre a lâmina fazendo movimentos circulares, deixar secar à temperatura ambiente e passar a lâmina três vezes na chama do bico de Bunsen.

depositar uma gota de material sobre a lâmina e, ainda úmido, passar a lâmina duas a três vezes na chama do bico de Bunsen.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

(UFPR) Sobre a técnica de coloração de Gram e as características da parede celular bacteriana, considere as seguintes afirmativas:


1. A parede celular das bactérias consideradas Gram positivas é mais delgada, permitindo a entrada do corante na célula bacteriana.


2. As bactérias Gram positivas apresentam coloração azul ao final da técnica.


3. A parede celular das bactérias consideradas Gram negativas é composta por lipopolissacarídeos, fosfolipídios, lipoproteínas e uma fina camada de peptidoglicano.


4. As bactérias consideradas Gram negativas apresentam coloração rósea (se usada fucsina) ao final da técnica.


Assinale a alternativa correta.

Somente afirmativa 2 é verdadeira.

Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Media Image

(UFCG) Observe a figura em anexo.

Com base na técnica da coloração de Gram, marque a alternativa correta:

Na etapa 1 todas as bactérias se coram de vermelho.

Na etapa 4 as bactérias Gram positivas permanecem com a cor vermelha.

Na etapa 2 as bactérias mantem a coloração roxa e vermelha devido a presença do lugol.

Na etapa 3 as bactérias Gram negativas se descolorem e perdem sua cor roxa.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

(IBFC) De um modo geral, as bactérias podem ser observadas de duas formas: a fresco, através da observação de suspensão bacteriana entre a lâmina e lamínula ou gota pendente. A outra forma se dá através de um esfregaço fixado e corado. A maioria das bactérias tem afinidade por um grande número de corantes derivados básicos da anilina. O método da coloração de Gram foi desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram, em 1884 e tem como principal fundamento o fato de que as bactérias, quando coradas por derivados próximos da rosanilina (violeta de genciana, etc.) e depois tratadas com iodo, formam um composto de coloração escura, entre o iodo e o corante, chamado iodopararosanilina.


* iodopararosalina também e chamado de complexo cristal violeta iodo (complexo CVI).

Nas bactérias Gram-positivas o iodopararosanilina é fortemente retido e não pode ser facilmente removível pelo tratamento posterior com álcool, ao passo que nas Gram-negativas este composto é facilmente descorado pelo álcool. Após a ação do álcool é feita uma segunda coloração com safranina ou fucsina diluída e as bactérias Gram-negativas aparecerão vermelhas e as Gram-positivas roxas.

Nas bactérias Gram-positivas o iodopararosanilina é fracamente retido, sendo facilmente removido pelo tratamento posterior com álcool, ao passo que nas Gram-negativas este composto é fortemente retido e não pode ser facilmente descorado pelo álcool. Após a ação do álcool é feita uma segunda coloração com safranina ou fucsina diluída e as bactérias Gram-positivas aparecerão vermelhas e as Gram-negativas roxas.

Tanto nas bactérias Gram-positivas quanto nas bactérias Gram-negativas o iodopararosanilina é fracamente retido e pode ser facilmente removível pelo tratamento posterior com álcool. Após a ação do álcool é feita uma segunda coloração com safranina ou fucsina diluída e as bactérias Gram-negativas aparecerão vermelhas e as Gram-positivas alaranjadas.

Tanto nas bactérias Gram-positivas quanto nas bactérias Gram-negativas o iodopararosanilina é fortemente retido e não pode ser facilmente removível pelo tratamento posterior com álcool. Após a ação do álcool é feita uma segunda coloração com safranina ou fucsina diluída e as bactérias Gram-negativas aparecerão roxas e as Gram-positivas azul escuro.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

A base da coloração de Gram é:

A parede celular de bactérias Gram-positivas atua como uma barreira à extração do complexo cristal-violeta-iodo pelo álcool;

A parede celular de bactérias Gram-negativas atuam como uma barreira à extração do complexo cristal-violeta-iodo pelo álcool;

A membrana citoplasmática atuam como uma barreira à extração do complexo cristal-violeta-iodo pelo álcool;

Não há formação do complexo cristal-violeta-iodo em bactérias Gram-positivas