Arte e censura

Arte e censura

9th Grade

8 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

QUIZIZZ  ARTE E TECNOLOGIA VIDEOARTE

QUIZIZZ ARTE E TECNOLOGIA VIDEOARTE

9th Grade

10 Qs

Regência Verbal

Regência Verbal

9th - 12th Grade

10 Qs

Poesia visual e Poemóbile

Poesia visual e Poemóbile

9th - 12th Grade

10 Qs

SE LIGA -9 ANO SEGUNDO TRIMESTRE

SE LIGA -9 ANO SEGUNDO TRIMESTRE

9th Grade

10 Qs

Arte 7º ano - música.

Arte 7º ano - música.

9th Grade

10 Qs

IMPRESSIONISMO

IMPRESSIONISMO

9th Grade

11 Qs

Netflix brasil

Netflix brasil

1st - 10th Grade

10 Qs

Arte Bizantina

Arte Bizantina

1st - 11th Grade

10 Qs

Arte e censura

Arte e censura

Assessment

Quiz

Arts

9th Grade

Medium

Created by

Andréa Rey

Used 37+ times

FREE Resource

8 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

Durante a ditadura militar no Brasil, a partir do golpe de 1964, muitos artistas foram perseguidos e impedidos de mostrar suas obras. Toda a produção artística deveria antes ser avaliada pela censura, que liberava o que considerava adequado para ser mostrado ao público. Manifestações contrárias ao governo militar só passavam pela censura se conseguissem enganar os censores, ou se encontrassem outros caminhos de divulgação.

a apropriação de objetos do cotidiano, na tentativa de romper qualquer barreira entre a arte e a vida comum. As obras acima fazem parte do movimento Pop Art, do inglês “arte popular”, que começou em 1960 nos Estados Unidos

o interesse do artista são os temas comuns, que falem sobre o cotidiano. Para tornar suas obras populares o artista Pop usa semelhantes recursos aos dos meios de comunicação em massa apropriando-se de objetos e produtos de gosto popular.

que o artista faz uso de apropriações comuns à produção artística contemporânea. Suas obras, naquele momento, tinham um caráter de contestação política e se inseriam nas novas formas de propor arte que se popularizavam desde os anos 60.

que o valor artístico não está na imagem e sim na ação proposta pelo artista, que propõe a reprodução da sua obra por qualquer pessoa criando uma barreira que o protegia da censura e fazia sua obra ser popular e ele um artista conhecido por todos.

a tentativa do artista em burlar a ditadura. Se observarmos bem, as duas obras fazem parte de um mesmo trabalho - Inserções em circuitos ideológicos - e só podem ser entendidas quando todas as obras desse projeto estão juntas.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

(Enem/2010)

Ato Institucional nº 5

Art. 10 - Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular.

Art. 11 – Excluem-se de qualquer apreciação judicial todos os atos praticados de acordo com este Ato Institucional e seus Atos Complementares, bem como os respectivos efeitos.

Disponível em: http://www.senado.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2010.

Nos artigos do AI-5 selecionados, o governo militar procurou limitar a atuação do poder judiciário, porque isso significava

a substituição da Constituição de 1967

o início do processo de distensão política

a garantia legal para o autoritarismo dos juízes

a ampliação dos poderes nas mãos do Executivo

a revogação dos instrumentos jurídicos implantados durante o regime militar de 1964

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O___ representava "o golpe dentro do golpe", porque o Poder Executivo ampliava sua influência, instituindo a censura e atribuindo-se funções próprias do Poder Judiciário.

AI - 2

AI - 7

AI - 3

AI - 5

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

O Regime Militar Brasileiro (1964-1988) foi marcado por uma bipolarização no âmbito da política e da arte, entre os que apoiavam e os que criticavam o regime.

Dentro do segundo grupo, destacaram-se os músicos que produziram canções de protesto, algumas das quais vinham envoltas em metáforas, além de outros recursos estilísticos, no intuito de ocultar à Censura sua mensagem subliminar.

Dentre essas músicas, pode-se identificar a “Canção da despedida”, de Geraldo Vandré no seguinte trecho:


“Já vou embora, mas sei que vou voltar/ Amor não chora, se eu volto é pra ficar/ Amor não chora, que a hora é de deixar/ O amor de agora, pra sempre ele ficar.// Eu quis ficar aqui, mas não podia/ O meu caminho a ti, não conduzia/ Um rei mal coroado,/ Não queria/ O amor em seu reinado/ Pois sabia/ Não ia ser amado... ”

Com base na crítica retratada pela letra da música, é CORRETO afirmar que

no âmbito da arte, a crítica a esse Regime se restringiu à esfera musical.

aquele período parecia um conto de fadas, com estórias de reis e amores impossíveis.

a difícil experiência do exílio forçado foi vivenciada durante o período.

Geraldo Vandré costumava musicar suas desilusões amorosas.

a tranquilidade vivenciada pela sociedade permitia a composição de canções de amor.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

"O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo informou hoje (17) que denunciou à Justiça seis acusados pela morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida em 1975, durante o período do regime militar. (...) Em outubro de 1975, Herzog foi encontrado morto nas instalações do Destacamento de Operações de Informação (DOI/Codi) após ser preso por militares ao se apresentar espontaneamente."

MPF denuncia seis pela morte do jornalista Vladimir Herzog, publicado em 17/03/2020. André Richter, Agência Brasil. Consultado em 17.07.20.

A arte foi uma grande aliada dos protestos "ocultos", onde notas de um cruzeiro circulavam carimbadas com a frase: "Quem matou Hezorg?" mostrando a indignação do artista

Gilberto Gil

Chico Buarque

Cildo Meirelles

Tom Jobim

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

“Pai! Afasta de mim esse cálice

Pai! Afasta de mim esse cálice

Pai! Afasta de mim esse cálice

De vinho tinto de sangue” (3x)

Como beber dessa bebida amarga

Tragar a dor e engolir a labuta?

Mesmo calada a boca resta o peito

Silêncio na cidade não se escuta

De que me vale ser filho da santa?

Melhor seria ser filho da outra

Outra realidade menos morta

Tanta mentira, tanta força bruta”


Chico Buarque & Gilberto Gil, 1973


No campo das artes, em resposta à censura, muitos compositores buscaram formas metafóricas e ambíguas em suas composições, para driblar os censores. Uma dessas canções onde essa forma de resistência aparece é a canção “Cálice” de Chico Buarque de Holanda e Gilberto Gil. Analisando a letra acima identifique qual alternativa possui uma interpretação correta sobre a canção dentro do contexto do período em questão:

O trecho “Pai! Afasta de mim esse cálice”, representa um protesto do autor contra a Igreja Católica e em favor do protestantismo.

O trecho “Mesmo calada a boca resta o peito” representa uma defesa da censura, visto que o autor compreende que mesmo com ela ainda é possível ter ideias próprias.

A palavra “Cálice” possui um duplo significado, tanto no sentido de “cálice”, como no sentido de “cale-se” do verbo calar, representando um protesto contra a censura.

”Vinho tinto de sangue”, é um protesto ao sangue derramado pelos guerrilheiros durante a Revolução Cubana de 1959.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

A tesoura dos censores podou as asas da produção artística brasileira na ditadura de Getúlio Vargas e seguiu firme em sua missão de retalhar a liberdade até afiar-se como nunca durante o regime militar decidindo despotamente...

cortar e vetar mais de 1 000 livros, filmes e peças na cinzenta década de 1968 a 1978.

cortar e vetar mais de 1 000 livros, filmes e peças na cinzenta década de 1998 a 2010.

cortar e vetar mais de 1 000 livros, filmes e peças na cinzenta década de 1928 a 1938.

cortar e vetar mais de 1 000 livros, filmes e peças na cinzenta década de 2005 a 2015.

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Ícone da música romântica e lider da Jovem Guarda, que introduziu o rock n'roll no cotidiano do brasileiro. Nunca se declarou contra o regime, e sua música, que falava dos problemas da juventude, fizeram o artista ser visto como simpático à ditadura militar. No entanto, em 1969, Gilberto Gil e Caetano Veloso são "convidados" a se retirar do país e vão para Londres. Ali, Veloso escreveria uma de suas maiores baladas, "London, London", que descrevia a tristeza que sentia por estar longe da Bahia.

Teve oportunidade de visitá-lo na capital britânica e, ao voltar para o Brasil, decidiu fazer uma canção em homenagem ao amigo. No entanto, se falasse de Caetano explicitamente, a letra seria censurada. A solução foi recorrer à metonímia e utilizar os cabelos encaracolados de Caetano Veloso para aludir ao artista sem precisar dizer seu nome. De qual cantor e música trata o texto?

Tim Maia, "Só quero amar"

Pepeu Gomes, "Barrados na Disneylândia"

Roberto Carlos, "Debaixo dos caracóis dos seus cabelos"

Geraldo Vandré, "Pra não dizer que não falei das flores"