2ª Série_Revisão_2ºBIM

2ª Série_Revisão_2ºBIM

1st - 2nd Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

O que vimos? 3ª Série

O que vimos? 3ª Série

2nd Grade

15 Qs

Filosofia ENEM

Filosofia ENEM

1st - 12th Grade

15 Qs

Origens da filosofia

Origens da filosofia

1st Grade

10 Qs

PLATÃO

PLATÃO

1st Grade

8 Qs

Revisão de Conteúdo ÉTICA

Revisão de Conteúdo ÉTICA

1st Grade

15 Qs

Ética professor Afonso

Ética professor Afonso

2nd Grade

10 Qs

Teoria do conhecimento na filosofia Clássica

Teoria do conhecimento na filosofia Clássica

2nd Grade

10 Qs

Filosofia (1°ANO/ 2) - 1° TRIMESTRE 2025

Filosofia (1°ANO/ 2) - 1° TRIMESTRE 2025

1st Grade

15 Qs

2ª Série_Revisão_2ºBIM

2ª Série_Revisão_2ºBIM

Assessment

Quiz

Philosophy

1st - 2nd Grade

Hard

Created by

Lucianny Araujo

Used 3+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Quanto à possibilidade do conhecimento, é correto afirmar

O dogmatismo torna possível o conhecimento crítico a partir de Kant.

Kant discutiu e criticou o dogmatismo e advertiu sobre os limites e as possibilidades da Razão.

A experiência sensível é, para Descartes, a principal fonte de conhecimento. Por isso, o pensamento cartesiano também é chamado de empirismo.

O ceticismo admite várias possibilidades de conhecimento, pois defende sempre que, de alguma forma, é possível conhecer a verdade.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

No que tange o alcance da verdade e, consequentemente, as possibilidades do conhecimento, está correta a afirmativa

Pragmatismo caracteriza-se pela atitude de conhecimento que consiste em acreditar estar de posse da certeza ou da verdade antes de fazer a crítica da faculdade de conhecer.

O Criticismo caracteriza-se por afirmar que não é possível conhecer as coisas tais como são em si, apenas podemos conhecer os fenômenos, aquilo que aparece.

Dogmatismo corresponde a uma posição epistemológica que afirma que o intelecto é dado ao homem não para investigar e conhecer a verdade, mas sim para orientar-se na realidade.

Ceticismo é a posição epistemológica segundo a qual o espírito humano nada pode conhecer com certeza; conclui pela suspensão do juízo e pela incerteza permanente.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

O termo "idealismo" foi inserido na tradição filosófica por volta do século XVII, fazendo referência à doutrina Platônica das ideias. Porém, ao longo do período moderno, esse termo é ressignificado e bastante difundido. Ele passa a ser empregado principalmente em dois sentidos: epistemológico e romântico. Nesse último sentido, foi bastante disseminado na Alemanha no período pós-kantiano, dando origem à corrente do Idealismo Alemão.

Sobre esse Idealismo, é correto afirmar que:

é chamado também de Idealismo Absoluto, pois tem por finalidade frisar a tese de que o Eu ou Espírito é o princípio único de tudo e que fora dele não existe nada.

seu fundador foi o filósofo alemão Georg Hegel que detém papel inapreciável no movimento idealista alemão.

ele pode ser denominado de Idealismo Objetivo, porque reduzira toda a realidade a um único princípio, a Substância, e entendera a própria substância como Objeto.

Hegel foi seu maior expoente, e a principal característica do seu idealismo era demonstrar o movimento da realidade do infinito e a sua resolução no finito.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Hegel, prosseguindo na árdua tarefa de unificar o dualismo de Kant, substituiu o eu de Fichte e o absoluto de Schelling por outra entidade: a ideia. A ideia, para Hegel, deve ser submetida necessariamente a um processo de evolução dialética, regido pela marcha triádica da

realidade, crítica e conclusão.

tese, antítese e síntese.

matéria, forma e reflexão.

experiência, juízo e raciocínio.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Atualmente, na contemporaneidade, vimos que a metafísica enquanto área de investigação da realidade não tem mais o mesmo prestígio do passado. Entretanto, ela ainda está presente em nossa busca pelo conhecimento. No que diz respeito as tendências metafísicas contemporâneas, é INCORRETO afirmar que

O mundo e como são realmente as coisas ainda são um problema pertinente em diversas áreas de atuação humana, mesmo quando não é abordado diretamente. Ou seja, ainda reaparecem como pressuposto, conformando implicitamente uma tese ontológica.

O materialismo tende ao reducionismo, isto é, à maneira de pensar segundo a qual o todo pode ser explicado pelas partes nas quais ele se reduz. Em outras palavras, a biologia poderia ser reduzida à química e, depois, à física, já que a vida não passaria de uma reunião de substâncias químicas, e estas, de uma combinação de átomos ou de partículas subatômicas.

Desde o final do século XIX, surgiu um novo paradigma científico que defende o todo como estrutura organizada de elementos inter-relacionados. Essa tendência é conhecida como holismo (do grego hólos, "total", "inteiro", "completo").

Apesar desses novos paradigmas, o mundo continua a ser concebido de uma maneira linear, ordenada e determinista, sem espaço para o acaso ou caos. Diante da qual o observador - o sujeito da experiência e do conhecimento - não tem papel determinante, nem importante.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Metafísica é entendida como estudo do "ser enquanto ser", ou seja, o estudo daquilo que existe em seus termos mais essenciais e absolutos. Por isso dizemos que a metafísica é a busca da realidade fundamental de qualquer coisa ou de tudo. É a tentativa de saber como as coisas são de verdade, livre das aparências. Está INCORRETO o que se apresenta na alternativa:

Idealista é aquele que concebe, implícita ou explicitamente, que o pensamento, a ideia ou algum princípio imaterial constitui a realidade primeira e fundamental de tudo o que existe ou uma realidade independente e distinta da matéria, mas tendo precedência, anterioridade e maior importância sobre esta.

Uma pessoa estritamente materialista (no sentido filosófico) é aquela que tende a acreditar que é possível explicar, a partir da matéria, todos os fenômenos naturais e mentais, até mesmo sociais, servindo-se do mecanicismo para explicar todos os fenômenos.

A metafísica moderna se depara com uma disputa intelectual entre aqueles que defendem os teóricos materialistas e os idealistas. Entretanto, ambos, apesar de ter o objeto explicativo do mundo diverso - matéria ou ideia - defendem que o mundo funciona de maneira mecanicista.

Uma das principais teorias da realidade que contribuíram para a matriz de valores e concepções de mundo da modernidade foi a doutrina dualista de René Descartes, no que tange a concepção de mundo que separa radicalmente matéria e espírito, ou corpo e mente, conhecida como dualismo cartesiano.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

O filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-16791) é um dos teóricos que criticaram o dualismo cartesiano. Contemporâneo de Descartes e leitor de suas obras, discordou da ideia de que a realidade pudesse estar constituída de duas substâncias, bem como de que o pensamento fosse uma delas. É correto o que se apresenta em:

Como representante de uma corrente materialista, entende o espírito como o resultado do movimento em certos órgãos corporais. Como explica em sua obra Sobre o corpo, quando os corpos exteriores afetam o corpo humano e agitam os sentidos, estes transmitem ao cérebro esse movimento ou agitação, que é então enviado ao coração.

Por ser crítico de Descartes, defendia que o pensamento era uma prova de que algo existia, uma prova da existência da alma que estava ali em uma situação autônoma e independente do corpo.

Para ele, nada era material, desenvolvendo uma concepção metafísica totalmente espiritualista em parceria com o também filósofo Hegel.

Hobbes aceitou que da proposição penso se poderia deduzir existo, e o pensar é a evidência de uma realidade separada e distinta do corpo, assim como defendia Descartes.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?