PROVA DE ARTE - 3º BIMESTRE - 9ºANO

PROVA DE ARTE - 3º BIMESTRE - 9ºANO

9th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

5° Quiz - Embolada e Movimento Armorial

5° Quiz - Embolada e Movimento Armorial

6th Grade - University

10 Qs

6° ano - 4° Quiz - Cultura Iorubá e Afro-Brasileira

6° ano - 4° Quiz - Cultura Iorubá e Afro-Brasileira

5th Grade - University

15 Qs

A Dança Moderna e Contemporânea.

A Dança Moderna e Contemporânea.

9th Grade

15 Qs

Revisão de conteúdos: Artes Integradas- Professora Sirlene

Revisão de conteúdos: Artes Integradas- Professora Sirlene

9th Grade

10 Qs

Artes

Artes

9th Grade

15 Qs

Revisão_ Arte 4º Bimestre

Revisão_ Arte 4º Bimestre

9th Grade

13 Qs

Recuperação 9º anos - Dança e sua evolução

Recuperação 9º anos - Dança e sua evolução

9th Grade

12 Qs

AVALIAÇÃO-ARTE- 9º ANO-2ºTRIM.

AVALIAÇÃO-ARTE- 9º ANO-2ºTRIM.

9th Grade

15 Qs

PROVA DE ARTE - 3º BIMESTRE - 9ºANO

PROVA DE ARTE - 3º BIMESTRE - 9ºANO

Assessment

Quiz

Arts

9th Grade

Medium

Created by

Janaina Romão

Used 2+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Não é raro ouvirmos falar que o Brasil é o país das danças ou um país dançante. Essa nossa "fama" é bem pertinente, se levarmos em consideração a diversidade de manifestações rítmicas e expressivas existentes de Norte a Sul. Sem contar a imensa repercussão de nível internacional de algumas delas.

Danças trazidas pelos africanos escravizados, danças relativas aos mais diversos rituais, danças trazidas pelos imigrantes etc. Algumas preservam suas características e pouco se transformaram com o passar do tempo, como o forró, o maxixe, o xote, o frevo. Outras foram criadas e são recriadas a cada instante: inúmeras influências são incorporadas, e as danças transformam–se, multiplicamse. Nos centros urbanos, existem danças como o funk, o hip hop, as danças de rua e de salão.

É preciso deixar claro que não há jeito certo ou errado de dançar. Todos podem dançar, independentemente de biótipo, etnia ou habilidade, respeitando–se as diferenciações de ritmos e estilos individuais.

GASPARI, T. C. Dança e educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (adaptado)

Com base no texto, verifica-se que a dança, presente em todas as épocas, espaços geográficos e culturais, é uma

prática corporal que conserva inalteradas suas formas, independentemente das influências culturais da sociedade.

forma de expressão corporal baseada em gestos padronizados e realizada por quem tem habilidade para dançar.

manifestação rítmica e expressiva voltada para as apresentações artísticas, sem que haja preocupação com a linguagem corporal.

representação das manifestações, expressões, comunicações e características culturais de um povo.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Media Image

Observe a figura e leia o texto a seguir.


Corpo é um grupo de dança mineiro que, em 2016, comemora quarenta anos de história. Seu tempo de atuação é marcado pela pluralidade, questão reconhecida tanto na arte contemporânea, quanto na constituição dos aspectos identitários da cultura brasileira. O espetáculo intitulado Benguelê, executado pelo grupo em 2009, é uma exaltação ao passado africano e às suas marcantes e profundas raízes na cultura brasileira. Riscando o palco, sem nenhum pudor, o coreógrafo evoca, do início ao fim, ritmos afro-brasileiros como o maracatu, o candomblé e o congado. Anarquia e frenesi se dão através das batidas de pé, remelexos de quadril, ombros e pélvis. A diversidade rítmica ganha vida ao som da música do compositor, cantor e violonista João Bosco. Ora festivos, ora ritualísticos, os movimentos sugerem danças tribais, em que a representação das figuras humanas, vergadas pelo tempo, ou animalizadas, pontua o espetáculo.


(Adaptado de: . Acesso em: 12 ago. 2016.)


Com base no texto, nas imagens e nos conhecimentos sobre manifestações artísiticas, considere as afirmativas a seguir.


I. Benguelê é um espetáculo de dança popular que parte de pressupostos como a simetria, a beleza e a leveza para a composição coreográfica, a fim de abordar os aspectos folclóricos da arte.

II. Na arte contemporânea, convivem temporalidades diversas da tradição artística, em consonância com o tempo presente.

III. Dança é um movimento executado dentro de certas regras, não necessariamente regulares ou aparentes, e que se desenvolve no espaço e num tempo.

IV. Em Benguelê, a variedade rítmica e a diversidade de movimentos executados atestam o caráter plural do espetáculo.


Assinale a alternativa correta.

Somente as afirmativas I e II são corretas.

Somente as afirmativas I e IV são corretas.

Somente as afirmativas III e IV são corretas.

Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

No programa do balé Parade, apresentado em 18 de maio de 1917, foi empregada publicamente, pela primeira vez, a palavra sur-realisme. Pablo Picasso desenhou o cenário e a indumentária, cujo efeito foi tão surpreendente que se sobrepôs à coreografia. A música de Erik Satie era uma mistura de jazz, música popular e sons reais tais como tiros de pistola, combinados com as imagens do balé de Charlie Chaplin, caubóis e vilões, mágica chinesa e Ragtime. Os tempos não eram propícios para receber a nova mensagem cênica demasiado provocativa devido ao repicar da máquina de escrever, aos zumbidos de sirene e dínamo e aos rumores de aeroplano previstos por Cocteau para a partitura de Satie. Já a ação coreográfica confirmava a tendência marcadamente teatral da gestualidade cênica, dada pela justaposição, colagem de ações isoladas seguindo um estímulo musical.

SILVA, S. M. O surrealismo e a dança. GUINSBURG, J.; LEIRNER (Org.). O surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008 (adaptado).

As manifestações corporais na história das artes da cena muitas vezes demonstram as condições cotidianas de um determinado grupo social, como se pode observar na descrição acima do balé Parade, o qual reflete

a falta de diversidade cultural na sua proposta estética.

a alienação dos artistas em relação às tensões da Segunda Guerra Mundial.

uma disputa cênica entre as linguagens das artes visuais, do figurino e da música.

as inovações tecnológicas nas partes cênicas, musicais, coreográficas e de figurino.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Media Image

Em e fez o homem a sua diferença, há a imersão de todos os participantes nas imagens projetadas durante o espetáculo. O ambiente e os corpos tornam-se anteparos para a projeção, que não é mais subjugada ao espaço retangular de uma tela ao fundo da cena. Algumas imagens, chamadas, no estudo cenográfico, de “janelas de imersão”, são agigantadas tanto pelo tamanho da área de projeção como por aquilo que nela é projetado. Em determinada cena, que trata do universo feminino, a imagem de um lago coberto com folhas é redimensionada nas “janelas de imersão”. Os movimentos oscilatórios da água recoberta de folhas, ou de gotas caindo no lago, ganham importância não apenas pela imagem, mas também pelo tipo de movimentação que exercem. (...) Não há um local ou dançarino específico para ser olhado. Todo o sistema está em funcionamento e cada pessoa tem a liberdade de olhar para o ponto que desejar. É como trabalhar com vários programas no computador ao mesmo tempo, optando-se, a cada instante, por utilizar um deles.

Ivani Santana. Dança na cultura digital. Salvador: Ed. Universidade Federal da Bahia, 2006, p. 154-55 (com adaptações).


Tendo como referências iniciais o texto e a fotografia acima, podemos afirma que trata-se de

uma dança clássica.

uma dança popular.

uma dança primitiva.

uma dança contemporânea.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

A dança é importante para o índio preparar o corpo e a garganta e significa energia para o corpo, que fica robusto. Na aldeia, para preparo físico, dançamos desde cinco horas da manhã até seis horas da tarde, passa-se o dia inteiro dançando quando os padrinhos planejam a dança dos adolescentes. O padrinho é como um professor, um preparador físico dos adolescentes. Por exemplo, o padrinho sonha com um determinado canto e planeja para todos entoarem. Todos os tipos de dança vêm dos primeiros xavantes: Wamarĩdzadadzeiwawẽ, Butséwawẽ, Tseretomodzatsewawẽ, que foram descobrindo através da sabedoria como iria ser a cultura Xavante. Até hoje existe essa cultura, essa celebração. Quando o adolescente fura a orelha é obrigatório ele dançar toda a noite, tem de acordar meia-noite para dançar e cantar, é obrigatório, eles vão chamando um ao outro com um grito especial.

WÉRÉ' É TSI'RÓBÓ, E. A dança e o canto-celebração da existência xavante. VIS-Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. V. 5, n. 2, dez. 2006.

A partir das informações sobre a dança Xavante, conclui-se que o valor da diversidade artística e da tradição cultural apresentados originam-se da

iniciativa individual do indígena para a prática da dança e do canto.

excelente forma física apresentada pelo povo Xavante.

multiculturalidade presente na sua manifestação cênica.

preservação de uma identidade entre a gestualidade ancestral e a novidade dos cantos a serem entoados.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Ainda nos períodos Paleolítico e Neolítico (entre 2,5 milhões e 3.000 a.C.) a dança foi registrada por meio de pinturas rupestres simplificadas e muito simbólicas. Acredita-se que nesses períodos a dança se vinculava primordialmente à noção de religiosidade e às cerimônias místicas e ritualísticas dos grupos humanos. Ela também estava associada à

prática de atividades físicas, importante para a saúde e o bem estar da humanidade desde os primórdios.

manifestação de sensações e sentimentos diversos e à celebração de ritos de passagens.

manifestação de um pensamento racionalizado e sistematizado, o que justifica toda a estrutura da dança primitiva.

prática de atividade físicas, o que explica o surgimento das olimpíadas ainda nesse período histórico.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

A catira é um bom exemplo de manifestação da dança folclórica brasileira. Ela está presente nas tradições interioranas e sertanejas de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, abrangendo até mesmo o Tocantins. Uma de suas características principais é a marcação do ritmo com palmas e batidas de pés. Ela tem a influência da cultura indígena, do movimento bandeirante e de grupos europeus. A catira é presente onde a prática boiadeira é forte, sendo muito comum em festas como as cavalhadas, as congadas, a Festa do Divino e as festas juninas. Assinale a imagem que representa essa dança popular.

Media Image
Media Image
Media Image
Media Image

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?