Search Header Logo

Renascimento

Authored by Franklin David

History

7th Grade

Used 278+ times

Renascimento
AI

AI Actions

Add similar questions

Adjust reading levels

Convert to real-world scenario

Translate activity

More...

    Content View

    Student View

20 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Leia atentamente os relatos a seguir:

“O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento”.

“Experiência, mãe de toda a certeza”

“Só o pintor universal tem valor”

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:

Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.

Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.

Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:

o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.

houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.

nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.

os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

O Renascimento, enquanto fenômeno cultural observado na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, encontra-se inserido no processo de transição do feudalismo para o capitalismo, expressando o pensamento e a visão de mundos próprios de uma sociedade mercantil e, portanto, mais aberta e dinâmica. Manifestando-se principalmente através das artes e da filosofia, o movimento renascentista tinha como eixo

a sabedoria popular e o domínio da maioria, como mecanismo de combate ao poder aristocrático e de oposição aos novos segmentos sociais em ascensão.

a oposição a todas as religiões organizadas, pois os princípios religiosos impediam a liberdade de opinião e tornavam o homem alienado. A igualdade jurídica de todos os indivíduos, suprimindo-se os privilégios de classe e equiparando os direitos e obrigações dos cidadãos.

a liberdade de trabalho inerente a qualquer pessoa, como instrumento capaz de possibilitar a criação e o crescimento do ser humano, sendo necessário abolir as corporações de ofício.

a valorização do homem por sua razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e superando o misticismo dominante no período medieval.Leonardo

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas de todo gênero. Sobre o tema, é correto afirmar que:

O pensamento humanista implicava a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o homem para conhecer a natureza e a sociedade.

A mistura de conhecimentos das mais diferentes origens – como a magia e a ciência – levou a uma instabilidade imprevisível, que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que apenas o Iluminismo pôde reverter.

As transformações artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.

As inquietações religiosas vividas principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas Calvinista, Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma, que defendeu a fé protestante contra seus inimigos.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à

iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.

centralização precoce do poder monárquico nessa região.

ausência completa de relações feudais em todo o seu território.

combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

A partir da reabertura do Mediterrâneo ao longo das Cruzadas, a Europa assistiu a uma intensa transformação das relações sociais e do modo de vida, pois as cidades:

Voltaram a crescer e se tornaram o centro das atividades comerciais

Diminuíram com a migração de pessoas para o campo

Permaneceram com baixa economia

Começaram a se industrializar

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

No que diz respeito à prosperidade italiana, esta era relacionada ao monopólio do comércio de especiarias com o Oriente, tendo se destacado as cidades de:

Milão, Roma, Veneza e Nápoles

Gênova, Veneza, Florença e Pisa

Nápoles, Gênova, Roma e Milão

Veneza, Milão, Verona e Turim

 

Access all questions and much more by creating a free account

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

Already have an account?