Era Napoleônica

Era Napoleônica

1st Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Estudo de história - Engenho do açúcar

Estudo de história - Engenho do açúcar

1st - 3rd Grade

10 Qs

Ditadura Militar e Redemocratização

Ditadura Militar e Redemocratização

1st Grade

10 Qs

Neoliberalismo

Neoliberalismo

1st Grade

10 Qs

Quiz sobre a Idade Média e Renascimento

Quiz sobre a Idade Média e Renascimento

1st Grade

10 Qs

O poder régio em Portugal

O poder régio em Portugal

1st Grade

10 Qs

A Colonização Espanhola na América

A Colonização Espanhola na América

1st Grade

10 Qs

Hebreus

Hebreus

1st Grade

15 Qs

DEmocracia

DEmocracia

1st Grade

13 Qs

Era Napoleônica

Era Napoleônica

Assessment

Quiz

History

1st Grade

Hard

Created by

JOSE FILHO

Used 14+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

(UNIFOR CE/2000) "Senhor do continente, Napoleão disseminou pelos países conquistados os princípios liberais franceses (...) e derrubou as velhas estruturas aristocráticas. Assim, os sucessos militares desde a Revolução deviam-se, em grande parte, aos princípios ideológicos franceses contra as tiranias do Antigo Regime. Entretanto, quando, no período imperial, a invasão foi acompanhada da exploração das populações locais e da submissão à França, os sucessos militares foram substituídos pela resistência dessas populações e pelo fracasso das conquistas napoleônicas."

Ao fenômeno descrito no texto pode-se associar que:

a imposição do domínio napoleônico na península Ibérica e na Rússia desembocou na luta nacionalista dessas regiões e no início da lenta decadência de Bonaparte.

as guerras de conquista napoleônicas objetivavam eliminar as manifestações nacionalistas e liberais decorrentes das ideias implantadas pela Revolução.

o domínio francês sobre as nações europeias incentivou e promoveu as revoltas liberais no século XIX e retardou os movimentos de independência das colônias da América.

o embargo econômico imposto à Inglaterra favoreceu o desenvolvimento de países emergentes e enfraqueceu a economia britânica e o poder militar de Bonaparte.

a hegemonia francesa sobre o continente resultou da neutralização de países poderosos, como a Inglaterra, a maior potência econômica do período.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

(FMABC SP/2014) "De volta à França, Napoleão Bonaparte prepara o golpe de Estado, um golpe de Estado militar que acontece no dia 18 Brumário do ano VIII (9 de novembro de 1799), após o que os deputados são afastados e ele assume o cargo de primeiro cônsul. Um poder que ele vai consolidar entre 1800 e 1804, até se tornar imperador."

Michel Vovelle. A revolução francesa explicada à minha neta. São Paulo: Unesp, 2007, p. 96. Adaptado.

Sobre o golpe de 18 Brumário, é correto afirmar que

contou com o apoio de um grande número de capitalistas franceses, ansiosos por garantir os benefícios conquistados durante a Revolução Francesa e temerosos diante de novas mobilizações populares.

permitiu o retorno do Antigo Regime, restabeleceu a monarquia absolutista e suprimiu as leis que resultaram das lutas populares e burguesas durante a Revolução Francesa.

impediu a derrota da França na guerra contra a Prússia, ao convocar todos os jovens franceses para o alistamento militar e para a defesa das fronteiras nacionais.

promoveu a democratização da França, consolidou a influência dos movimentos populares e de representantes do clero nos assuntos de Estado e eliminou os resíduos feudais.

iniciou a Revolução Francesa, ao determinar a libertação de todos os presos políticos, a execução do rei e da rainha e a imediata convocação de uma Assembleia Constituinte.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

(UFMG/2004) Leia este texto:

Antes, Napoleão havia levado o Grande Exército à conquista da Europa. Se nada sobrou do império continental que ele sonhou fundar, todavia ele aniquilou o Antigo Regime, por toda parte onde encontrou tempo para fazê-lo; por isso também, seu reinado prolongou a Revolução, e ele foi o soldado desta, como seus inimigos jamais cessaram de proclamar.

LEFEBVRE, Georges. A Revolução Francesa. São Paulo: IBRASA, 1966. p. 573.

Tendo-se em vista a expansão dos ideais revolucionários proporcionada pelas guerras conduzidas por Bonaparte, é CORRETO afirmar que:

os governos sob influência de Napoleão investiram no fortalecimento das corporações de ofício e dos monopólios.

as transformações provocadas pelas conquistas napoleônicas implicaram o fortalecimento das formas de trabalho compulsório.

Napoleão, em todas as regiões conquistadas, derrubou o sistema monárquico e implantou repúblicas.

o domínio napoleônico levou a uma redefinição do mapa europeu, pois fundiu pequenos territórios, antes autônomos, e criou, assim, Estados maiores.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

(UNESP SP/2011)

Artigo 5.º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa.

(...)

Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum.

Artigo 8.º — Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.

(Excerto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963), 1977.)

Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de

estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno.

impedir a Inglaterra de negociar com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas coloniais.

provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península Ibérica.

ampliar a ação de corsários ingleses no norte do Oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus.

debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

(UFJF MG/1997) "O século dezenove produziu um fenômeno sem precedentes nos anais da civilização ocidental, a saber, uma paz que durou cem anos (...) sob formas variadas e ideologias mutáveis (...) o resultado conseguido era sempre o mesmo, e a paz foi preservada"

(POLANYI, K. A grande transformação.)

Numa das tentativas mais conhecidas de preservar a paz no século XIX e promover a chamada "Restauração" após as guerras napoleônicas, realizou-se o Congresso de Viena e criou-se a Santa Aliança, em relação aos quais é CORRETO afirmar:

com o firme propósito de evitar grandes conflitos, a Santa Aliança sempre orientou os governos restauradores no sentido de buscarem, através de negociações pacíficas, um acordo com os insurgentes da década de 20;

os congressistas de Viena consideravam o maior desafio do período da Restauração a supressão das revoluções, que ameaçavam a realização dos ideais liberais;

apesar dos objetivos pacifistas, "restauradores" e de manutenção da ordem por parte do "Congresso", ocorreram várias alterações nas condições internas e externas de potências e Impérios no decorrer do século XIX;

o Congresso de Viena marca o início de um período de cem anos de ausência total de conflitos envolvendo nações ocidentais;

ao lado do objetivo maior de preservar a paz, a emancipação das pequenas nacionalidades reunidas no Império austro-húngaro estava entre as principais metas do Congresso de Viena.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

(FGV/2013) Restauração é o nome do regime estabelecido na França durante quinze anos, de 1815 a 1830, mas essa denominação convém a toda a Europa. Ela é múltipla e se aplica a todos os aspectos da vida social e política.

(René Rémond, O século XIX: introdução à história do nosso tempo)

Reconhece-se a Restauração no processo que

restituiu o poder aos monarcas europeus alinhados a Napoleão Bonaparte, provocando a generalização da contrarrevolução na América colonial, que havia sido varrida pelas independências nacionais.

alçou a Inglaterra à condição da nação mais poderosa do mundo, com capacidade de reverter a proibição do tráfico de escravos africanos para a América e de defender a recolonização de espaços coloniais espanhóis americanos.

restabeleceu as bases do sistema colonial na América e na Ásia, com a recriação de companhias de comércio marcadas pela rigidez metropolitana, além da prática do “mar fechado” e do porto único.

permitiu a volta das antigas dinastias ao poder, que o haviam perdido com as guerras napoleônicas, e que criou a Santa Aliança, nascida com o intuito de reprimir movimentos revolucionários.

ampliou os direitos trabalhistas em toda a Europa, condição que provocou as revoluções de 1820 e 1830, eventos fundamentais para a retomada dos valores políticos anteriores à Revolução Francesa.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

(ESPM/2011) Após a derrota de Napoleão, os representantes dos países vencedores reuniram-se em um congresso na cidade de Viena para solucionar os problemas surgidos em consequência da Revolução Francesa.

Esse congresso contou com a participação de quase todos os estados europeus afetados pelas conquistas napoleônicas.

Aproveitando-se das rivalidades entre os quatro grandes, Talleyrand, representante da França, invocou o princípio de legitimidade.

(Rubim Santos Leão de Aquino. História das Sociedades Modernas às Sociedades Atuais)

A partir da leitura do texto aponte a alternativa que apresenta os quatro grandes países vencedores e a definição do que foi o princípio da legitimidade:

Inglaterra, Áustria, França e Espanha – aliança militar para defender o conservadorismo e combater o liberalismo;

Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia – modificação do mapa da Europa em benefício da Inglaterra;

Inglaterra, Áustria, Rússia e França – organização da chamada Confederação Germânica;

Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia – restauração das dinastias reinantes antes da Revolução Francesa e remanejamento das fronteiras dos países europeus ao que eram antes de 1789;

Inglaterra, Prússia, Rússia e Espanha – princípio das intervenções que autorizou os quatro grandes a imporem seus interesses pela força.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?