Tributário - Imunidade (parte 02)

Tributário - Imunidade (parte 02)

1st - 3rd Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Linguagem, comunicação e interação

Linguagem, comunicação e interação

1st Grade

10 Qs

LIDERANÇA

LIDERANÇA

1st Grade

10 Qs

3ª série - Revisão

3ª série - Revisão

1st Grade - University

10 Qs

Interpretação textual

Interpretação textual

1st Grade

10 Qs

Diversidade Religiosa

Diversidade Religiosa

3rd Grade

10 Qs

Numerais

Numerais

1st - 5th Grade

10 Qs

Lingua Portuguesa

Lingua Portuguesa

1st Grade

10 Qs

Anúncio e Propaganda

Anúncio e Propaganda

1st - 3rd Grade

10 Qs

Tributário - Imunidade (parte 02)

Tributário - Imunidade (parte 02)

Assessment

Quiz

World Languages

1st - 3rd Grade

Hard

Created by

Adive Junior

Used 7+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

 (FGV – Sefaz ES) O Estado X não vem recolhendo a taxa municipal de coleta de lixo domiciliar quanto a um terreno em que pretende construir, no futuro, o novo prédio-sede da Secretaria Estadual de Fazenda. Em razão disto, teve o débito inscrito em dívida ativa e contra ele foi promovida a execução para cobrança dos valores não pagos. Diante desse cenário, assinale a afirmativa correta.

 O Estado X goza de imunidade recíproca, não podendo ser cobrado por tal dívida.

 A imunidade tributária recíproca não se aplica à hipótese, por se tratar de terreno ainda não vinculado a uma finalidade pública.

 A imunidade tributária recíproca não se aplica a taxas.

 A taxa municipal de coleta de lixo domiciliar é inconstitucional, por tomar como base de cálculo a metragem do imóvel.

 A taxa municipal de coleta de lixo domiciliar é inconstitucional, pelo fato de o serviço prestado ou posto à disposição, não ser específico e divisível.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

 (Fundep – Assessor jurídico) Na conhecida lição de Paulo de Barros Carvalho, a imunidade tributária pode ser definida como “a classe finita e imediatamente determinável de normas jurídicas, contidas no texto da Constituição Federal, e que estabelecem de modo expresso a incompetência das pessoas políticas de direito constitucional interno para expedir regras instituidoras de tributos que alcancem situações específicas e suficientemente caracterizadas”. CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 178. Sobre o tema e considerando a posição do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa incorreta.

 Sociedade de economia mista, cuja participação acionária é negociada em Bolsas de Valores, e que está voltada à remuneração do capital de seus controladores ou acionistas, não está abrangida pela regra de imunidade tributária recíproca.

 A imunidade recíproca alcança o IPTU que incidiria sobre os imóveis de propriedade da Empresa de Correios e Telégrafos e por ela utilizados.

 A imunidade tributária dos templos de qualquer culto se aplica à maçonaria, em cujas lojas se professa religião.

 A imunidade tributária dos livros aplica-se ao livro eletrônico (e-book), inclusive aos suportes exclusivamente utilizados para fixá-lo.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

 (Cespe – Delegado da Polícia Federal) De acordo com o STF, a imunidade tributária aplicável aos livros, quanto ao imposto de importação, alcança os leitores de livros eletrônicos apenas se estes não possuírem funcionalidades acessórias.

Certo

Errado

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

 (Quadrix – Advogado) Com relação às limitações ao poder de tributar, assinale a alternativa correta.

 A imunidade conferida aos templos se estende aos cemitérios instituídos por particulares, com finalidade lucrativa, pois também se destinam à realização de serviços religiosos e funerários.

 A imunidade destinada aos livros, jornais e periódicos não deve ser estendida aos livros com suporte em CD ou outros meios eletrônicos, por ausência de previsão constitucional.

 A imunidade recíproca não se estende às autarquias e às fundações instituídas pelo Poder Público, pois se trata de benefício constitucional exclusivo da Administração Pública.

 O imóvel pertencente a entidades sindicais dos trabalhadores, eventualmente alugado a terceiros, permanecerá imune ao imposto predial e territorial urbano (IPTU) caso o valor dos aluguéis continue aplicado nas atividades essenciais da entidade.

 Todas as empresas públicas gozam de imunidade tributária recíproca e, por essa razão, não devem pagar impostos sobre patrimônio, renda e serviço.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

 (Idib – Agente tributário) Assinale a alternativa que não apresenta hipótese de imunidade tributária prevista no Código Tributário Nacional.

 É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar imposto sobre papel destinado exclusivamente à impressão de jornais, periódicos, folders e livros.

 É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar imposto sobre o patrimônio, a renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos.

 É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar imposto sobre o patrimônio, a renda ou os serviços uns dos outros.

 É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar imposto sobre templos de qualquer culto.