Avaliação de História 1ª Série

Avaliação de História 1ª Série

9th - 12th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Revolução Francesa e Era Napoleônica

Revolução Francesa e Era Napoleônica

11th Grade

10 Qs

revolução francesa

revolução francesa

9th Grade

10 Qs

Era Napoleônica

Era Napoleônica

12th Grade - Professional Development

15 Qs

Mercantilismo

Mercantilismo

11th Grade

15 Qs

PRIMEIRO REINADO/PERÍODO REGENCIAL

PRIMEIRO REINADO/PERÍODO REGENCIAL

11th Grade

15 Qs

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

12th Grade - Professional Development

15 Qs

Era Vargas

Era Vargas

9th Grade

10 Qs

História

História

9th Grade

13 Qs

Avaliação de História 1ª Série

Avaliação de História 1ª Série

Assessment

Quiz

History

9th - 12th Grade

Medium

Used 6+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

De acordo com a aula, O trabalho do Historiador, o historiador francês Marc Bloch (1886-1944), foi um dos fundadores da Escola dos Annales, um movimento que propôs:

 Que a história era escrita pelos grandes homens da política e das guerras, os generais;

 mudar as eras históricas, inclusive o retorno para a Idade Antiga;

 Estudar apenas as fontes oficiais como válidas, segundo Bloch, elas diriam sobre o passado de maneira perfeita, sem erros;

Novas interpretações e metodologias aos estudos históricos.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

O que são Fontes históricas?

Fontes históricas são os vestígios deixados no passado, como documentos, artefatos, vestimentas, fotografias, vídeos, entrevistas, ossadas de animais etc.

Fontes históricas são apenas os documentos escritos, que trazem a verdade absoluta, a história comprovada cientificamente.

Fontes históricas são apenas documentos oficiais, pois os historiadores acreditam que apenas documentos do governo podem passar a verdade histórica.

São apenas vestígios que pessoas famosas, consideradas importantes para a história, deixaram no passado.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

“Assim como uma sucessão de notas não forma uma música, a sucessão de instantes só adquire sentido numa continuidade que chamamos duração. Uma duração subjetiva, ligada às nossas experiências e aos nossos desejos...” BAUSSIER, Sylvie. Pequena história do tempo. São Paulo: Edições SM, 2005. p. 72.

Como a história nos ajuda a perceber as rupturas e permanências no tempo histórico?

A História estuda a política, quem faz história, ou seja, os homens importantes do tempo.

A História estuda a vida dos grandes imperadores, generais, homens de importância no tempo.

A História auxilia no estudo das mudanças e permanências nas sociedades ao longo do tempo.

A história estuda somente o tempo presente, por isso dialoga com o jornalismo e com a literatura.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

A memória é a reconstrução do passado obedecendo a interesses específicos, levando em consideração o que um indivíduo ou um grupo entende sobre o passado. A memória, tanto individual quanto coletiva, é feita de lembranças e esquecimentos. Recebe influências e sofre mudanças - pode criar heróis e igualmente vilões. De acordo com a aula História e Memória, o termo memória para a história significa:

o cérebro, representação da memória;

a lenda de Mnemosine, a deusa da memória na mitologia grega;

 A memória para a história não é psicológica ou biológica, ela é a reconstrução do passado obedecendo a interesses específicos.

 a memória de computador, com o sistema binário criado pelo matemático Alan Turin;

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

Ao longo da história humana, diferentes povos e culturas desenvolveram teorias e mitos sobre o surgimento da vida na terra. Além destas narrativas, a ciência também tem se dedicado a compreender o surgimento da espécie humana. Em um momento histórico mais recente, observamos também descrições científicas acerca do início da vida na terra. De acordo com nossa aula, quais são as duas formas de explicação sobre a origem do universo e do homem?

Criacionismo é a explicação sobre a origem do universo, sob o poder sobrenatural de um criador e Imperialismo é a ciência que explica a origem da humanidade a partir dos grandes grupos humanos que se organizaram em pequenas comunidades durante o período Neolítico.

Criacionismo é a explicação sobre a origem do universo, sob o poder sobrenatural de um criador e absolutismo é a ciência que explica a origem dos seres vivos a partir do poder absoluto de Deus e de seus agentes criadores como as forças da natureza e a vontade dos homens.

Criacionismo é a explicação sobre a origem do universo, sob o poder sobrenatural de um criador e Evolucionismo é a ciência explica a evolução a partir de um processo muito lento de transformações dos seres vivos. A base deste pensamento está nas pesquisas de Charles Darwin.

Evolucionismo é a ciência explica a evolução a partir de um processo muito lento de transformações dos seres vivos e o anacronismo é a crença de que toda a criança e adolescente devem estar respaldados no Estatuto da Criança e do Adolescente desde o nascimento.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

 O estudo do evolucionismo possibilita entender que a espécie humana é resultado de um processo de transformações, de adaptações ao meio. Portanto, isso significa estudar uma teoria sobre a origem dos seres humanos pela ótica científica para compreender mais sobre a nossa própria espécie.É através da análise de fósseis de esqueletos que os cientistas, por exemplo, descobrem valiosas informações sobre a evolução biológica da espécie humana, como sua idade, sexo, circunstância de sua morte, hábitos alimentares etc. Você conhece o significado de “Homo sapiens”?

“Homo sapiens” é um termo que deriva do latim e significa “homem sapo”. É considerado a primeira linha evolutiva das espécies “Homo”, assim como os erectus, habilis e neandertal. O “Homo sapiens” não pode ser considerado a nossa espécie, o ser humano atual, pois tinha semelhanças com um anfíbio.

“Homo sapiens” é um termo que deriva do latim e significa “homem sábio”. É considerado a última linha evolutiva das espécies “Homo”, assim como os erectus, habilis e neandertal. O “Homo sapiens” é a nossa espécie, o ser humano atual, de acordo com a teoria evolutiva.

 “Homo sapiens” é um termo que deriva do grego e significa “homem que sabe”. Um dos hominídeos, nossos ancestrais primatas e é um dos mais antigos já encontrados que habitou a África há 5,8 milhões de anos. Todos os fósseis com datações mais antigas foram encontrados no continente africano, o que confere à África a denominação de “Berço da Humanidade”.

“Homo sapiens” é um termo que deriva do grego e significa “homem que tudo vê e sabe”. Um dos hominídeos, nossos ancestrais primatas e é um dos mais recentes já encontrados que habitou a África há 100 milhões de anos. Todos os fósseis com datações mais antigas foram encontrados no continente africano, porém não podemos afirmar que a África pode ser denominada de “Berço da Humanidade”.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

 Nomadismo significa “sem moradia fixa”, ou seja, um ser humano que precisa migrar para viver da caça, pesca e coleta de frutos e raízes. A vida humana no nomadismo tem baixa expectativa, mesmo assim, esses seres humanos foram responsáveis por povoar várias regiões do planeta. Entender as diferenças de nomadismo e sedentarismo é compreender a base do desenvolvimento humano na Pré-História, com o domínio das práticas agrícolas e o surgimento das primeiras civilizações. Na Pré-História, qual a duração do período paleolítico?

Vai de 12 mil anos até o surgimento da escrita em 4 mil anos a.C. quando os hominídeos aparentemente passaram a ser nômades e explorar territórios desconhecidos e, após isso, registrava-os. 

b) Foi o momento que surgiram as primeiras cidades, resultado do desenvolvimento das pedras polidas. Uma prática que só foi possível após o nomadismo dos primeiros hominídeos.

Ficou marcado pelo sedentarismo, após os seres humanos desenvolverem a agricultura. Pois o ser humano precisava migrar para viver da caça, pesca e coleta de frutos e raízes.

Foi o momento que surgiram as primeiras cidades, resultado do desenvolvimento das pedras polidas. Uma prática que só foi possível após o nomadismo dos primeiros hominídeos. 

Vai do surgimento do surgimento dos hominídeos até 12 mil anos a.C. com o aperfeiçoamento das pedras polidas no Neolítico.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?