Retomada conteúdo Antigo Egito

Retomada conteúdo Antigo Egito

6th Grade

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Grandes Civilizações - Egito Antigo

Grandes Civilizações - Egito Antigo

6th Grade

12 Qs

Historia 6 ano

Historia 6 ano

6th Grade

10 Qs

Quiz sobre o Egito Antigo

Quiz sobre o Egito Antigo

6th Grade

11 Qs

Religião EGÍPCIA

Religião EGÍPCIA

6th Grade

10 Qs

COTIDIANO NO EGITO ANTIGO

COTIDIANO NO EGITO ANTIGO

6th Grade

10 Qs

O Egito antigo

O Egito antigo

6th Grade

7 Qs

Atividades de Recuperação de  História

Atividades de Recuperação de História

6th Grade

12 Qs

Egito Antigo.

Egito Antigo.

6th Grade

12 Qs

Retomada conteúdo Antigo Egito

Retomada conteúdo Antigo Egito

Assessment

Quiz

History

6th Grade

Hard

Created by

Sérgio Ricardo Dlugosz

Used 3+ times

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

Sobre o Faraó Akhenaton e o monoteísmo no Egito, seu nome verdadeiro era Amenófis IV, foi Faraó entre 1352 a 1336 a.C., e em seu governo instituiu o monoteísmo, ou seja, a crença num único deus, Aton, como a única divindade que deveria ser cultuada, sendo o próprio faraó o único representante dessa divindade. Com o fim de seu governo:

O monoteísmo permaneceu, ou seja, a crença em um único deus. Durante o Governo de Akhenaton, o deus Aton era representado como um disco solar. 

O politeísmo oficial egípcio nunca mais retornou, ou seja, a crença em vários deuses. Permaneceu a crença no deus instituído no Governo de Akhenaton, o deus Aton. 

O politeísmo oficial egípcio retornou, ou seja, a crença em vários deuses, como Zeus, Poseidon, Hércules e Afrodite. 

O politeísmo oficial egípcio retornou, ou seja, a crença em vários deuses. Durante o Governo de Akhenaton, o deus Aton era representado como um disco solar, fonte de energia da vida terrena, cujo símbolo dos raios terminavam como mãos que seguravam a chave do Ankh.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

Os egípcios praticavam a mumificação porque acreditavam na vida após a morte. Como ocorria esse processo? 

Especialistas usavam o faraó e alguns animais para representar o processo, desidratando os corpos e moldando novas formas humanas. 

O formato humano era moldado novamente e poderia ser metade animal e metade homem, como o deus Anúbis, com cabeça de chacal, mas com corpo de homem;

A mumificação era um processo bastante complexo e demorado. Os egípcios usavam o natrão (carbonato de sódio) encontrado na areia do Egito, para mumificar os mortos, desidratando o líquido do corpo encoberto por natrão de dois a três meses.

Era um ritual representado através dos cosmos apenas, ou o Céu, a Lua, o Sol, a luz, a água, o rio, o mar, o fogo, enfim, os elementos primordiais, por isso dizer que a religião no Egito era muito primitiva, com uma religiosidade apegada a símbolos cósmicos apenas, sem um panteão de deuses com formas humanas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

 Os egípcios acreditavam na existência de uma vida após a morte e que toda pessoa, ao morrer, era julgada no Tribunal de Osíris. Para tanto, os egípcios desenvolveram técnicas de mumificação. Assinale a alternativa que apresenta os motivos que levaram os egípcios a desenvolveram essa técnica:  

Em caso de absolvição, a alma podia ocupar novamente o corpo ao qual pertenceu. Mas, para isso, diziam os egípcios, era necessário que o corpo estivesse conservado. 

A múmia era colocada num caixão para ser cremada, pois a alma retornaria em um novo corpo livre de todas as lembranças da vida terrena.

A  mumificação era um processo bastante simples em que usavam areia do Egito, para hidratar os corpos, que eram encobertos de dois a três anos.

Nos túmulos, os egípcios destruíram todos os objetos do morto, como jóias, armas, alimentos, que, para não atrapalharem o retorno da alma à vida terrena.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

 Qual das seguintes opções apresenta corretamente os períodos da história do Antigo Egito, em ordem cronológica?

Antigo Império, Império Médio, Império Novo.

Império Antigo, Império Médio, Período Pré-Dinástico, Período Tardio.

Período Pré-Dinástico, Império Novo, Império Médio, Período Tardio.

Império Antigo, Período Pré-Dinástico, Império Novo, Período Tardio.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

Os monarcas (reis) tinham sua autonomia política na região conforme o poder do faraó reinante e seu perfil. As disputas entre os nomarcas deram origem a: 

Dois grandes reinos: o Alto Egito, localizado no sul, e o Baixo Egito, localizado ao norte. Essa divisão permaneceu até 3100 a.C., quando o rei Menés, do Alto Egito conquistou o Baixo Egito, unificando os dois reinos.

Dois grandes reinos: Fenícios, localizado no sul, e o Baixo Egito, localizado ao norte. Essa divisão permaneceu até 2500 a.C., quando o rei Menés, do Baixo Egito conquistou o Reino Fenício, unificando os dois reinos;

Um grande reino: Reino de Kush, localizado depois do sul do Egito. O Reino de Kush permaneceu autônomo até 3100 a.C., quando o rei Menés, do Alto Egito conquistou o Reino de Kush, unificando os dois reinos, criando o Império Egípcio.

Dois grandes reinos: o Mesopotâmico, localizado no sul, e o Baixo Egito, localizado ao norte. Essa divisão permaneceu até 2000 a.C., quando o rei Menés, do Baixo Egito conquistou a Mesopotâmia, unificando os dois reinos;

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

Observando a imagem e retomando os conhecimentos sobre a arte egípcia e as representações do cotidiano, é incorreto afirmar:

As grandes manifestações da arquitetura egípcia foram os magníficos templos religiosos, as pirâmides, os hipogeus e as mastabas.

Na pintura, as figuras eram representadas com os olhos e os ombros em perfil, embora com o restante do corpo de frente.

A escultura egípcia obedecia a uma orientação predominantemente religiosa. Eram numerosas as estátuas esculpidas com a finalidade de ficar dentro de túmulos. A escultura egípcia atingiu seu desenvolvimento máximo com os sarcófagos, esculpidos em pedra ou madeira.

 A cultura egípcia foi profundamente marcada pela religião e pela supremacia política do faraó. Esses dois elementos exerceram grande influência nas artes (arquitetura, escultura, pintura, literatura) e na atividade científica.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

  De acordo com Heródoto, qual afirmação corretamente descreve a relação entre o rio Nilo e o desenvolvimento do Egito Antigo levando em consideração a frase  “Egito é uma Dádiva do Nilo”:

Heródoto estava se referindo a um rio diferente, e sua afirmação não se aplica ao Egito Antigo.

O Nilo foi uma dádiva para o Egito Antigo, pois as cheias regulares do rio depositavam um solo fértil que possibilitava a prática da agricultura.

Heródoto estava equivocado, pois o desenvolvimento do Egito Antigo não teve nenhuma relação com o rio Nilo.

O Egito Antigo foi uma dádiva do Nilo, pois o rio forneceu aos egípcios uma fonte constante de alimento através da pesca