Recuperação 7 ano

Recuperação 7 ano

7th Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Reforma Protestante

Reforma Protestante

7th Grade

10 Qs

Ritos e Rituais

Ritos e Rituais

7th Grade

10 Qs

As grandes navegações- objetivas

As grandes navegações- objetivas

7th Grade

10 Qs

Quiz sobre Renascimento e Reforma

Quiz sobre Renascimento e Reforma

7th Grade

10 Qs

 Renascimento Cultural e Reformas Religiosas

Renascimento Cultural e Reformas Religiosas

7th Grade

10 Qs

Feudalismo

Feudalismo

7th Grade

10 Qs

REFORMA PROTESTANTE

REFORMA PROTESTANTE

7th Grade

10 Qs

História do BRASIL

História do BRASIL

7th Grade

10 Qs

Recuperação 7 ano

Recuperação 7 ano

Assessment

Quiz

History

7th Grade

Hard

Used 2+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

Ao longo dos séculos XI e XIII várias expedições foram enviadas à Terra Santa para reconquistar esse território que estava sob o domínio dos turcos muçulmanos. A retomada da cidade de Jerusalém pelos cristãos, que estavam proibidos pelos muçulmanos de peregrinar na cidade, foi um dos principais motivos que fez o Papa Urbano II convocar a primeira Cruzada. Sobre as Cruzadas assinale a alternativa correta:


  1. Vários grupos sociais compunham o movimento cruzadista, cada qual com seus objetivos. Os religiosos com o objetivo de reconquistar a Terra Santa, sendo esse o principal objetivo das Cruzadas. Os comerciantes desejosos de novas rotas comerciais e de enriquecimento. Para os nobres estava o desejo de conquistar terras e para os peregrinos o mais comum era buscar o perdão dos seus pecados e a salvação.

Existiu somente uma Cruzada, ainda no século XI. O despreparo dos componentes da Cruzada, que eram inferiores no uso de armas, por exemplo, deixou a população europeia com medo de uma invasão dos turcos muçulmanos. Após a derrota na primeira e única Cruzada, a Igreja Católica negociou, amigavelmente, o acesso à Terra Santa.

As cruzadas eram compostas exclusivamente por religiosos ligados ao cristianismo católico. Somente com a autorização do Papa é que se poderia participar das Cruzadas. Havia uma preocupação da Igreja católica em não expor seus fiéis a um risco tão grande, como eram as cruzadas.

  1. A partir das Cruzadas a Idade Média atingiu seu auge, houve o fortalecimento da nobreza e dos guerreiros, que eram os grandes financiadores das Cruzadas. Em troca desse financiamento, recebiam mais poder com o apoio da Igreja Católica, que fortalecia o domínio dos senhores feudais sobre o feudo.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

Fome e falta de higiene colaboraram para uma terrível epidemia, “a grande peste” ou “peste negra” atingisse toda Europa, desde Portugal até a Rússia. Houve casos em que a população abandonou sua cidade só por ouvir dizer que a peste vinha chegando. Podemos apontar como consequência da epidemia conhecida como “Peste Negra”:

Houve o fortalecimento da Igreja Católica em todo o território europeu, pois era a única instituição que acolhia os camponeses desesperados pela expansão das doenças. Para se proteger da pandemia, as famílias passaram a viver nas igrejas, fortalecendo assim o poder dos padres e bispos.

A abundância de alimentos, uma vez que a pandemia dizimou um terço da população europeia, com menos pessoas no continente houve uma maior oferta de alimentos e consequentemente os preços diminuíram. A população mais pobre tinha, portanto, acesso à comida.

Acentuado declínio do feudalismo. Enfraquecimento da nobreza, milhares de mortos morreram devido à pandemia, que assolou todas as classes sociais. A fome se alastrou pela Europa, provocando revoltas sociais em vários locais.

Fortalecimento dos senhores feudais. Quando a pandemia começou a se alastrar pela Europa, os senhores feudais impediram a circulação de pessoas entre os feudos, garantindo assim que a pandemia não se alastrasse e ao mesmo aumentou seu poder sobre os servos.


3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

O humanismo foi um movimento que ocorreu na transição da Idade Média para a Idade Moderna em que não se negava a religião, mas se valorizava a ação humana e a liberdade de criar, agir e fazer escolhas. Em relação ao humanismo e as teorias do antropocentrismo e teocentrismo assinale a alternativa correta: 


Os humanistas valorizavam as antigas tradições da sociedade medieval e buscavam  manter seus costumes baseados no teocentrismo, isto é, colocando Deus como o centro do universo.

Empenharam-se em criar um novo pensamento, baseado nos ensinamentos estabelecidos pela Igreja Católica que provaria a importância de Deus na vida e no desenvolvimento do homem e da sociedade como um todo.

Aceitaram a cultura dominante do período medieval, onde era possível conviver as tradições religiosas, a devoção ao Deus católico, o poder do papa e da Igreja.

Esforçaram-se para criar uma nova cultura, fundamentada na razão e no conhecimento a partir da experiência, defendendo o antropocentrismo, ou seja, colocando o homem no centro do universo e do mundo.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

As ideias de Martinho Lutero conseguiram apoio entre príncipes e camponeses alemães. Para tanto, uma inovação  no século XVI foi fundamental para a popularização das suas ideias. Assinale a alternativa correta acerca dessa invenção: 


O avanço do luteranismo na Alemanha contou com a proibição de publicação das suas ideias em material impresso.

A proibição da impressão da Bíblia favoreceu as ideias de Martinho Lutero, principalmente entre os camponeses e letrados. 


Os príncipes alemães não apoiaram Martinho Lutero em suas ideias, visto que pretendiam fortalecer o poder do papa. 


No século XVI, os efeitos provocados pela imprensa de Gutenberg popularizaram os panfletos críticos de Martinho Lutero, atingindo a população letrada da Alemanha, justamente  em virtude da circulação de teses e panfletos impressos. 


5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

Na Inglaterra, o movimento reformista foi conduzido pelo rei Henrique VIII. Ele vinha querendo se livrar da interferência do papa e dos impostos cobrados pela Igreja Católica no seu país. Quando o papa se negou a anular seu casamento com Catarina de Aragão, Henrique VIII se divorciou e casou com Ana Bolena, sendo então excomungado da Igreja Católica.  Em apoio a Henrique VII, o Parlamento Inglês reagiu e assinou o Ato de Supremacia. A que se refere este Ato? 


Foi um Ato em apoio a decisão do papa e da Igreja Católica de excomungar Henrique VIII, visto que o divórcio era proibido pelo Parlamento Inglês e também pela nobreza.

O Ato de Supremacia foi assinado pelo papa, anulando o casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão, filha dos reis da Espanha, permitindo-lhe casar com Ana Bolena.

O Ato de Supremacia declarava o rei o novo chefe da Igreja na Inglaterra, chamada, então, de Igreja Anglicana, o que permitiu a Henrique VIII confiscar as terras e os mosteiros da Igreja Católica para vender ou presentear os nobres e burgueses que o apoiaram.

O  Ato de Supremacia criou a igreja calvinista na Inglaterra e permitiu liberdade de culto aos católicos, perseguidos pelo Parlamento Inglês após a anulação do casamento de Henrique VIII.