Colonização portuguesa

Colonização portuguesa

7th Grade

9 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Democracia Ateniense

Democracia Ateniense

7th Grade

10 Qs

FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS

FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS

7th Grade

11 Qs

revisão 3 bimestre 7 ano

revisão 3 bimestre 7 ano

7th Grade

10 Qs

BRASIL COLONIAL - 7º ANO

BRASIL COLONIAL - 7º ANO

7th Grade

10 Qs

Capítulo 9 - América portuguesa: colonização

Capítulo 9 - América portuguesa: colonização

7th Grade

8 Qs

Prof História

Prof História

7th Grade

11 Qs

08/07 - 7° - EFAF

08/07 - 7° - EFAF

6th - 8th Grade

14 Qs

História do BRASIL

História do BRASIL

7th Grade

10 Qs

Colonização portuguesa

Colonização portuguesa

Assessment

Quiz

History

7th Grade

Hard

Created by

JOSE ROBERIVALDO DE CAMPOS

Used 4+ times

FREE Resource

9 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Quando a esquadra de Cabral chegou ao atual Porto Seguro, na Bahia, em 22 de abril de 1500, encontrou o povo tupiniquim. Assinale a alternativa que corresponde ao pensamento indígena quando viram os portugueses chegando às terras habitadas por eles.

Por meio de uma carta, enviada a Pedro Álvares Cabral, os povos indígenas registraram suas impressões sobre o encontro com os portugueses.  

Os povos indígenas pensaram que os portugueses eram  pessoas bonitas, com “bons rostos e bons narizes”.   |

Os tupiniquins estranharam quase tudo: as enormes embarcações, as roupas, as botas, os  chapéus, as armas de fogo e a língua daqueles homens de pele branca e face rosada.

Que a vida na Europa se desorganizou e suas populações foram tomadas pela insegurança e pelo medo. 

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Para dar continuidade à colonização da América portuguesa, o rei de Portugal dividiu o território em capitanias hereditárias. Por meio da carta de doação, o monarca concedia o cargo de donatário e por meio do foral estabelecia seus direitos e deveres dos capitães donatários. Quais eram os deveres dos donatários?

Retirar para si a vintena (5% do negócio do pau-brasil); cobrar impostos em rios e portos; e julgar os habitantes da capitania. 

Tinham direito a uma sesmaria, pequenas faixas de terra que foram doadas a homens com capital suficiente para lavrar a terra. 

Não tinham direito às faixas de terra dos povos indígenas, que se tornaram protegidos dos  capitães donatários. 

Desenvolver o cultivo de cana-de-açúcar na capitania; expandir a fé cristã; organizar a defesa militar; estimular a ocupação portuguesa da terra.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

No século XVI, os franceses também frequentavam o litoral brasileiro e levavam daqui grandes carregamentos de pau-brasil. Diante da ameaça francesa, a monarquia portuguesa concluiu que era impossível vigiar um litoral tão extenso. Assinale a alternativa que apresenta as decisões da monarquia portuguesa para proteger o seu direito sobre essas terras:  

Os tupiniquins passaram a explorar o comércio do pau-brasil diretamente com a Europa, provocando grandes prejuízos para os portugueses e franceses. 

Pedro Álvares Cabral voltou à Europa com um navio de pau-brasil e o monarca português desistiu de sua exploração.  

Por medo de perder a terra para os franceses e pelo interesse em fazê-la produzir riquezas, o rei D. João III (1521-1557) decidiu colonizar o território conquistado. 

A monarquia portuguesa estabeleceu um acordo com os franceses para a exploração do pau-brasil, concedendo o direito aos piratas de levarem à Europa seus carregamentos.  

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Com o avanço da colonização na América portuguesa, o rei de Portugal criou, a partir de 1532, as Câmaras Municipais, órgãos encarregados de administrar as vilas brasileiras. Sobre essa administração é correto afirmar: 

  1. Tinham como objetivo expandir a fé católica, a defesa militar, estimular a ocupação territorial e o cultivo do algodão.

  1. Voltaram-se a expandir a fé cristã, estimular a ocupação territorial e o cultivo do café.

  1. Preocupavam-se em expandir as crenças indígenas e estimular a desocupação territorial paralelamente ao  cultivo da cana-de-açúcar.

  1. Os vereadores das câmaras eram eleitos entre os “homens bons”, isto é, pessoas com riqueza e prestígio social, a exemplo dos grandes proprietários de terra e dos grandes comerciantes.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Havia três boas razões para escolher o açúcar para impulsionar o aproveitamento econômico da terra na América portuguesa, entre eles podemos destacar:

O solo, o clima do litoral nordestino; os portugueses já tinham produzido açúcar nas ilhas da Madeira e Cabo Verde; o açúcar alcançava bons preços na Europa.

Da Europa e da Ilha da Madeira vieram as mudas e os profissionais capacitados para trabalhar no Engenho do Governador Martim Afonso de Sousa, em São Vicente (SP).

Quanto à mão de obra, a monarquia portuguesa autorizou o governo-geral a promover “guerras justas” contra os indígenas a fim de libertá-los da escravidão.  

Nos primeiros engenhos foram aproveitadas as experiências de holandeses, italianos e franceses na produção de cana-de-açúcar na Ásia. 

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Para dar início à exploração econômica e colonização da América portuguesa, o rei de Portugal tinha alguns desafios, entre os quais podemos destacar:

O açúcar não alcançava bons preços na Europa e desse modo, os p por manter a exploração do pau-brasil.

Os portugueses já produziam açúcar nas ilhas da Madeira e Cabo Verde e então escolheram o algodão para iniciar a colonização brasileira. 

Escolher o produto que seria usado para impulsionar o aproveitamento econômico da terra; buscar capital para financiar a produção; e conseguir mão de obra adequada ao trabalho. 

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Grande parte da população colonial era formada por africanos escravizados e seus descendentes. Sobre a participação dos escravizados na economia e na sociedade colonial assinale a afirmativa correta: 

Os escravizados realizavam somente serviços domésticos na casa-grande, com auxílio de trabalhadores livres. 

Do trabalho dos africanos dependia o funcionamento da economia colonial: a lavoura, a pecuária, a coleta, a pesca, o transporte de mercadorias etc. 

Os africanos escravizados eram artesãos, carpinteiros, pedreiros, ferreiros e os especialistas na produção do açúcar.  

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Na América portuguesa havia várias regiões econômicas e diversas “sociedades”. Mesmo sendo essencialmente escravistas, a sociedade colonial açucareira possuía certa complexidade. Assinale a alternativa que apresenta característica da sociedade colonial:

Era constituída de senhores de engenho, lavradores de cana; comerciantes; artesãos; especialistas na produção e africanos escravizados.

A casa-grande, moradia do senhor e de sua família; a senzala, habitação dos escravizados; a capela; e a casa de engenho, constituída de moenda, fornalhas, casa de purgar. 

Era constituída de Senhores de engenho, os proprietários das terras, do maquinário e dos escravizados e homens livres. 

9.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

  1. a) Moinho; b) Senzala; c) Casa Grande; d) Casa de Purgar;

  2. e) Casa das Caldeiras; f) Moenda

  3. Relacione cada item acima com seu conceito.

(   )Movido por tração hidráulica, sua força era transmitida para a moenda

(   ) Recebida o caldo recolhido das moendas e limpava-o das impurezas

(    ) Local onde  a cana era moída.

(   ) Onde Viviam os escravos

(   ) Onde viviam o senhor de engenho, sua família e agregados

(    ) Neste local o melado permanecia em formas até se cristalizar.

f

b

a

c

d

e

a

e

f

b

c

d

b

d

c

e

f

a