Search Header Logo

Processo de Saúde e Doença

Authored by Douglas Angel

Science

University

Used 4+ times

Processo de Saúde e Doença
AI

AI Actions

Add similar questions

Adjust reading levels

Convert to real-world scenario

Translate activity

More...

    Content View

    Student View

12 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

O processo saúde-doença é considerado dinâmico, multicausal e depende, principalmente, do conceito de saúde e de doença. Assim, pode-se dizer que o processo saúde-doença sofre influência de:

Condições geográficas, ambientais e físicas do território.

Condições socioeconômicas individuais e coletivas.

Agente etiológico.

Fatores genéticos e hereditários.

Todas as alternativas estão corretas.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Com o passar do tempo, foram criados diversos conceitos para o termo "saúde" nas diversas sociedades e povos. Assim sendo, sobre o conceito de saúde, analise as assertivas a seguir:

I - Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, por meio da Carta de Declaração de Princípios, “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de distúrbios ou doenças”. Esse significado prevalece até os dias atuais. No entanto, recebeu, desde sua publicação, diversas reflexões e críticas de muitos estudiosos da saúde, profissionais e pesquisadores, que denominam essa definição como sendo utópica.

II - A saúde não pode ser alcançada como um fenômeno abstrato ou algo concreto atingível. A saúde, em seu significado, envolve o subjetivo da pessoa; está ligada com os objetivos de vida da pessoa.

III - Saúde é um processo que envolve o universo social, mental e físico do ser humano sem regatear um só esforço para modificar, transformar e recriar aquilo que deve ser mudado. Atribui uma dimensão dinâmica, valorizando o ser humano a partir das transformações em saúde em uma visão coletiva e humana, colocando o cidadão como protagonista da sua própria vida

Qual(is) está(ão) correta(s)?

Apenas I e II.

Apenas I.

Apenas III.


Apenas II e III.

Todas as assertivas estão corretas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Garantida pela Constituição Federal de 1988, a saúde é considerada um direito de todos e dever do Estado. Assim sendo, promover a saúde e interferir no processo saúde-doença da população:

É papel exclusivo dos gestores de saúde, cabendo aos profissionais o
atendimento clínico objetivo da população.

São ideias abstratas que dependem da imunidade do indivíduo.


Requer uma abordagem multiprofissional visando a ações simultâneas
de várias áreas.

É papel exclusivo dos profissionais de saúde.

Exigem ações e práticas curativistas, tendo em vista a educação em saúde focada no tratamento de doenças.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Os conceitos de saúde e de doença são considerados subjetivos e diferenciam-se de pessoa para pessoa, e o processo de adoecimento é singular e específico. Nesse sentido, assinale a alternativa correta:

A assistência à doença deve ser o único eixo do sistema público de saúde, já
que a demanda para ela é muito grande.

As políticas públicas de educação, meio ambiente e assistência social não
interferem no processo saúde-doença da população.

O processo saúde-doença é determinado pela herança genética de cada um
e sua suscetibilidade às enfermidades.

O processo saúde-doença é dinâmico e, portanto, requer uma constante
análise por parte dos profissionais que atuam no setor.

Os conceitos de saúde e doença não precisam estar bem definidos por parte dos profissionais da saúde para que possam identificar a percepção da comunidade ou paciente (coletivo ou individual) perante ao processo saúde-doença para a eficiência das práticas de educação em saúde.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

As doenças/patologias foram, e ainda são, descobertas por cientistas, pesquisadores, mas, com o passar dos séculos, houve grande mudança na sua definição. Com relação ao conceito de doença, pode-se afirmar que:


Na antiguidade, acreditava-se que a doença era um castigo dos deuses e a saúde era considerada uma dádiva. Com o passar dos séculos e o advento das religiões monoteístas, o castigo da doença e a dádiva da saúde passou a ser de responsabilidade de um único deus. Todavia, 400 anos a. C., Hipócrates desenvolve o tratado “Os Ares e os Lugares”, no qual relaciona a água, os locais de moradia e os ventos com a saúde e a doença.

No final do século XIX, houve uma predominância da teoria dos deuses, a qual afirma que diversas doenças podem ser causadas por microrganismos. Primeiramente, essa teoria apresentou algumas controvérsias, mas, atualmente, é pauta de disciplinas, como microbiologia e microbiologia clínica, dos cursos da área da saúde.

Percebe-se que diversos são os conceitos de doença criados durante o passar dos séculos, mas destaca-se que, por mais que se pense a saúde na dimensão da sociedade coletiva, é o ser humano que tem saúde e que pode desenvolver alguma doença; então, pode-se afirmar que são experiências coletivas e quantificáveis.

Atualmente, os cidadãos acreditam e confiam nos diversos estudos, pesquisas, comprovações científicas do que causa ‘doenças’; a população acredita no que parece ser mais coerente, não levando em consideração as suas crenças.

O entendimento de doença por parte dos profissionais da saúde não é tão fundamental, pois ele não influenciará na organização e na efetivação das práticas de educação em saúde à população.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Sobre os determinantes sociais da saúde, assinale o que está CORRETO.

Considera como fator único de surgimento de doenças um agente etiológico - vírus, bactérias ou protozoários.

É o método utilizado para avaliar as condições de vida dos indivíduos, envolve o bem espiritual, físico, psicológico e emocional; além de relacionamentos sociais, saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

São os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.

É um agente externo causador da doença que deve ser combatido como um inimigo da saúde.

É uma medida genérica da carga de doenças incluindo tanto a qualidade de vida quanto o tempo que se vive.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a saúde como o completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente como a ausência de doença. Acerca desse critério, assinale a alternativa correta:

O completo bem-estar, conforme definição da OMS, é o que profissionais de psicopatologia têm buscado incessantemente, já que só assim os indivíduos serão considerados normais.

Uma das críticas ao conceito de saúde da OMS é que a definição é ampla demais, mas, ainda assim, hoje muitos indivíduos alcançam esse estado de bem-estar.

O conceito de saúde da OMS é questionável, mas a objetividade dele em relação ao completo bem-estar facilita a compreensão dos critérios de normalidade.

O conceito de bem-estar da OMS é considerado utópico, impreciso e difícil de definir.

O conceito de bem-estar da OMS é totalmente aceito na atualidade.

Access all questions and much more by creating a free account

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

Already have an account?