Quizizz - Enem interpretação de texto

Quizizz - Enem interpretação de texto

12th Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Gêneros textuais

Gêneros textuais

10th - 12th Grade

10 Qs

Capitães da Areia

Capitães da Areia

12th Grade

10 Qs

Romance de 30

Romance de 30

12th Grade

10 Qs

Intertextualidade

Intertextualidade

1st - 12th Grade

10 Qs

MEMES

MEMES

12th Grade

10 Qs

Simulado do  Saeb - 2023 -Língua Portuguesa

Simulado do Saeb - 2023 -Língua Portuguesa

12th Grade

10 Qs

Interpretação de texto: Racismo, discriminação, preconceito.

Interpretação de texto: Racismo, discriminação, preconceito.

10th - 12th Grade

10 Qs

Orações Subordinadas

Orações Subordinadas

12th Grade

10 Qs

Quizizz - Enem interpretação de texto

Quizizz - Enem interpretação de texto

Assessment

Quiz

World Languages

12th Grade

Hard

Created by

SAMARA BARBOSA CARNEIRO CHRISTOVAO

Used 3+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Media Image

(Enem/2018) A internet proporcionou o surgimento de novos paradigmas sociais e impulsionou a modificação de outros já estabelecidos nas esferas da comunicação e da informação. A principal consequência criticada na tirinha sobre esse processo é a

a) criação de memes.

b) ampliação da blogosfera.

c) supremacia das ideias cibernéticas.

d) comercialização de pontos de vista.

e) banalização do comércio eletrônico.

Answer explanation

Alternativa correta: d) comercialização de pontos de vista.

a) ERRADA. Os memes não são alvo de crítica. A única referência feita a eles na tirinha indica a diferença de preço entre meme e "textão".

b) ERRADA. Embora o primeiro quadro da tirinha faça uma menção a blogs ("Você não era blogueiro da oposição?"), ele não está relacionado com o aumento da blogosfera, que é um espaço virtual que reúne os blogs e blogueiros como uma rede social.

c) ERRADA. Na tirinha, não existe qualquer referência à cibernética.

d) CORRETA. A tirinha critica a postura oportunista de alguns profissionais. O primeiro quadro, por exemplo, mostra como a ética pode ficar em segundo plano em função de vantagens pessoais. (o "blogueiro de esquerda" deixa de o ser por conta de uma oportunidade profissional.)

e) ERRADA. À primeira vista, o conteúdo pode ser relacionado com o comércio eletrônico, porque a tirinha menciona termos relacionados à cobrança ("Meme eu cobro x") e a preço ("Viu o preço da opinião na Internet?"), no entanto, o título aponta para um tema que vai além do comércio eletrônico ("Ideologia e Internet").

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

(Enem/2018) Mais big do que bang

A comunidade científica mundial recebeu, na semana passada, a confirmação oficial de uma descoberta sobre a qual se falava com enorme expectativa há alguns meses. Pesquisadores do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian revelaram ter obtido a mais forte evidência até agora de que o universo em que vivemos começou mesmo pelo Big Bang, mas este não foi explosão, e sim uma súbita expansão de matéria e energia infinitas concentradas em um ponto microscópico que, sem muitas opções semânticas, os cientistas chamam de “singularidade”. Essa semente cósmica permanecia em estado latente e, sem que exista ainda uma explicação definitiva, começou a inchar rapidamente [...]. No intervalo de um piscar de olhos, por exemplo, seria possível, portanto, que ocorressem mais de 10 trilhões de Big Bangs.

ALLEGRETTI, F. Veja, 26 mar. 2014 (adaptado).

No título proposto para esse texto de divulgação científica, ao dissociar os elementos da expressão Big Bang, a autora revela a intenção de

a) evidenciar a descoberta recente que comprova a explosão de matéria e energia.

b) resumir os resultados de uma pesquisa que trouxe evidências para a teoria do Big Bang.

c) sintetizar a ideia de que a teoria da expansão de matéria e energia substitui a teoria da explosão.

d) destacar a experiência que confirma uma investigação anterior sobre a teoria de matéria e energia.

e) condensar a conclusão de que a explosão de matéria e energia ocorre em um ponto microscópico.

Answer explanation

Alternativa correta: c) sintetizar a ideia de que a teoria da expansão de matéria e energia substitui a teoria da explosão.

a) ERRADA. A desconstrução no nome da teoria no título do texto tem o intuito de mostrar algo diferente do que aquilo em que as pessoas acreditavam até agora, ou seja, que o Big Bang não foi uma explosão.

b) ERRADA. O fato de as palavras "big" e "bang" terem sido separadas indica que o texto contém informação nova, e não um resumo com evidências dessa teoria.

c) CORRETA. O título "mais big" (grande, em inglês) está vinculado à ideia de grandeza, de expansão, que é o que o estudo revela, ou seja, que o Big Bang teria sido "uma súbita expansão de matéria e energia infinitas concentradas em um ponto microscópico", e não uma explosão, como se acreditou durante tanto tempo.

d) ERRADA. O intuito do título é bem claro no que respeita à intenção de informar algo especificamente sobre o Big Bang, e não de qualquer teoria de matéria e energia.

e) ERRADA. Os estudo revelam justamente que o Big Bang não teria sido uma explosão, mas uma expansão, ao contrário do que se acreditava até então.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

(Enem/2018)

Somente uns tufos secos de capim empedrados crescem na silenciosa baixada que se perde de vista. Somente uma árvore, grande e esgalhada mas com pouquíssimas folhas, abre-se em farrapos de sombra. Único ser nas cercanias, a mulher é magra, ossuda, seu rosto está lanhado de vento. Não se vê o cabelo, coberto por um pano desidratado. Mas seus olhos, a boca, a pele – tudo é de uma aridez sufocante. Ela está de pé. A seu lado está uma pedra. O sol explode.

Ela estava de pé no fim do mundo. Como se andasse para aquela baixada largando para trás suas noções de si mesma. Não tem retratos na memória. Desapossada e despojada, não se abate em autoacusações e remorsos. Vive.

Sua sombra somente é que lhe faz companhia. Sua sombra, que se derrama em traços grossos na areia, é que adoça como um gesto a claridade esquelética. A mulher esvaziada emudece, se dessangra, se cristaliza, se mineraliza. Já é quase de pedra como a pedra a seu lado. Mas os traços de sua sombra caminham e, tornando-se mais longos e finos, esticam-se para os farrapos de sombra da ossatura da árvore, com os quais se enlaçam.

FRÓES, L. Vertigens: obra reunida. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

Na apresentação da paisagem e da personagem, o narrador estabelece uma correlação de sentidos em que esses elementos se entrelaçam. Nesse processo, a condição humana configura-se




a) amalgamada pelo processo comum de desertificação e de solidão.

b) fortalecida pela adversidade extensiva à terra e aos seres vivos.

c) redimensionada pela intensidade da luz e da exuberância local.

d) imersa num drama existencial de identidade e de origem.


e) imobilizada pela escassez e pela opressão do ambiente.

Answer explanation

Alternativa correta: a) amalgamada pelo processo comum de desertificação e de solidão.

a) CORRETA. O trecho final do texto descreve bem esse processo, em que paisagem e personagem parecem misturar-se como algo único: "Já é quase de pedra como a pedra a seu lado. Mas os traços de sua sombra caminham e, tornando-se mais longos e finos, esticam-se para os farrapos de sombra da ossatura da árvore, com os quais se enlaçam."

b) ERRADA. O texto não mostra uma mulher forte, mas numa condição conformada à situação: "Desapossada e despojada, não se abate em autoacusações e remorsos. Vive.".

c) ERRADA. A paisagem é simples, sem evidência de qualquer exuberância local: "Somente uns tufos secos de capim empedrados crescem na silenciosa baixada que se perde de vista.".

d) ERRADA. O texto não contém qualquer questionamento que evidencie drama existencial por parte da personagem. Pelo contrário, a mulher assume uma postura conformada, tal como já referido: "Desapossada e despojada, não se abate em autoacusações e remorsos."

e) ERRADA. O texto revela, sim, a escassez do ambiente, condição que oprime a mulher. Apesar disso, a personagem passa por um processo de fundição com a paisagem, tal como consta na alternativa a).

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Media Image

(Enem/2018) Nessa campanha, a principal estratégia para convencer o leitor a fazer a reciclagem do lixo é a utilização da linguagem não verbal como argumento para





a) reaproveitamento de material.

b) facilidade na separação do lixo.

c) melhoria da condição do catador.

d) preservação de recursos naturais.

e) geração de renda para o trabalhador.

Answer explanation

Alternativa correta: a) reaproveitamento de material.

a) CORRETA. Agulha, tesoura, linha e fita métrica junto da garrafa PET dão a indicação de como o plástico pode virar tecido e é disso que a campanha pretende convencer o leitor.

b) ERRADA. Apesar de conter dois cestos - seco e úmido - o destaque da imagem é para a garrafa PET com objetos utilizados na costura, ou seja, o reaproveitamento, e não a separação do lixo.

c) ERRADA. A linguagem não-verbal não faz referências aos catadores de lixo, que são mencionados apenas no conteúdo escrito ("Separar o lixo facilita o trabalho dos catadores...").

d) ERRADA. A imagem acima não faz qualquer menção a recursos naturais. Já no que respeita à linguagem verbal, o texto termina com "Assim, você ajuda a gerar renda para quem precisa e poupa recursos naturais."

E) ERRADA. A campanha, no que respeita à linguagem não-verbal, não promove qualquer relação com geração de renda.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

(Enem/2022)

A escrava

— Admira-me —, disse uma senhora de sentimentos sinceramente abolicionistas —; faz-me até pasmar como se possa sentir, e expressar sentimentos escravocratas, no presente século, no século dezenove! A moral religiosa e a moral cívica aí se erguem, e falam bem alto esmagando a hidra que envenena a família no mais sagrado santuário seu, e desmoraliza, e avilta a nação inteira! Levantai os olhos ao Gólgota, ou percorrei-os em torno da sociedade, e dizei-me:

— Para que se deu em sacrifício o Homem Deus, que ali exalou seu derradeiro alento? Ah! Então não é verdade que seu sangue era o resgate do homem! É então uma mentira abominável ter esse sangue comprado a liberdade!? E depois, olhai a sociedade... Não vedes o abutre que a corrói constantemente!… Não sentis a desmoralização que a enerva, o cancro que a destrói?

Por qualquer modo que encaremos a escravidão, ela é, e será sempre um grande mal. Dela a decadência do comércio; porque o comércio e a lavoura caminham de mãos dadas, e o escravo não pode fazer florescer a lavoura; porque o seu trabalho é forçado.

REIS, M. F. Úrsula e outras obras. Brasília: Câmara dos Deputados, 2018.

Inscrito na estética romântica da literatura brasileira, o conto descortina aspectos da realidade nacional no século XIX ao

a) revelar a imposição de crenças religiosas a pessoas escravizadas.

b) apontar a hipocrisia do discurso conservador na defesa da escravidão.

c) sugerir práticas de violência física e moral em nome do progresso material.

d) relacionar o declínio da produção agrícola e comercial a questões raciais.

e) ironizar o comportamento dos proprietários de terra na exploração do trabalho.

Ver Resposta

Answer explanation

Alternativa correta: b) apontar a hipocrisia do discurso conservador na defesa da escravidão.

O discurso da senhora, "de sentimentos sinceramente abolicionistas", mostra o quanto ela está admirada e pasmada, conforme ela própria diz, com os sentimentos escravocratas no século dezenove.

No trecho do conto acima há argumentos da senhora, que conclui que "Por qualquer modo que encaremos a escravidão, ela é, e será sempre um grande mal.", portanto, não há como defender a escravidão e se os conservadores defendem, eles são hipócritas.