Recuperação Ciclos Econômicos do Paraná

Recuperação Ciclos Econômicos do Paraná

3rd Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

3º PROVA DE HISTÓRIA – 2º TRIMESTRE – NIVELAMENTO

3º PROVA DE HISTÓRIA – 2º TRIMESTRE – NIVELAMENTO

3rd Grade - University

10 Qs

AV1 - 2º TRIMESTRE

AV1 - 2º TRIMESTRE

3rd Grade

10 Qs

A Moda no Paraná - A Indústria de Maringá e Cianorte

A Moda no Paraná - A Indústria de Maringá e Cianorte

2nd Grade - University

9 Qs

Paraná

Paraná

3rd Grade

13 Qs

3º RECUPERAÇÃO DA PROVA: CICLOS ECONÔMICOS 2

3º RECUPERAÇÃO DA PROVA: CICLOS ECONÔMICOS 2

3rd Grade - University

10 Qs

3º ano Atividade: Ocupação Territorial

3º ano Atividade: Ocupação Territorial

3rd Grade - University

11 Qs

Quiz sobre a História Econômica do Paraná

Quiz sobre a História Econômica do Paraná

3rd Grade

11 Qs

3º ano: Ciclo do Café

3º ano: Ciclo do Café

3rd Grade - University

11 Qs

Recuperação Ciclos Econômicos do Paraná

Recuperação Ciclos Econômicos do Paraná

Assessment

Quiz

History

3rd Grade

Medium

Used 17+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

O Estado tem como principais produtos da agricultura a soja e o milho, com área plantada ou destinada à colheita, em 2017, em torno de 5,2 e 2,8 milhões de hectares, respectivamente, de modo que essas áreas representam respectivamente 49,1% e 26,6%, do total geral das culturas paranaenses. Cabe destacar também que a cultura do trigo na região teve, no mesmo ano, participação de 8,9% de toda área plantada ou destinada à colheita do Paraná, o que corresponde a aproximadamente a 1,1 milhão de hectares (IBGE, 2020b). Qual é a principal produção agroindustrial do Paraná?

Algodão

Milho

Soja

Café

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Com plantas modernas, o Paraná se consolida como o segundo maior polo de produção do Brasil. Atualmente, o parque paranaense responde por 14% da produção nacional de veículos e teve o melhor desempenho do País em 2019, com crescimento de 25,7%.

Carros, caminhões, ônibus, vans, tratores e colheitadeiras, além de motores, cabines, acessórios e peças, formam o rol de produtos da cadeia automotiva paranaense. São 590 indústrias envolvidas no sistema produtivo que vem sendo reforçado nas últimas duas décadas com incentivos do Governo do Estado.

O Paraná abriga hoje montadoras globais de veículos como a Renault-Nissan, Volkswagen-Audi, Volvo e DAF; de maquinário, como New Holland e Caterpillar; de motores, FCA Fiat Chrysler e Paccar; e de pneus, Dunlop. A produção deste grupo abastece o mercado doméstico e também países da América do Sul, Europa, Ásia e Estados Unidos (https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Moderno-polo-automotivo-do-Parana-e-destaque-no-Brasil). Qual atividade industrial se destaca no Paraná pela produção de tratores, caminhões e máquinas?

Indústria automobilística

Indústria de óleos vegetais

Indústria de papel e celulose

Indústria de laticínios

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

O maior porto graneleiro da América Latina começou sua história em 1872, com a administração de particulares. Batizado de Dom Pedro II, em homenagem ao Imperador do Brasil, em 1917, o Governo do Paraná passou a administrar o Porto. Sua inauguração aconteceu em 17 de março de 1935. Em 11 de julho de 1947 foi criada a Autarquia Estadual que levou o nome de Administração do Porto (A.P.P.). Em 10 de novembro de 1971, a administração dos dois portos paranaenses foi unificada pela lei 6.249, criando a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Atualmente, o Porto é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégia a uma das melhores infraestruturas portuárias da América Latina. Entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão: Soja em grãos, farelo de soja, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, etanol e veículos.

Qual é o maior porto graneleiro da América Latina localizado no Paraná?

Cascavel

Foz do Iguaçu

Paranaguá

Antonina

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

A partir da década de 1860 fortalece-se a criação de gado na região, principalmente nos campos de Guarapuava, Palmas e Castro, significando a maior riqueza do Paraná. O total de animais chegava em torno de 40.000 cabeças, entretanto, nos Relatórios de Província verifica-se questionamentos quanto as dificuldades de raça, condições do solo, custos de manutenção e dificuldades no transporte dificultando sua comercialização e competitividade. Portanto, essa atividade foi fundamental no processo de desenvolvimento local e regional, haja vista o aproveitamento dos campos, as políticas de migração e mobilidade de mão-de-obra que dinamizava a economia da província e proporcionava a aproximação de regiões distantes com outras mais desenvolvidas. Qual atividade econômica se desenvolveu na região de Guarapuava ligada à formação do Paraná Tradicional?

Mineração

Café

Madeira

Pecuária extensiva

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Ao longo dos últimos 20 anos, a economia paranaense se tornou mais diversificada, com diversas regiões do Estado ganhando mais participação proporcional no Produto Interno Bruto (PIB). É o que apontam os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao ano de 2021, quando comparados as estatísticas econômicas com as de 2002.

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC), composta por 29 cidades, representa mais de um terço da economia paranaense e registrou expansão do PIB nas últimas décadas, de R$ 35,2 bilhões para R$ 190 bilhões, mas a participação no total foi de 39,9% em 2002 para 34,6% em 2021. Curitiba (17,8%), São José dos Pinhais (4,9%) e Araucária (4,5%) são os três municípios com maior peso no PIB estadual atualmente. Qual região do Paraná concentra a maior produção de riqueza e volume populacional?

Guarapuava

Londrina

Ponta Grossa

Curitiba

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

No século XVI, as terras que hoje fazem parte do estado do Paraná, pertenciam a Capitania de São Vicente. Nessa época, a região era visitada por exploradores europeus em busca de madeira de lei. Somente no século XVII, em 1660, foi iniciada a colonização, com a fundação da Vila de Paranaguá, por colonos e jesuítas espanhóis. Curitiba, atual capital do estado, também foi fundada logo no início da colonização das terras paranaenses, tendo sido elevada a vila em 1693.

A descoberta de ouro em Paranaguá atraiu os portugueses, não só para o litoral, mas também para o interior. Quando, posteriormente, foi descoberto o ouro em Minas Gerais, a exploração na região paranaense diminuiu. Grandes extensões de terra já ocupadas por famílias ricas passaram a serem utilizadas na criação de gado. Qual foi a principal atividade econômica que promoveu o surgimento dos primeiros povoados de origem portuguesa no litoral paranaense?

Café

Mineração

Erva-mate

Tropeirismo

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Por outro lado, não se pode ignorar que a modernização trouxe vários benefícios, principalmente econômicos. O Paraná se industrializou pelas políticas de incentivo ao desenvolvimento no país com o governo militar. De início, sua modernização era rudimentar, mas, com o passar dos anos, esse processo passou a ser aprimorado com a utilização de implementos agrícolas de última geração e de insumos, dentre outros produtos, que fi zeram com que a produção do Paraná aumentasse consideravelmente. Essa modernização só foi possível pela mudança de culturas que não eram fáceis de serem mecanizadas, para culturas em que a mecanização era viável. Atualmente, o Estado é um dos principais produtores de soja15 no Brasil, porém não podemos esquecer o fato de que a produção de cana-de-açúcar vem se intensifi cando cada vez mais, gerando, assim, mais uma fonte de renda de suma importância para os produtores e para a economia estadual. Qual foi a importância da mecanização e modernização das produções agrícolas no Paraná?

Aumento da eficiência

Redução da produtividade

Aumento da mão de obra

Diminuição da produção

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?