Revisão Bimestral 8º ano

Revisão Bimestral 8º ano

6th - 8th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Adição e subtração de frações - 2023

Adição e subtração de frações - 2023

6th Grade

14 Qs

Medidas de comprimento - 6 ano

Medidas de comprimento - 6 ano

6th Grade

11 Qs

Revisão de geografia

Revisão de geografia

8th Grade

12 Qs

21/04- QUIZZ - 7°  EFAF

21/04- QUIZZ - 7° EFAF

6th - 8th Grade

10 Qs

Porcentagem

Porcentagem

6th Grade

14 Qs

Razão

Razão

7th Grade

12 Qs

Conhecimentos gerais

Conhecimentos gerais

7th Grade

10 Qs

Razao

Razao

7th Grade

10 Qs

Revisão Bimestral 8º ano

Revisão Bimestral 8º ano

Assessment

Quiz

Mathematics

6th - 8th Grade

Medium

Created by

Tarciano Aragão

Used 12+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A história da independência do México é marcada por várias etapas e figuras importantes. Ela compreende a guerra que durou de 1810 a 1821, um período de instabilidade política e a conclusão em 1821. Após anos de opressão e desigualdade sobre a população indígena e mestiça, uma série de conflitos gestaram uma revolução que culminou na independência do país. Os personagens deste processo se tornaram grandes heróis na história mexicana. Miguel Hidalgo, um padre católico, e José Maria Morelos, ambos líderes militares, são exemplos disso.

Com base no texto acima e no processo de independência mexicana, podemos afirma que

A) Os chapetones, liderados pelo padre Miguel Hidalgo, que desejavam continuar leais à Espanha mesmo sob comando dos Bonaparte. Evitando qualquer conflito.

B) As revoltas populares lideradas por Hidalgo começaram com o objetivo de depor os realistas com auxílio da população indígena e mestiça.

C) Surgiram dois grupos políticos contrários à separação da metrópole. Os grupos eram os chapetones e os criollos.

D) Os chapetones se tornaram um grupo separatistas, liderados por José Maria Morelos.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Durante o século XIX, os processos de independência da América Latina foram marcados por diversas lutas e conflitos contra o domínio europeu. O México e os países da América Central, pertencentes ao Império Espanhol, não foram exceções. Sobre a Independência do México e dos países da América Central, pode-se afirmar que:

FAUSTO, Boris. História do Brasil. EDUSP, 2013.

Escolha a opção que melhor descreve os processos de Independência do México e dos países da América Central:

A) Ocorreram sem a participação popular, sendo apenas movimentos das elites locais.

B) Tinham como principal objetivo o estabelecimento de regimes teocráticos na região.

C) Foram processos pacíficos, sem maiores conflitos militares.

D) Foram marcados por lutas e conflitos contra o domínio espanhol.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Durante o século XVIII, o Brasil Colonial passou por um intenso período de exploração de ouro, principalmente na região que hoje constitui o estado de Minas Gerais. Esta fase ficou conhecida como o Ciclo do Ouro e trouxe consequências variadas para o país.

 

Quais foram as principais consequências do Ciclo do Ouro para a Capitania de Minas Gerais?

 

A) Decadência da economia açucareira e fortalecimento da pecuária.

B) Expansão da população e urbanização de algumas áreas.

C) Desvalorização do trabalho escravo e surgimento de novas profissões.

D) Desenvolvimento da educação e da ciência no Brasil.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A Copa Libertadores da América é um campeonato entre clubes de futebol da América do Sul criado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) em 1960. Desde então, a “Libertadores”, como é popularmente chamada no Brasil, vem sendo a competição esportiva mais importante do continente e uma das mais prestigiadas do mundo, junto da Champions League, na Europa. Com base no texto, a Copa Libertadores da América homenageia e está relacionada a(ao):

 

A) Conjunto de líderes dos processos de independência dos países da América do Sul. Os principais “libertadores” foram Simón Bolívar e José de San Martín.

B) Libertação dos escravos da América do Sul, protagonizados por Dom Pedro II e Simón Bolívar. Tornando referência de luta por liberdade república.

C) Movimento de escravos conhecidos por conjuração baiana, que protagonizou a libertação dos escravos e a independência de muitos países da América do Sul.

D) Lideranças Norte-Americanas que lutou para libertar a américa do sul do peso da sistema monarquico e da escravidão.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Durante o período colonial no Brasil, diversas revoltas nativistas ocorreram, motivadas principalmente pela insatisfação com o domínio português. Estas revoltas indicam a insatisfação de diversos setores da sociedade colonial, além de refletir conflitos de interesse entre a metrópole e a colônia. No contexto das revoltas e levantes ocorridos no período colonial, pode-se destacar como modelos libertários pró-independência do Brasil:

 

A) Guerra de Canudos e Guerra do Contestado.

B) Guerra dos Farrapos e Sabinada.

C) Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.

D) Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O ideário da Revolução Francesa, que entre outras coisas defendia o governo representativo, a liberdade de expressão, a liberdade de produção e de comércio, influenciou no Brasil a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, porque:

 

A) Cedia às pressões de intelectuais estrangeiros que queriam divulgar suas obras no Brasil.

B) Servia aos interesses de comerciantes holandeses aqui estabelecidos que desejavam influir no governo colonial.

C) Satisfazia aos brasileiros e aos portugueses, que desta forma conseguiram conciliar suas diferenças econômicas e políticas.

D) Foi adotado por proprietários, comerciantes, profissionais liberais, padres, pequenos lavradores, libertos e escravos, como justificativa para sua oposição ao absolutismo e ao sistema colonial.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Leia atentamente o texto:

“O papel de herói da Inconfidência Mineira cabe ainda a Tiradentes porque ele foi o inconfidente que recebeu a pena maior: a morte na forca, uma vez que o próprio réu, durante a devassa, assumiu para si toda a culpa. Sabe-se, no entanto, que sua morte se deve também em grande parte à acusação dos demais inconfidentes, bem como a sua condição social: pertencente à camada média da sociedade mineira, sem importantes ligações de família, sem ilustração nem boas maneiras”.

Sobre a Inconfidência Mineira, ocorrida em Vila Rica no período da mineração aurífera, é correto afirmar que

 

A) Representou o exemplo de revolta popular contra a dominação colonial portuguesa no Brasil, uma vez que, oriunda das camadas mais humildes de Minas Gerais, inclusive escravos, chegou a contagiar indivíduos pertencentes às mais altas posições sociais.

B) Marcou o início do processo de independência do Brasil, baseado na luta armada do povo contra as forças leais a Portugal, e em defesa dos ideais liberais e republicanos, como o fim da escravidão, direito ao voto universal masculino e governo presidencialista.

C) Foi uma representação dos interesses de grupo da elite local, intelectuais, religiosos, militares fazendeiros, em livrarem-se do controle e dos impostos cobrados pela coroa portuguesa na região, mas não havia consenso em relação à libertação dos escravos.

D) Apesar de bem sucedida, com a proclamação da independência de Minas Gerais, teve pouco impacto na história do Brasil, uma vez que seus objetivos extremamente populares não foram bem aceitos pelas elites econômicas de outras regiões da colônia.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?