Leia o texto a seguir.
Vigilante flagra ‘caminhada noturna’ de tamanduá-mirim no Jardim Mediterrâneo, em Presidente Prudente. Um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) foi flagrado nesta quinta-feira (20) enquanto fazia uma “caminhada noturna” pela Rua Max Boudin, no Jardim Mediterrâneo, em Presidente Prudente (SP). Quem viu o animal foi José Renildo Lemos de Oliveira, de 46 anos, que trabalha como vigilante. O vigilante noturno, que atua no ramo há 15 anos, estava trabalhando quando encontrou o tamanduá-mirim. [...], ele contou que não é o primeiro animal que vê pela área.
“Já vi outros animais silvestres várias vezes, tatu, cutia, lebre, raposa. Mas o tamanduá é a primeira vez que eu vejo”, falou. José Renildo também explicou que o local onde o tamanduá foi encontrado por ele fica próximo a uma mata ligada ao Balneário da Amizade.
“Eu fiquei surpreso e triste ao mesmo tempo, pois sabemos que os animais estão invadindo a área urbana em busca de alimento”, ressaltou [...].
Após o flagrante da “caminhada noturna”, como descreveu o trabalhador, o vigilante conduziu o tamanduá-mirim para uma área verde, que é de onde ele acredita que o animal tenha saído. [...].
Qual é o tema desse texto?