
Atividade Avaliativa UCIII ECW3anos
Quiz
•
Geography
•
3rd Grade
•
Medium
jackeline Franco
Used 3+ times
FREE Resource
Enhance your content
10 questions
Show all answers
1.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
1- (USP 2021) O acordo entre o Mercosul e a União Europeia está sendo discutido há cerca de 20 anos e prevê, entre outros elementos, a redução progressiva das tarifas de exportação entre os blocos. O Brasil, que é um grande exportador de produtos de origem agrícola para o mercado europeu, teria redução tarifária para a exportação de produtos como carnes, açúcar e etanol, dentre outros. Para a ratificação do acordo, o parlamento europeu aprovou uma resolução que manifesta a importância do compromisso dos países do Mercosul com a implementação do Acordo de Paris. A relutância em ratificar o acordo entre Mercosul e União Europeia, por parte de alguns países da UE em 2020, deveu-se, entre outros fatores,
a) à desigual condição climática para produção de vinhos nos dois continentes.
b) às políticas de incentivo à agricultura familiar na América Latina e especialmente ao Pronaf no Brasil.
c) à difusão de SAF, criados com o propósito de produção para consumo humano no Cone Sul.
d) às declarações que cogitaram a retirada do Brasil da OMC meses antes da aprovação da resolução.
e) aos graves problemas ambientais no Brasil, tais como desmatamento e queimadas.
2.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
A partir da leitura e análise do Texto responda à questão.
Texto UM MOMENTO DE DESORDEM MUNDIAL
“Neste começo de século, assistimos a uma reformulação de fronteiras e influências político-econômicas no mundo. Essa nova forma de organização mundial, baseada na existência de redes, fluxos e conexões, exige mudanças no método [...] de agrupar e separar territórios. [...]
Essa nova era é marcada pelo advento da globalização e da internet, que permitiu maior integração internacional e criou um novo espaço [...], o “território-mundo”, composto de uma sociedade mundial que compartilha os mesmos valores. A integração cada vez maior dos Estados e a soberania de um país através de um grupo [...] são demonstradas pela força dos blocos econômicos, que estabelecem uma concorrência acirrada entre si para manter a influência sobre seus parceiros comerciais. [...]
Identifica-se um novo movimento de regionalização do espaço contemporâneo a partir de redes integradas ilegais de poder, como o tráfico de drogas e o terrorismo globalizado [...] e a reconfiguração dos territórios devido a mudanças nas relações de poder e ao hibridismo cultural”.
(Adaptado de Ciência Hoje On-line. In: http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/um-momento-de-desordem-mundial. Acesso em: 23/08/14.)
No final da década de 80, teve fim a bipolarização, trazendo ao espaço mundial uma regionalização que configura novas áreas de poder e um intenso processo de mudanças nas relações socioeconômicas entre os países. Conforme o Texto VIII, algumas implicações marcam o surgimento de uma nova ordem mundial.
Nesse sentido, é correto afirmar que:
a) a ordem multipolar evidencia novos atores sociais que, no processo produtivo, desempenham funções principalmente comerciais, promovendo o fortalecimento e avanço do sistema capitalista no espaço mundial.
b) no período pós Guerra Fria, vários países latino-americanos foram incentivados pelos E.U.A a formar blocos econômicos mundiais para fazer frente à hegemonia sociopolítica de Cuba sobre o espaço mundial.
c) no inicio da década de 90, o mundo tornou-se multipolar, momento no qual emergiram várias potências econômicas, o que homogeneizou as relações de poder das superpotências nas diversas áreas de influência no espaço mundial.
d) na nova ordem mundial, os blocos econômicos regionais se apresentam como uma forma de resistência frente ao avanço do mundo globalizado e aos acordos políticos que priorizam o fortalecimento dos países subdesenvolvidos.
e) a queda do Muro de Berlim representou o fim da era bipolar, desencadeando a extinção das fronteiras, dos conflitos étnicos, políticos e econômicos em função da mundialização de uma sociedade.
3.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
Ufjf-pism 3 2022) Como o Brexit mergulhou o Reino Unido em uma crise de abastecimento:
“Ao que tudo indica, o Brexit parece ter causado algumas consequências indesejáveis ao Estado e à sociedade britânica. Em setembro de 2021, a escassez de alimentos e a falta de combustíveis se intensificaram nos supermercados, postos e estabelecimentos de todo o Reino Unido desde a saída definitiva da União Europeia, em janeiro. A inflação tem subido a níveis impensáveis para o Reino Unido até então.
Dados da RHA (Associação Rodoviária de Transporte) mostram que há 100 mil motoristas a menos do que os 600 mil atuantes antes da pandemia. (...). Um relatório (3 MB) lançado no começo de agosto pela União Nacional dos Agricultores estimou que mais de 400 mil vagas não foram preenchidas no setor alimentício – incluindo agroindústrias, fábricas de processamento de carnes e cozinhas de restaurantes.”
Adaptado de: https://www.poder360.com.br/internacional/como-o-brexit-mergulhou-o-reino-unido-em-uma-crise-de-abastecimento.
A partir da leitura do texto acima, marque a opção que explica CORRETAMENTE a relação entre o Brexit e a recente crise de abastecimento no Reino Unido:
a) A pandemia fez com que a produção de alimentos e combustíveis diminuísse no Reino Unido e a União Europeia não pode mais socorrê-lo.
b) A pandemia fez com que os investimentos na economia inglesa diminuíssem, fato que se agravou após a saída definitiva do Reino Unido da UE.
c) Com a proximidade do fim do Brexit, trabalhadores ingleses migraram para outros países da UE e deixaram desfalcado o mercado de trabalho do Reino Unido.
d) A pandemia afetou a produção de alimentos e combustíveis na UE que abastecia o Reino Unido; após a saída definitiva, houve falta de suprimentos à economia britânica.
4.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
4-(Ufjf-pism 3 2022)
Assinale a opção CORRETA que explique esse conflito:
a) A Ucrânia é alvo da disputa entre os EUA e União Europeia unidos militarmente na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) por um lado e pela Federação Russa por outro devido a sua posição geográfica estratégica entre esses dois oponentes.
b) A Ucrânia historicamente pertence à Rússia mesmo antes da URSS. Por este fato se justificam as pretensões desse país em anexar este território na Federação Russa criando assim uma grande federação eslava.
c) O avanço do Imperialismo dos EUA e União Europeia sobre a Ucrânia diz respeito a uma histórica reivindicação desses países sobre os territórios da Europa Oriental por terem em suas populações um grande contingente de imigrantes daquela região.
d) O conflito se agravou em 2014 quando a União Europeia anexou o território da Criméia a esta comunidade de nações provocando o descontentamento da Rússia que reagiu invadindo parte do território ucraniano.
e) A importância da Ucrânia está no fato de possuir um poderoso arsenal de armas nucleares herdado da URSS e por seu litoral abranger áreas do mar Báltico, pelo qual passa o gasoduto que leva o gás alemão para a Rússia.
5.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
“A Nova Roda da Seda (BRI) foi oficialmente anunciada pelo presidente chinês Xi Jinping no ano de 2013. (...) Inspirada na antiga Rota da Seda - por onde os chineses transportavam mercadorias e inclusive o tecido que dá nome à rota -, uma nova ideia de revitalizar esse caminho está em curso.
A BRI consiste em um vasto plano de integração econômica e de infraestrutura que engloba em torno de 65 países, compreendendo aproximadamente 62% da população global e 30% do PIB mundial.
(...) A América Latina foi incluída nos planos recentemente. As projeções apontam para US$ 1,3 trilhão em investimentos.”
Após observar a imagem e ler o texto acima, assinale a afirmativa CORRETA sobre a Nova Rota da Seda:
a) A Nova Rota da Seda pretende restabelecer o comércio de produtos tradicionais da economia e da cultura chinesa, tais como a própria seda, a cerâmica, a porcelana e os artefatos feitos em jade, em ouro e em prata.
b) A Nova Rota da Seda pretende reconstruir uma histórica rota de transportes de produtos chineses por via terrestre através da construção de ferrovias e rodovias conectando um vasto território à China, terceiro maior país do mundo.
c) A Nova Rota da Seda é uma estratégia do governo chinês para aumentar a sua área de influência geopolítica e o crescimento do comércio de sua produção industrial com outros países de vários continentes.
d) A Nova Rota da Seda não inclui a África e nem a América Latina em seu traçado, pois ambos, além de ambos não fazerem parte da rota da seda “tradicional” ou “histórica”, não possuem forte poder de consumo.
e) A Nova Rota da Seda é uma estratégia do governo comunista, ao promover os valores e tradições culturais chineses, buscando um olhar diferenciado do mundo à China, que tem sido alvo de críticas por diversos países.
6.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
6-Observe o gráfico a seguir sobre os países com exércitos mais poderosos do mundo e indique a alternativa que infere uma leitura correta.
a) Os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU figuram entre as cinco maiores forças militares.
b) Os membros do G7 estão representados entre as sete maiores forças militares.
c) Conclui-se da leitura do gráfico uma coincidência entre países cristãos e potências militares.
d) Os três maiores continentes estão representados nessa lista de exércitos poderosos.
e) Nota-se que a força militar de um país é diretamente proporcional à sua extensão territorial
7.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
Assinale a opção CORRETA que explique as causas e repercussões desse conflito:
a) A Ilha de Taiwan é um país independente amplamente reconhecido pela Comunidade Internacional e protegido pelos EUA devido às pretensões expansionistas territoriais da China.
b) A República Popular da China não reconhece a independência de Taiwan assim como a maior parte da Comunidade Internacional e reivindica seu território como parte integrante da China Continental.
c) O governo de Washington reconhece oficialmente a total independência de Taiwan e por isso fornece ajuda militar para a Ilha se defender das pretensões territoriais da China Continental.
a) As pretensões da China Continental sobre Taiwan são inexplicáveis pois estes dois países não têm passado nem cultura em comum que justifique uma união territorial e política entre os dois.
a) Os EUA não podem ser acusados de uma Ação Imperialista na Ásia na defesa de Taiwan pois esse país tem grandes laços históricos e culturais com o Ocidente e pouca relação com a China Continental.
Create a free account and access millions of resources
Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports

Continue with Google

Continue with Email

Continue with Classlink

Continue with Clever
or continue with

Microsoft
%20(1).png)
Apple

Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?
Similar Resources on Wayground
12 questions
Water
Quiz
•
3rd - 4th Grade
10 questions
Klimaty kuli ziemskiej
Quiz
•
1st - 5th Grade
10 questions
Weather v/s Climate
Quiz
•
3rd Grade
12 questions
Brazil Carnival
Quiz
•
3rd - 10th Grade
14 questions
Normas de convivencia 3ro de Primaria.
Quiz
•
3rd Grade
13 questions
Capitals and Countries
Quiz
•
1st - 5th Grade
11 questions
CUESTIONARIO DE ESTUDIOS SOCIALES
Quiz
•
3rd Grade
14 questions
Organizzazione dello stato
Quiz
•
2nd - 5th Grade
Popular Resources on Wayground
20 questions
Brand Labels
Quiz
•
5th - 12th Grade
11 questions
NEASC Extended Advisory
Lesson
•
9th - 12th Grade
10 questions
Ice Breaker Trivia: Food from Around the World
Quiz
•
3rd - 12th Grade
10 questions
Boomer ⚡ Zoomer - Holiday Movies
Quiz
•
KG - University
25 questions
Multiplication Facts
Quiz
•
5th Grade
22 questions
Adding Integers
Quiz
•
6th Grade
10 questions
Multiplication and Division Unknowns
Quiz
•
3rd Grade
20 questions
Multiplying and Dividing Integers
Quiz
•
7th Grade