História 9º Ano - Avaliação

História 9º Ano - Avaliação

9th Grade

9 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Revoluções Inglesas

Revoluções Inglesas

1st Grade - University

12 Qs

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado

9th Grade

10 Qs

Conjuração Mineira

Conjuração Mineira

9th Grade

10 Qs

Guerra Fria

Guerra Fria

9th Grade

12 Qs

Geopolítica

Geopolítica

8th - 12th Grade

10 Qs

1° Guerra Mundial

1° Guerra Mundial

9th Grade

10 Qs

A Revolução Soviética

A Revolução Soviética

9th Grade

12 Qs

Revolução russa

Revolução russa

9th Grade

10 Qs

História 9º Ano - Avaliação

História 9º Ano - Avaliação

Assessment

Quiz

History

9th Grade

Hard

FREE Resource

9 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

1. (Mackenzie - adaptado) "[...] todo cruzamento de dois seres de valor desigual dá como produto um meio termo entre os valores dos pais [...] Tal ajuntamento está em contradição com a vontade da natureza, que tende a elevar o nível dos seres. Este objetivo não pode ser atingido pela união de indivíduos de valores diferentes, mas só pela vitória completa e definitiva dos que representam o mais alto valor. O papel do mais forte é o de dominar e não o de se fundir com o mais fraco, sacrificando assim sua própria grandeza." (Adolf Hitler). No livro “Mein Kampf”, Hitler expressava que:

a) a necessidade de preservação da raça pura justificava o domínio e a eliminação das demais raças e a expansão da Alemanha.

b) o movimento nacional-socialista desaprovava o antissemitismo e o aperfeiçoamento genético por meio da eugenia.

c) os alemães eram superiores e a raça ariana inferior, justificando, desse modo, o espaço vital.

d) o mito da superioridade da raça ariana servia para que os nazistas estimulassem o internacionalismo e o liberalismo.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

2. “Nada deve haver fora do Estado, acima do Estado e contra o Estado”. Esta frase foi dita por Benito Mussolini, chefe do Estado italiano entre 1922 e 1943 e ilustra o período chamado entre guerras, mas não se pode aferir que se tratava de um totalitarismo pois Mussolini era muito liberal. Logo, não se pode afirmar que Comunismo e fascismo tinham as mesmas intenções. Sobre o fascismo na Itália é correto afirmar: a) O fascismo defendia um nacionalismo extremado, a subordinação do indivíduo ao Estado, o ódio às democracias e ao comunismo. Mussolini prometia que sob seu governo a Itália reviveria as glórias do Império Romano. b) O fascismo de Mussolini na Itália tinha características muito próximas ao comunismo de Stálin como a defesa do fim da propriedade privada, de uma sociedade sem classes e de um governo popular. c) No fascismo as ações individuais são valorizadas. Os fascistas também se caracterizavam pela defesa da vida intelectual e pela livre circulação da palavra. Eram contrários à censura e também aos sindicatos. d) Os fascistas eram inimigos da Igreja Católica. Defendiam um estado completamente laico, livre de qualquer interferência religiosa ou militar e eram favoráveis à democracia representativa.

O fascismo defendia um nacionalismo extremado, a subordinação do indivíduo ao Estado, o ódio às democracias e ao comunismo. Mussolini prometia que sob seu governo a Itália reviveria as glórias do Império Romano.

O fascismo de Mussolini na Itália tinha características muito próximas ao comunismo de Stálin como a defesa do fim da propriedade privada, de uma sociedade sem classes e de um governo popular.

No fascismo as ações individuais são valorizadas. Os fascistas também se caracterizavam pela defesa da vida intelectual e pela livre circulação da palavra. Eram contrários à censura e também aos sindicatos.

Os fascistas eram inimigos da Igreja Católica. Defendiam um estado completamente laico, livre de qualquer interferência religiosa ou militar e eram favoráveis à democracia representativa.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

3. Sabemos que o estopim da segunda guerra mundial foi a invasão da Polônia em 1939 pelos Nazistas alemães. Contudo, qual foi o real motivo para a invasão?

Expansão territorial e busca por um espaço vital

Aliança com a União Soviética

Recursos naturais

Revanche pela Primeira Guerra Mundial

4.

MULTIPLE SELECT QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Sobre o conceito de Blitzkrieg trabalhado em sala, é correto afirmar:

Era uma tática de guerra que se consistia no avanço de um bombardeio aéreo seguido pelo avanço de infantaria, geralmente chamada de “guerra relâmpago”.

Consiste-se em uma perseguição de opositores com o propósito de aniquilar totalmente aqueles que discordam politicamente de algumas formas de governo.

Não teve grande uso na 2ª guerra mundial, visto que se tratava de uma técnica de cavar trincheiras para proteção.

Teve grande uso na 2ª guerra pois se consistia em avanço com tanques de guerra e lancha chamas que foram aprimorados da 1ª guerra.

5.

MULTIPLE SELECT QUESTION

30 sec • 1 pt

Em 22 de junho de 1941 a Alemanha rompeu o pacto de não agressão com a União Soviética, preparou uma poderosa máquina de guerra com 2 milhões de homens e milhares de tanques e aviões. Desde antes do início da guerra Hitler ambicionava conquistar o país porque:

estavam interessados nas riquezas soviéticas (petróleo, minérios e cereais) fundamentais para a manutenção da máquina de guerra porque nutriam ódio ao comunismo.

queria se vingar das imposições humilhantes do Tratado de Versalhes. Foi a União Soviética o principal país a exigir que a Alemanha perdesse territórios e que fosse culpada pela Primeira Guerra Mundial.

pretendia dominar a União Soviética para abrir caminho para a conquista por terra da China, seu principal objetivo. Desde o início o maior desejo de Hitler era a conquista da China, não da União Soviética.

almejava submeter a União Soviética para torná-la aliada na guerra. Era desejo dos nazistas ter um aliado forte como a URSS ao lado de Itália e Japão para assim empreender o ataque aos Estados Unidos, maior rival da Alemanha.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O pacto de não agressão assinado por Hitler e Stalin (líder da URSS) que posteriormente foi quebrado pois os alemães invadiram a União soviética demonstrava que

Inicialmente se queria evitar um conflito entre as duas partes, mas depois os alemães tiveram interesses em recursos naturais e território.

Existia um preconceito étnico que fazia com que os soviéticos odiassem os germânicos por sua raça;

Que os dois poderiam facilmente formar uma aliança pois eram alinhados ideologicamente.

Havia um interesse mútuo em formar e possibilitar a construção de um nazismo soviético.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Observe o cartaz, difundido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A imagem representa:

a nacionalização de empresas estrangeiras pelo governo japonês.

a propaganda estadunidense contra o Japão nos anos anteriores a Pearl Harbor.

a superioridade do guerreiro samurai japonês diante das forças dos aliados.

o bombardeio das cidades de Hiroshima e Nagasaki pela aviação estadunidense

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Observe o cartaz abaixo de uma propaganda publicitária nazista dos anos 1930. Nele está escrito “Ele é culpado na guerra”. Ao observar o cartaz e ao levar em conta o contexto da Alemanha nazista infere-se que:

O Cartaz retrata judeus envolvidos em uma fictícia conspiração para provocar a guerra. O símbolo no casaco do judeu é a Estrela de Davi. Era uma identificação imposta pelos administradores alemães aos judeus para poder identificá-los mais rapidamente quando estavam fora do campo de concentração.

O Cartaz retrata judeus envolvidos na guerra. Exércitos judeus combateram os alemães na Primeira Guerra Mundial contribuindo para sua derrota. Por isso a frase “Ele é culpado da guerra”.

Os alemães culpavam os judeus pela Segunda Guerra Mundial, pois os alemães tentaram evitar a todo custo a guerra. A frase “Ele é culpado da guerra” pretendia mostrar à população alemã que foram os judeus os responsáveis pelo início da guerra.

este tipo de propaganda antissemita não era exclusiva dos alemães, mas encontrada em vários outros países como Japão, China, Estados Unidos e Inglaterra que fizeram uma aliança para combater os judeus na Segunda Guerra Mundial.

9.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O Holocausto foi um genocídio ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial. Qual a melhor definição que podemos ter sobre esse acontecimento

Uma perseguição de caráter totalmente político, não articulando propriedade étnicas e nem raciais.

Uma perseguição e extermínio indiscriminado de todos aqueles que não concordavam com os nazistas.

Um extermínio de judeus por sua etnia.

Uma arma de guerra para uma possível vitória e aniquilação contra os americanos.