Livro: COMO FAZÍAMOS SEM...

Livro: COMO FAZÍAMOS SEM...

8th Grade

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Atividade Avaliativa de Língua Portuguesa

Atividade Avaliativa de Língua Portuguesa

8th Grade

10 Qs

Ortografia uso do X,CH, H,S e Z para o 8ºano

Ortografia uso do X,CH, H,S e Z para o 8ºano

8th Grade

10 Qs

Recuperação

Recuperação

8th Grade

12 Qs

Arrumando Desculpas - TIRINHA ARMANDINHO

Arrumando Desculpas - TIRINHA ARMANDINHO

8th Grade

10 Qs

ARTIGO DE OPINIÃO

ARTIGO DE OPINIÃO

8th Grade

11 Qs

Tipos de Sujeito

Tipos de Sujeito

7th - 8th Grade

10 Qs

QUIZZ - 8° ANO EFAF

QUIZZ - 8° ANO EFAF

8th Grade

12 Qs

Quiz on Gender Equality

Quiz on Gender Equality

7th Grade - University

10 Qs

Livro: COMO FAZÍAMOS SEM...

Livro: COMO FAZÍAMOS SEM...

Assessment

Quiz

World Languages

8th Grade

Hard

Used 5+ times

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

LIVRO: COMO FAZÍAMOS SEM... (8º ANO – LEIA PARANÁ)

De acordo com a autora, Bárbara Soalheiro: “tomar água hoje é simples. Você abre o filtro – ou a garrafinha de água mineral – e mata a sede à vontade. Mas, para nossos antepassados, água costumava ser um problemão: um pequeno gole podia levar à morte. Isso porque, no começo dos tempos, os únicos instrumentos que os homens tinham para determinar se a água estava boa ou não para o consumo eram o olho e o paladar”.

A partir da leitura, observe os trechos abaixo e assinale a alternativa que expressa uma opinião:

“Em 1627, o filósofo achava que era possível tirar o sal da água do mar fazendo buracos na areia. Pobre de quem experimentou.”

“Para não ter de passar o resto da história bêbado, o homem começou cedo a inventar sistemas de filtragem - alguns, aliás, bem parecidos com o que usamos hoje.”

“Há registros mostrando que, em 2000 a.C., já se recomendava ferver a água ou fazê-la passar por um filtro de areia.”

“Algum corajoso experimentou o líquido que resultou da experiência acidental e percebeu que ele não provocava indigestão.”

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Em 1669, o químico alemão, Henning Brand fez um experimento com o próprio xixi: ele encheu um balde com a sua própria urina e deixou alguns dias guardado para ver se o líquido endurecia. Qual era a intenção de Henning com este experimento?

Descobrir um novo elemento químico.

Transformar sua urina em fósforo.

Descobrir um novo elemento químico.

Descobrir como se fazia ouro.

Transformar sua urina em ouro.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Bárbara Soalheiro ressalta a dificuldade de ser bem-vestido no Brasil até o século XX, pois cada peça de roupa, desde as mais simples até as mais elaboradas, tinha de ser feita manualmente.  Observe os trechos abaixo e julgue-os em verdadeiro ou falso (V ou F)

I. No Brasil, já era possível comprar tecidos no século XVIII (a maior parte vinha da Europa), o que eliminava uma parte bem desgastante do processo. Neste período, os brasileiros também já contavam com outra modernidade: “as fazedoras de vestido” e os “alfaiates” (é assim que os costureiros de roupas masculinas são chamados).

II. No Brasil, as pessoas também economizavam nas roupas. As mais elegantes eram chamadas de “vestes de missa” e eram usadas só para ir à Igreja (a ocasião mais refinada na época do Brasil colônia).

III. A primeira máquina de costura foi desenhada em 1790 por um americano, mas muitos historiadores acreditam que o projeto nunca saiu do papel.

IV. A máquina que realmente ficou famosa foi patenteada por um alemão em 1857 (seu sobrenome virou sinônimo do instrumento por muitos anos). Os primeiros modelos eram movidos por um motor à gás, faziam um barulhão e não eram muito seguros. Ainda assim, eram preferíveis ao trabalho de coser à mão.

Marque abaixo, quais alternativas estão corretas:

Apenas a I e a II estão corretas.

As afirmativas I e IV apenas estão corretas.

As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Nenhuma alternativa está correta.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Eles eram fundamentais até 1930, quando eletricidade ainda era artigo raro e, no lugar de lâmpadas, os postes usavam gás. Eles tinham de ser acendidos e apagados todos os dias por alguém e já era uma invenção e tanto. Como eram chamados os profissionais responsáveis por acender e apagar os lampiões das cidades?

Morcegos

Grilos

Vagalumes

Corujas

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

. “Sal, bois, conchas, pregos, chocolate, manteiga e até cartas de baralho já foram usadas como dinheiro antes que a moeda fosse inventada”. A partir da leitura deste capítulo, Assinale (C) para Certo e (E) para Errado:

(      ) Antigamente, toda negociação era na base da troca. Dessa forma, muitas sociedades acabavam instituindo um produto que pudesse ser trocado por diversas coisas.

(         ) Quem morava perto do mar, como vários povos africanos, optou pelas conchas. Os astecas usavam sementes de cacau, já os romanos usaram o sal, o que deu origem à palavra salário.

(       ) Os governos fabricavam moedas de cobre e ouro. As moedas valiam quanto pesavam e isso gerava um transtorno, pois a cada transação tinham que ser colocadas na balança.

(       ) Os Imperadores romanos começaram a usar uma porcentagem de chumbo, um metal bem pesado, na fabricação da moeda. Alguns chegaram a usar até 98% de chumbo e só o restante de metal precioso. Não foi à toa que o Império Romano acabou falindo.

(     ) Em 1661 surgiu o primeiro papel-moeda, na Escócia. Foi um grande avanço, já que ele não pesava no bolso e era bem mais fácil de carregar do que as moedas.

MARQUE A ALTERNATIVA COM A SEQUÊNCIA CORRETA:

E-C-E-E-C

C-C-E-C-E

C-E-C-E-C

E-E-E-C-C

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Quando a luz elétrica se espalhou pelo país, os acendedores de lampião não foram os únicos a desaparecer. Também sumiram o fogão a lenha, o ferro a brasa, as lavadeiras nos chafarizes, o banho frio… A vida de todo mundo foi completamente transformada pela invenção do americano Thomas Edison. Morar, comer e cuidar da higiene se tornaram tarefas muitos confortáveis.” A partir da leitura realizada até aqui, assinale (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.

(     ) Os adultos quando saíam de casa usavam tochas e as crianças improvisavam uma lanterna feita com uma lata de óleo cheia de gravetinhos com fogo e tinha de ser girada algumas vezes para que não apagasse.

(       ) Dentro das casas, as pessoas ligavam lanternas e acendiam velas. A diferença é que as lanternas eram à base de gasolina e as velas, feitas de cera de abelhas.

(     ) Só os ricos conseguiam abusar do uso das velas. Nos palácios havia grandes castiçais, cheios de velas que realizavam a função das lâmpadas atualmente.

(      ) A chegada da energia trouxe uma mudança importante: a limpeza das casas.  No Brasil, os quartos não costumavam ter janelas. Assim na penumbra era difícil notar a sujeira acumulada.

(      ) As vaidosas madames inglesas ficaram radiantes com a chegada da eletricidade. A luz das lâmpadas brilhantes revelou os traços de beleza que antes não eram percebidos.

ASSINALE A ALTERNATIVA COM A SEQUÊNCIA CORRETA DE VERDADEIRO E FALSO:

F-F-V-F-V

V-F-V-V-F

F-V-F-F-V

V-V-F-V-F

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Neste capítulo, Bárbara Soalheiro explora as origens dos sobrenomes de uma forma bem curiosa e descontraída.  A autora cita alguns exemplos de pessoas do ramo artístico e televisivo, comparando a derivação do sobrenome de um famoso piloto de fórmula 1  com o seu sobrenome. De acordo com a leitura realizada deste capítulo, complete as lacunas e descubra detalhes da origem de cada sobrenome:

“A atividade da família também ajudava a batizá-la.

É muito provável que o piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher venha de uma família de________________________, já que Schumacher parece derivar de shoe maker (ou fazedor de _______________, em inglês). Também é possível que a família Soalheiro, que assina este livro, não fosse muito _________________ durante o século XII. É que uma das definições para o sobrenome é “grupo de pessoas_______________, que fica ao sol falando da________________ alheia!”. Parece que fofoqueiro já era profissão nessa época…”

ociosas - vida - sapatos - ocupada - sapateiros.

sapateiros - sapatos - ocupada - ociosas - vida.

vida - sapatos - ocupada - ociosas - sapateiros.

vida - ociosas - ocupada - sapatos - sapateiros.