Prova AV1

Prova AV1

8th Grade

12 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Período Joanino e independência do Brasil

Período Joanino e independência do Brasil

8th Grade

10 Qs

Crise do ciclo do açúcar e mineração

Crise do ciclo do açúcar e mineração

8th Grade

13 Qs

Quiz sobre as apresentações

Quiz sobre as apresentações

8th Grade

16 Qs

Ciclo do Ouro no Brasil

Ciclo do Ouro no Brasil

8th Grade

10 Qs

Segundo Reinado

Segundo Reinado

8th Grade

13 Qs

Teste História

Teste História

2nd Grade - University

10 Qs

História do Brasil Colônia

História do Brasil Colônia

7th Grade - University

10 Qs

Segundo Reinado

Segundo Reinado

8th Grade

13 Qs

Prova AV1

Prova AV1

Assessment

Quiz

History

8th Grade

Hard

Created by

EDMILSON LIMA

Used 1+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

12 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

Leia a fonte histórica com atenção: "Neste território não poderá haver escravos. A servidão foi abolida para sempre. Todos os homens nascem, vivem e morrem livres..."; "Todo homem, qualquer que seja sua cor, pode ser admitido em qualquer emprego". Artigos 3 e 4 da Constituição do Haiti, assinada por Toussaint L’Ouverture em 1801. 

Em 1791 a Revolução Francesa estava em pleno andamento. Toussaint L´Ouverture, inspirado nos ideais iluministas e revolucionários, passou a exigir melhores condições de trabalho nas suas plantações. Assinale a alternativa que contempla as ações de L’Ouverture no processo revolucionário:

declarou-se imperador da República haitiana ocidental, com isso a Coroa espanhola, temendo uma revolução escravista, concedeu-lhe o título requisitado.

inovou com os seus discursos contra a escravidão e a discriminação racial, porém as ações não passaram do papel, pois L’Ouverture voltou para França no ano de 1792.

assumiu o poder na parte ocidental da ilha e aboliu a escravidão, em seguida, ele e seus liderados invadiram a parte oriental (espanhola) e aboliram a escravidão lá também.

 conseguiu unir forças e declarar a independência do Haiti em 1804 com a ajuda de Napoleão Bonaparte.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

Após a independência, como o Haiti foi visto pelas grandes metrópoles colonialistas?

tornou-se uma potência agrícola com destaque para a produção de açúcar. 

sofreu bloqueio econômico, pois havia o medo de que seu exemplo gerasse novas rebeliões de escravizados por toda a América. Era o medo do haitianismo.

 como exemplo de governo popular que deveria ser seguido pelas demais colônias americanas.

Por meio de um tratado de paz com a França, o Haiti se tornou um modelo de sociedade em relação à divisão social.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

Durante os processos revolucionários na América espanhola percebemos que os criollos estavam a frente de quase todos os movimentos independentistas. Quem eram os criollos?

Descendentes de portugueses nascidos na América que ocuparam a região do Lago Texcoco e possuíam na sua trajetória várias conquistas políticas em relação à autonomia e à convivência coletiva

Descendentes de alemães nascidos na América que ocupavam cargos na coroa espanhola e por isso conseguiram conquistar a independência pelo apoio popular que obtiveram.

Descendentes de italianos nascidos na América, sendo a minoria filhos de imigrantes que ocuparam grande parte do território americano, como por exemplo no Brasil na região do Vale do Paraíba.

Descendentes de espanhóis nascidos na América, sendo a maioria pertencente à uma elite local que, apesar da camada social que ocupavam, eram impedidos de ascender socialmente.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

Os povos africanos foram escravizados e chegaram à América a partir do século XV, através do chamado Tráfico Atlântico. Trabalhavam principalmente nas grandes fazendas de cacau na América espanhola, nos territórios onde as populações indígenas foram dizimadas.

Sobre o processo de escravidão na América espanhola, assinale a alternativa INCORRETA:

Essas populações negras viviam em situação de escravidão, ou seja, do trabalho forçado, não remunerado e submetido à maus tratos.

Na hierarquia social, um indivíduo tinha seu valor medido através do sistema de branquitude: quanto mais parecido com o espanhol e os traços brancos, mais respeito dentro da sociedade. Em contrapartida, a discriminação contra os povos originários e negros era acentuada.

As populações negras escravizadas sempre resistiram ao processo de escravidão, seja por desobediência, levantes, fugas, formação de comunidades independentes ou até através do suicídio.

Após a independência, as populações negras conseguiram o fim da escravidão e a igualdade de direitos políticos. Dessa forma, ascenderam economicamente se tornando parte de uma elite proprietária de terras na qual a cor da pele era indiferente.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

A colônia portuguesa na América trazia muitos lucros para a metrópole portuguesa. A estratégia da transferência da Corte para o Brasil poderia possibilitar ao príncipe-regente D. João VI, “criar um poderoso império”. Permanecer em Portugal implicaria um grande risco para a Corte além da monarquia portuguesa ser extinta pelo expansionismo napoleônico.

O que significou para a colônia portuguesa, na América, a vinda da família real? 

Em termos práticos, o Brasil deixava no campo econômico de ser uma colônia de Portugal, ao ter liberdade de comercializar com outras nações.

 Passava a se estabelecer enquanto Império brasileiro, com força cultural e política para competir com os demais impérios europeus do século XIX.

Na economia, as mudanças foram mais significativas, pois seria implantado o pacto colonial e as relações de dependência metropolitanas seriam restauradas.

O Brasil passava a ser um grandioso império, com planos de conquista das terras pertencentes à Coroa Espanhola, principal rival de D. João VI.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

O príncipe-regente de Portugal, D. João VI, rompeu com o Bloqueio Continental imposto por Napoleão. A viagem para o Brasil envolveu toda a marinha portuguesa, contando com o auxílio da marinha inglesa. Lord Strangford, embaixador da Grã-Bretanha em Lisboa, acompanhou a transferência da família real e tentou garantir todos os privilégios possíveis para o Reino Unido.

Por esse apoio ao governo português, a Inglaterra cobrou algo em troca, que foi

a assinatura do Tratado de Methuen, que ficou posteriormente conhecido como Tratado de panos e vinhos, que garantia a exclusividade de exportação inglesa desses produtos

a assinatura do Tratado de Comércio e Navegação com a Inglaterra que estabelecia os preços dos impostos na importação de produtos para o Brasil.

a implementação de indústrias no Brasil, em troca o Brasil passava a investir nas indústrias inglesas com os recursos dos impostos da produção de ouro.

As exigências da Inglaterra foram direcionadas ao exclusivismo da exploração das minas de ouro do Brasil, acertando a porcentagem em 50% para os ingleses, 30% para Portugal e 20% para o Brasil.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

Os impostos somados ao controle do comércio pelos portugueses e a fome, em decorrência da seca e baixa produção agrícola, levaram rebeldes pernambucanos a iniciarem um movimento separatista. Os líderes do movimento eram de diferentes grupos sociais, e depois de expulsarem o governador de Pernambuco, influenciaram paraibanos, potiguares e cearenses a tomarem o poder em suas províncias.

A Insurreição Pernambucana de 1817 estabeleceu por 74 dias um governo de caráter:

REPUBLICANO, em que estabeleceram a abolição de vários impostos, aumentaram os salários dos soldados, determinaram a liberdade de imprensa e tolerância religiosa.

 MONÁRQUICO, estabeleceram um novo reinado em cada província que declarou independência, estabeleceram uma bandeira própria e uma constituição.

IMPERIAL, pois os pernambucanos conseguiram o domínio sobre os paraibanos, os potiguares e cearenses e decretaram a exigência do pagamento de impostos desses estados.

 DITATORIAL, estabeleceram um domínio absoluto da região nordeste por meio da união das oligarquias pernambucana, paraibana, potiguar e cearenses.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?