Quiz sobre Populismo e Governo de Eurico Gaspar Dutra

Quiz sobre Populismo e Governo de Eurico Gaspar Dutra

9th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

ATIVIDADE AVALIATIVA 1 - República Oligárquica

ATIVIDADE AVALIATIVA 1 - República Oligárquica

9th Grade - University

10 Qs

Era Vargas

Era Vargas

9th Grade

10 Qs

República Velha

República Velha

9th Grade

15 Qs

Governo Jk

Governo Jk

9th Grade

10 Qs

A Era Vargas

A Era Vargas

9th Grade

10 Qs

República Oligárquica

República Oligárquica

9th Grade

13 Qs

Regime Militar

Regime Militar

9th Grade

10 Qs

República Velha

República Velha

9th Grade

10 Qs

Quiz sobre Populismo e Governo de Eurico Gaspar Dutra

Quiz sobre Populismo e Governo de Eurico Gaspar Dutra

Assessment

Quiz

History

9th Grade

Medium

Used 7+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Sobre o fenômeno político conhecido como populismo e os acontecimentos relacionados a ele, assinale a alternativa INCORRETA.

O estilo de governo conhecido como populista, caracteriza-se pela presença de um político que conquista as massas com apelos emocionais e atraentes.

No Brasil o presidente que exemplificou essa prática foi Getúlio Vargas, em um governo marcado pelo paternalismo e pelo trabalhismo.

Foi uma tendência política ligada ao processo de desenvolvimento industrial a partir da década de 30. No Brasil, teve o seu momento mais crítico e o seu fim com a deposição de João Goulart em 1964, por um golpe Civil-Militar.

Fenômeno característico da segunda metade do século XX, na América Latina, onde o governante busca contrabalancear os interesses das diferentes classes sociais.

É uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Sobre o governo de Eurico Gaspar Dutra, assinale a alternativa INCORRETA.

Dutra, passou do controle estatal, próprio do Estado Novo ao descompromisso do poder público face aos modelos de desenvolvimento econômico, posição coerente com o liberalismo defendido pela UDN e alinhado com os interesses dos EUA.

O resultado concreto da política econômica de Dutra, nos primeiros anos de seu governo foi o esgotamento das reservas acumuladas durante a guerra, bem como pesada inflação.

Em sua política externa, Dutra alinhou-se incondicionalmente com a URSS, rompendo relações diplomáticas com os EUA.

Dutra inicia seu governo de forma democrática, com base na nova constituição de 1946, entretanto sua opção política pelos EUA, no contexto da Guerra Fria, revelou uma face autoritária desse governante que mandou fechar o Partido Comunista e cassou mandatos de políticos eleitos por esse partido.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Sobre os governos de Getúlio Vargas e Café Filho, assinale a alternativa INCORRETA.

Getúlio Vargas tomou mais uma vez o poder, através de um golpe. Ele contou, pelo menos nos dois primeiros anos de governo, com ampla aceitação da população, mas perdeu esse apoio por não conseguir resolver a crise econômica deixada pelo governo anterior.

Getúlio Vargas enfrentou forte oposição política, diversas greves, protestos populares, reivindicações de aumentos salariais, alta inflação e casos de corrupção no governo, além de uma forte oposição da UDN às suas medidas econômicas nacionalistas.

Getúlio Vargas fez um governo alinhado com os EUA. Entretanto, as relações internacionais foram prejudicadas por suas medidas econômicas nacionalistas que eram contrárias aos interesses econômicos dos EUA.

Café Filho teve de conciliar os problemas econômicos gerados pelo governo Dutra, com a realidade política ocasionada pelo suicídio de Getúlio. Os meses que passou no poder foram marcados por uma grande instabilidade.

Café Filho tentou apaziguar a crise política prometendo assumir os compromissos firmados por Getúlio. Diante da pressão política, permitiu a entrada de políticos da UDN no gabinete ministerial, afastando-se da política varguista (Nacionalista).

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Sobre o governo de Juscelino Kubitschek, assinale a alternativa INCORRETA.

No governo de Juscelino Kubitschek predominou o discurso desenvolvimentista. Seu lema era assegurar o progresso econômico do Brasil através do Plano de Metas, que priorizava setores básicos.

JK prometeu realizar em cinco anos, aquilo que normalmente seria feito em cinquenta. Seu governo passava a imagem de que o Brasil estava entrando numa era de otimismo e que as mudanças terminariam por beneficiar a todos.

Juscelino Kubitschek foi o único presidente brasileiro eleito por voto popular, após a Constituição de 1946 que chegou efetivamente a concluir mandato, buscou investir pesadamente no desenvolvimento industrial e agrícola.

O raciocínio básico de J.K. era de que enquanto o país fosse uma economia industrializada não poderia ser desenvolvido, assim não mediu esforços para tornar a economia agroexportadora, ideia baseada no desenvolvimentismo.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Ainda sobre o governo de Juscelino Kubitschek, assinale a alternativa INCORRETA.

JK conseguiu implantar uma grande produção de bens de consumo e com isso uma mudança radical no padrão de consumo da classe média brasileira, que buscou imitar o padrão norte-americano.

JK fez vultosos empréstimos de bancos estrangeiros aumentando exorbitantemente a dívida externa brasileira. Também emitiu papel moeda, aumentando vertiginosamente a inflação, o que fez com que os salários fossem ainda mais achatados.

O governo JK limitou a entrada maciça de capitais estrangeiros e a internacionalização de nossa economia, através da abertura para as multinacionais.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Ainda sobre o governo de Juscelino Kubitschek, assinale a alternativa INCORRETA.

A) No governo de JK as diferenças sociais se aprofundaram, a inflação devorou os salários dos trabalhadores que não podiam participar da euforia consumista da classe média e apenas os ricos se beneficiavam da riqueza gerada no período. Tudo isso acentuou o clima de insegurança social.

B) JK investiu nas indústrias de base (ex: siderurgia e metalurgia), construção da infraestrutura necessária para que as indústrias de bens de consumo, pudessem se desenvolver, estas ficariam a cargo dos empresários, brasileiros ou estrangeiros.

C) JK deu imensas facilidades para o capital estrangeiro investir no país (Multinacionais). Ao contrário de Vargas que era radicalmente nacionalista e defendia a intervenção estatal na economia.

D) Ao fim do governo JK, as desigualdades sociais e regionais foram completamente superadas e o Brasil pode enfim crescer economicamente.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Sobre o governo de Jânio Quadros, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Com uma hábil campanha política e sua figura estranha, exibicionista, demagógica e moralista, Jânio Quadros cativou a atenção prometendo acabar com a corrupção varrendo a sujeira da administração pública, ele venceu facilmente as eleições de 1960.

B) Jânio Quadros suicidou-se inexplicavelmente aos sete meses de governo, atitude que pode ser encarada como mais um ato de loucura. Embora seja uma parte da história brasileira pouco estudada, pode-se deduzir que na verdade estava tramando um golpe.

C) Jânio acreditava que os parlamentares lhe dariam amplos poderes já que, em caso de renúncia seu vice, (João Goulart), assumiria e os militares eram francamente avessos a Jango, posto que ele foi ministro do trabalho de Getúlio.

D) Jânio Quadros esperava com a renúncia conseguir o apoio militar para um golpe de estado, ou ainda retornar ao governo nos braços do povo, se inspirando na renúncia de Getúlio (eleito por voto direto, depois de 15 anos de ditadura)

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?