
Recuperação AV1 e AV2

Quiz
•
Education
•
12th Grade
•
Hard
lucia santos
Used 1+ times
FREE Resource
14 questions
Show all answers
1.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
Quarto de despejo: diário de uma favelada (adaptado) Carolina Maria de Jesus
13 de MAIO. Hoje amanheceu chovendo. É um dia simpatico para mim. É o dia da Abolição. Dia que comemoramos a libertação dos escravos. Nas prisões os negros eram os bodes expiatorios. Mas os brancos agora são mais cultos. E não nos trata com desprezo. Que Deus ilumine os brancos para que os pretos sejam feliz. (...) Continua chovendo. E eu tenho só feijão e sal. A chuva está forte. Mesmo assim, mandei os meninos para a escola. Estou escrevendo até passar a chuva para mim ir lá no Senhor Manuel vender os ferros. Com o dinheiro dos ferros vou comprar arroz e linguiça. A chuva passou um pouco. Vou sair. (...) Eu tenho dó dos meus filhos. Quando eles vê as coisas de comer eles brada: Viva a mamãe!. A manifestação agrada-me. Mas eu já perdi o habito de sorrir. Dez minutos depois eles querem mais comida. Eu mandei o João pedir um pouquinho de gordura a Dona Ida. Mandei-lhe um bilhete assim:
“Dona Ida peço-te se pode me arranjar um pouquinho de gordura, para eu fazer sopa para os meninos. Hoje choveu e não pude catar papel. Agradeço. Carolina” (...) Choveu, esfriou. É o inverno que chega. E no inverno a gente come mais. A Vera começou a pedir comida. E eu não tinha. Era a reprise do espetaculo. Eu estava com dois cruzeiros. Pretendia comprar um pouco de farinha para fazer um virado. Fui pedir um pouco de banha a Dona Alice. Ela deu-me a banha e arroz. Era 9 horas da noite quando comemos.
E assim no dia 13 de maio de 1958 eu lutava contra a escravatura atual – a fome!
DE JESUS, Carolina Maria. Quarto de Despejo.
1. No trecho “Mas eu já perdi o habito de sorrir.”, o termo em destaque estabelece relação de
a) comparação.
b) explicação.
c) conclusão.
d) oposição.
2.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
Na obra: “O quarto de despejo: diário de uma favelada”, a autora Carolina Maria de Jesus, retrata de maneira concreta o cotidiano de um morador de favela. Observe os trechos abaixo e depois responda à questão.
20 de maio
“Como é horrível ver um filho comer e perguntar: “Tem mais? Esta palavra “tem mais” fica oscilando dentro do cérebro de uma mãe que olha as panelas e não tem mais.”
21 de maio
“Deu-me uns pedaços. Para não maguá-lo aceitei. Procurei convencê-lo a não comer aquela carne. Para comer os pães duros ruídos pelos ratos. Ele disse-me que não. Que há dois dias não comia. Ascendeu o fogo e assou a carne.”
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: Diário de uma favelada. 9. ed. São Paulo: Ática, 2007.
2. Os relatos da obra trazem à tona a desigualdade social no nosso país. A noção dessa realidade sugerida pela autora revela a
a) fome como um estágio constante na vida do favelado.
b) oportunidade de matar a fome por meio do trabalho.
c) diferença de condições de vida de um favelado e um morador de rua.
d) preocupação com a política do país.
3.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
A irreparável perda do Museu Nacional – Carta aberta do Instituto de Arquitetos do Brasil
[...] A destruição do Museu Nacional, no ano em que completa 200 anos de fundação e 80 anos de tombamento, é resultado da expressiva redução, observada nos últimos anos, nos investimentos em cultura, educação e ciência. Os problemas decorrentes da escassez de recursos para sua manutenção eram amplamente conhecidos, tendo sido objeto, nos últimos anos, de diversas matérias publicadas pela imprensa nacional. Um orçamento de menos de 14 mil reais mensais para a manutenção de um equipamento dessa importância é representativo da ausência de compreensão da sua importância para a história, a cultura e as ciências brasileiras. Demonstra ainda a escassa aplicação de recursos no custeio das políticas culturais e científicas, um cenário que tende a se agravar com medidas de austeridade que congelam investimentos nestes setores pelas próximas décadas. [...]
Apesar da existência, há 81 anos, de instituições e leis voltadas à preservação do patrimônio cultural nacional, a efetiva salvaguarda dos nossos bens culturais esteve sempre limitada pelos reduzidos recursos humanos e econômicos destinados a essas ações. O Museu Nacional, por exemplo, não dispunha das instalações necessárias para prevenir e combater incêndios, que certamente teriam levado o recente incidente a um outro desfecho, menos traumático.
Frente à perda do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, o IAB conclama a sociedade e as instituições preocupadas com a preservação da nossa cultura e da nossa memória a exigir da Presidência da República e do Congresso Nacional a imediata criação de um fundo permanente, gerido pelo IPHAN e pelo IBRAM, que garanta a manutenção dos museus nacionais e a preservação do nosso patrimônio cultural, independentemente dos interesses políticos de cada momento. [...]
ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de. A irreparável perda do Museu Nacional. 3 de set. 2018.
GLOSSÁRIO
Medidas de austeridade: medidas de contenção de gastos governamentais.
Salvaguarda: proteção.
IPHAN: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; IBRAM: Instituto Brasileiro de Museus.
A tese é a ideia principal defendida em um texto argumentativo e a carta é um texto argumentativo. Marque a alternativa correta referente a carta lida.
A carta aberta do IAB é argumentativa, ou seja, não há uma tomada de posição acerca de um tema relevante e dispõem-se argumentos que proveem essa posição.
No primeiro parágrafo do excerto,o autor faz referência à falta de instalações necessárias para prevenir e combater incêndios e emprega essa informação como um argumento por exemplificação.
No segundo parágrafo do excerto, é feita uma menção à publicação de “diversas matérias [...] pela imprensa nacional”.
A tese assumida na carta aberta é de que o incêndio no Museu Nacional foi resultado da redução dos valores repassados para instituições das áreas de cultura, educação e ciência.
4.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
O desenvolvimento de uma carta apresenta argumentos para defender o ponto de vista. No segundo parágrafo do excerto, o autor faz referência
à falta de instalações necessárias para prevenir e combater incêndios e emprega essa informação como um argumento por exemplificação, mas o argumento falha em cumprir sua função.
à medida proposta pela carta que é a criação de um “fundo permanente” que garanta os recursos necessários para a manutenção do patrimônio cultural brasileiro.
à tese assumida na carta aberta uma vez que o incêndio no Museu Nacional foi resultado da redução dos valores repassados para instituições das áreas de cultura, educação e ciência
à função denotativa de ilustrar a “escassez de recursos” a que foi submetido o Museu Nacional, o que ajuda a sustentar a tese de que a causa indireta do incêndio foi a “redução [...] nos investimentos em cultura, educação e ciência”.
5.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
1. Um infográfico traz informações numéricas e de modo iconográfico, com ícones e desenhos. Comparando os dados apresentados no infográfico em questão, em qual região do país o acesso à internet aumentou de modo mais expressivo?
Entre os anos de 2017 e 2018, a região em que o acesso à internet cresceu mais foi a região Nordeste.
Entre os anos de 2017 e 2018, a região em que o acesso à internet cresceu mais foi a região Sudeste.
Entre os anos de 2017 e 2018, a região em que o acesso à internet cresceu mais foi a região Sul.
Entre os anos de 2017 e 2018, a região em que o acesso à internet cresceu mais foi a região Norte.
6.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
2. Se não houvesse as palavras “Urbana” e “Rural”, como seria possível diferenciar os dois tipos de domicílio?
Pelo desenho de duas casas na região rural, pois isso destaca a diferença entre os dois tipos de domicílios.
Pelo desenho de duas casas na região urbana, pois isso destaca a diferença entre os dois tipos de domicílios.
Pelo desenho de duas casas na região urbana e uma casa com planta na região rural, pois isso destaca a diferença entre os dois tipos de domicílios.
Pelo desenho de duas casas na região rural e uma casa com planta na região urbana, pois isso destaca a diferença entre os dois tipos de domicílios.
7.
MULTIPLE SELECT QUESTION
45 sec • 1 pt
Leia o texto a seguir.
Minha vida
Canção de Lulu Santos
Quando eu era pequeno
Eu achava a vida chata
Como não devia ser
Os garotos da escola
Só a fim de jogar bola
E eu queria ir tocar guitarra na TV
Aí veio a adolescência
E pintou a diferença
Foi difícil de esquecer
A garota mais bonita
Também era a mais rica
Me fazia de escravo do seu bel-prazer
Quando eu sair de casa
Minha mãe me disse
Baby, você vai se arrepender
Pois o mundo lá fora
Num segundo te devora
Dito e feito
Mas eu não dei o braço a torcer
Hoje eu vendo sonhos
Ilusões de romance
Te toco, minha vida
Por um troco qualquer
É o que chamam de destino
Eu não vou lutar com isso
Que seja assim enquanto é
1. Na segunda estrofe, o eu lírico revela que se apaixonou pela garota mais bonita e rica, que o tratava como um escravo ao seu bel-prazer. A expressão destacada significa que a garota agia
a) como ela queria.
b) com autoritarismo.
c) com ternura.
d) sem piedade.
Create a free account and access millions of resources
Similar Resources on Wayground
11 questions
Leitura e Interpretação de textos

Quiz
•
University
13 questions
EDUCAÇÃO E NEUROCIENCIAS

Quiz
•
University
10 questions
Planejamento Estratégico

Quiz
•
University
10 questions
ORATORIA

Quiz
•
12th Grade
10 questions
Texto Verbal e Não-Verbal II

Quiz
•
9th - 12th Grade
10 questions
QUIZ SOBRE INFLAÇÃO

Quiz
•
University
10 questions
Memes

Quiz
•
University
10 questions
Quizizz Trator New Holland TL 5.80

Quiz
•
University
Popular Resources on Wayground
18 questions
Writing Launch Day 1

Lesson
•
3rd Grade
11 questions
Hallway & Bathroom Expectations

Quiz
•
6th - 8th Grade
11 questions
Standard Response Protocol

Quiz
•
6th - 8th Grade
40 questions
Algebra Review Topics

Quiz
•
9th - 12th Grade
4 questions
Exit Ticket 7/29

Quiz
•
8th Grade
10 questions
Lab Safety Procedures and Guidelines

Interactive video
•
6th - 10th Grade
19 questions
Handbook Overview

Lesson
•
9th - 12th Grade
20 questions
Subject-Verb Agreement

Quiz
•
9th Grade
Discover more resources for Education
40 questions
Algebra Review Topics

Quiz
•
9th - 12th Grade
19 questions
Handbook Overview

Lesson
•
9th - 12th Grade
62 questions
Spanish Speaking Countries, Capitals, and Locations

Quiz
•
9th - 12th Grade
20 questions
First Day of School

Quiz
•
6th - 12th Grade
6 questions
Maier - AMDM - Unit 1 - Quiz 1 - Estimation

Quiz
•
12th Grade
21 questions
Arithmetic Sequences

Quiz
•
9th - 12th Grade
21 questions
9th Grade English Diagnostic Quiz

Quiz
•
9th - 12th Grade
7 questions
Characteristics of Life

Interactive video
•
11th Grade - University