Se Liga Filosofia 1°, 2° e 3° trimestres 1°série

Se Liga Filosofia 1°, 2° e 3° trimestres 1°série

1st Grade

16 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

PROGRESIÓN 1: La importancia de las humanidades

PROGRESIÓN 1: La importancia de las humanidades

1st Grade

15 Qs

9º ANO AVALIAÇÃO PROCESSUAL - 2º TRIMESTRE

9º ANO AVALIAÇÃO PROCESSUAL - 2º TRIMESTRE

1st - 10th Grade

20 Qs

3)  Les genres et registres littéraires

3) Les genres et registres littéraires

1st Grade

20 Qs

Quiz sobre Hobbes e o Estado

Quiz sobre Hobbes e o Estado

1st Grade - University

11 Qs

REVISÃO - AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE - 1º ANO E.M.

REVISÃO - AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE - 1º ANO E.M.

1st Grade

17 Qs

EL ESCARABAJO DE ORO- 8B

EL ESCARABAJO DE ORO- 8B

1st Grade

13 Qs

Conceptos

Conceptos

1st - 3rd Grade

15 Qs

Ética tercer parcial

Ética tercer parcial

1st - 10th Grade

15 Qs

Se Liga Filosofia 1°, 2° e 3° trimestres 1°série

Se Liga Filosofia 1°, 2° e 3° trimestres 1°série

Assessment

Quiz

Philosophy

1st Grade

Practice Problem

Hard

Created by

THAYNARA REISER

Used 15+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content in a minute

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

16 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

1. (Unicentro 2010) “Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (…).”

(OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 – p. 11.)

Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.

De acordo com os poemas homéricos, os deuses em nada poderiam interferir no destino dos humanos e, assim, a determinação divina (ananque) se colocava em segundo plano, uma vez que era o acaso (tykhe) quem governava, isto é, possuía a função de ensinar ao homem o que este deveria escolher no momento de sua livre ação.

As poesias de Homero sempre mantiveram a função de educar o homem grego para o pleno exercício da atividade racional que surgiria no século VI a.C., uma vez que, de acordo com historiadores e helenistas, não houve uma ruptura na passagem do mito para o logos, mas sim um processo gradual e contínuo de enraizamento histórico que culminou no advento da filosofia.

Os mitos homéricos serviram de base para a educação, formação e visão de mundo que o homem grego arcaico possuía. Em seus cânticos, Homero justapõe conceitos importantes como harmonia, proporção e questionamentos a respeito dos princípios, das causas e do porquê das coisas. Embora todas essas instâncias apresentavam-se como tal, os mitos não deixaram de lado o caráter mágico, fictício e fabular em que eram narrados.

O mito já era pensamento. Ao formalizar os versos de sua poesia, Homero inaugura uma modalidade literária bem singular no ocidente. As ações dos deuses e dos homens, por exemplo, sempre obedeceram a uma ordem pré-estabelecida, a qual sempre revelou uma lógica racional em funcionamento.

Os mitos tiveram função meramente ilustrativa na educação do homem grego, pois o caráter teórico e abstrato da cultura grega apagou em grande parte os aspectos que se revelariam relevantes na poesia grega.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

2. (UEL – 2004) “Mais que saber identificar a natureza das contribuições substantivas dos primeiros filósofos é fundamental perceber a guinada de atitude que representam. A proliferação de óticas que deixam de ser endossadas acriticamente, por força da tradição ou da ‘imposição religiosa’, é o que mais merece ser destacado entre as propriedades que definem a filosoficidade.”

(OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. Pré-socráticos: a invenção da filosofia. Campinas: Papirus, 2000. p. 24.)

Assinale a alternativa que apresenta a “guinada de atitude” que o texto afirma ter sido promovida pelos primeiros filósofos.

A desconfiança na capacidade da razão em virtude da “proliferação de óticas” conflitantes entre si.

A busca por uma verdade única e inquestionável, que pudesse substituir a verdade imposta pela religião.

A discussão crítica das idéias e posições, que podem ser modificadas ou reformuladas.

A aceitação acrítica das explicações tradicionais relativas aos acontecimentos naturais.

A confiança na tradição e na “imposição religiosa” como fundamentos para o conhecimento.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

3. (UFAC/2004) As lendas sempre foram alicerces para os povos antigos. Os gregos, por exemplo, tributavam suas origens aos heróis que protagonizam a poesia de Homero, e os romanos, aos irmãos Rômulo e Remo, filhos do deus Marte, eternizados no relato do historiador Tito Lívio.

Essas explicações lendárias:

Alteram ou reinventaram fatos históricos, justificando alguma condição ou ação posterior dos homens.

Confirmaram que as civilizações, em sua origem, não possuem vínculos com seu passado lendário, denominado idade das trevas.

Afirmam uma reação inconsciente de todos os povos, que tem por fundamento o ideal religioso, desligado de qualquer interesse político.

São apenas formas artísticas ou literárias independentes dos interesses políticos, por serem estéticas.

Sempre se basearam em acontecimentos reais, com o único propósito de explicar o passado.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

“[…] em lugar de querer apresentar a filosofia como inovação radical, como queria Burnet; e também, em lugar de apresentar a filosofia como pura continuação do herdado, como queria Conford quando afirma que a filosofia era continuação racional do que os mitos narravam, Vernant apresenta as condições históricas, culturais e políticas que marcaram o surgimento da filosofia.”

CHAUÍ, Marilena. Introdução à Filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles.

São Paulo: Cia das Letras, 2002. p. 36. (Adaptado)

De acordo com o excerto acima, a terceira corrente compreende o surgimento da Filosofia de um modo diferente de suas antecessoras, pois considera que a origem da Filosofia foi

promovida pela influência oriental e pelo fenômeno do milagre grego.

impulsionada pela genialidade do povo grego sem influência externa.

decorrente da história e não do súbito despertar do espírito helênico.

provocada pelo expansão do domínio grego sobre os povos bárbaros.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A filosofia surge na Grécia no final do século VII e no início do século VI a.C. Dentre as condições históricas para o seu surgimento, destacam-se as seguintes:

O desenvolvimento das viagens marítimas e a invenção da política.

A importância das cosmogonias e teogonias na organização social e cultural da sociedade grega.

O gradual aprimoramento do pensamento mítico e o desenvolvimento das ciências.

A popularização do pensamento de Platão e Aristóteles na sociedade ateniense.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

É correto afirmar que o homem procura incessantemente responder perguntas que deem sentido a sua vida. A partir do momento que buscou impor outra lógica ao seu pensamento, superando as explicações fantasiosas produzidas pelos mitos, focou na racionalidade o fundamento da verdade. Querer entender o mundo e seus fenômenos moveu os primeiros filósofos. Eles se debruçaram sobre a natureza e aquilo que ordena o Cosmos, estabelecendo novos conhecimentos. Com relação aos primeiros filósofos, qual a opção correta?

Produziram um pensamento voltado essencialmente para os temas metafísicos, deixando de lado o homem no seu fazer político.

Entre os pensadores pré-socráticos não há preocupação com questionamentos mais profundos que exponha a lógica de funcionamento da natureza, seu princípio ordenador, sua essência.

Preocupados com a vida pública nas polis, os primeiros filósofos centraram no homem suas análises a respeito do Cosmos.

Longe de toda e qualquer busca racional, os filósofos pré-socráticos admitiam certo conteúdo cosmogônico em suas explicações, pois ratificavam aquilo que Homero e Hesíodo haviam afirmado ser verdade em relação ao Cosmos.

Os pré-socráticos buscavam explicar o Cosmos e encontrar o princípio ativo que lhe impunha ordem. Valorizado os estudos sobre a natureza, pouco ou nada discutiram sobre a moral, a política ou a metafísica.

7.

MULTIPLE SELECT QUESTION

45 sec • 1 pt

7. A filosofia ocidental origina-se na Jônia e na Magna Grécia. Entre os primeiros filósofos jônicos, destacam-se os nomes de Anaxágoras, Anaximandro, Anaxímenes e Tales de Mileto. Sobre o pensamento dos filósofos jônicos, assinale o que for correto.

Os filósofos jônicos polemizaram contra Sócrates e refutaram a filosofia socrática por considerá-la incapaz de fundamentar qualquer verdade e, por conseguinte, conduzir os homens ao ceticismo.

Sócrates criticava o caráter metafísico e subjetivista da filosofia jônica, pois acreditava que a filosofia deveria indagar a realidade objetiva.

Empédocles, filósofo da Magna Grécia, concordava com os jônicos no que se referia à procura da origem, isto é, a arché do cosmos na physis; todavia, Empédocles discordava dos jônicos, quando eles procuravam a origem em um único elemento da matéria.

A filosofia jônica distingue-se da representação mítica do mundo, pois rompe com uma explicação monogenética e sobrenatural da origem do cosmos, além de apresentar uma concepção natural e pluralista do universo.

A filosofia pré-socrática, que inclui a escola jônica, desenvolveu-se durante um período de grandes mudanças históricas ocorridas no nível jurídicopolítico da organização social da Grécia antiga.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

Already have an account?