QUESTÕES SOCIOLOGIA (GERAL)

QUESTÕES SOCIOLOGIA (GERAL)

9th - 12th Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Movimentos Feministas no Brasil

Movimentos Feministas no Brasil

12th Grade

10 Qs

Cidadania e Diversidade no Brasil

Cidadania e Diversidade no Brasil

12th Grade - University

10 Qs

Missão

Missão

10th Grade

10 Qs

Jogo de Gênero

Jogo de Gênero

10th Grade

10 Qs

O que é ser cidadão

O que é ser cidadão

10th Grade

6 Qs

Revisão ENEM - Sociologia

Revisão ENEM - Sociologia

12th Grade

8 Qs

Avaliação - Sociologia I (2º trimestre)

Avaliação - Sociologia I (2º trimestre)

12th Grade

10 Qs

Recuperação 2°Tri

Recuperação 2°Tri

11th Grade

10 Qs

QUESTÕES SOCIOLOGIA (GERAL)

QUESTÕES SOCIOLOGIA (GERAL)

Assessment

Quiz

Social Studies

9th - 12th Grade

Hard

Created by

BEATRIZ OLIVIERI

Used 1+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 10 pts

As propostas dele não devem ser levadas a sério, pois foi visto bêbado num restaurante.

GALINDO, R. 20 falácias (e as eleições). Disponível em: www.gazetadopovo.com.br. Acesso em: 17 out. 2021 (adaptado).

A afirmação, eficaz como mecanismo de persuasão de eleitores em contextos políticos, constitui-se como uma falácia porque

  1. recorre à circularidade e afirma as suas teses.

  1. ataca a pessoa e desconsidera as suas ideias.

aceita a conclusão e refuta as suas premissas.

evoca a maioria e apresenta os seus argumentos.

apela à autoridade e investiga os seus fundamentos.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 10 pts

Media Image

Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou a segunda edição do estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, com informações fundamentais para análise das condições de vida das mulheres no País.

Com base no infográfico, considere as afirmativas a seguir.

I - Comparando-se os cargos gerenciais ocupados por homens e mulheres, houve uma diferença de 35,2 pontos percentuais em 2020. As mulheres eleitas vereadoras nas câmaras municipais possuem representatividade de 84%;

II - No ensino superior, em 2019, as mulheres apresentam taxa de frequência maior se comparada aos homens. Em relação às mulheres entre os docentes de ensino superior, nos anos de 2003 a 2019, houve um aumento de 3,6 pontos percentuais.;

III - Entre 2011 e 2019, a taxa anual de mortalidade de meninas com menos de 5 anos de idade foi reduzida em 4,4 pontos percentuais, indicando melhoria nas condições de saúde na primeira infância.;

IV - Embora a população feminina com idade igual ou superior a 15 anos seja maior que a masculina, a taxa de participação das mulheres na força de trabalho é de 19,2 pontos percentuais menor que a dos homens, mostrando que estes estão mais inseridos no mercado de trabalho;

V - a simples presença de mulheres em cargos políticos ou gerenciais não assegura a promoção da igualdade de gênero ou a implementação de políticas que beneficiem todas as mulheres. O foco deve ser na qualidade da representação e na capacidade dessas líderes em promover mudanças significativas nas estruturas sociais e econômicas.

Marque a alternativa correta.

F,V,V,V,V

F,V,V,F,V

V,F,V,V,F

V,F,V,V,V

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 10 pts

Decreto-Lei n. 1 949, de 27/12/1937

Art. 1º Fica criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), diretamente subordinado ao presidente da República.

Art. 2º O DIP tem por fim:

h) coordenar e incentivar as relações da imprensa com os poderes públicos no sentido de maior aproximação da mesma com os fatos que se ligam aos interesses nacionais;

n) autorizar mensalmente a devolução dos depósitos efetuados pelas imprensas jornalísticas para a importação de papel para imprensa, uma vez demonstrada, a seu juízo, a eficiência e a utilidade pública dos jornais ou periódicos por elas administrados ou dirigidos.

BRASIL apud CARONE, E. A Terceira República (1937-1945). São Paulo: Difel, 1982 (adaptado).

Com base nos trechos do decreto, as finalidades do órgão criado permitiram ao governo promover o(a)

  1. cerceamento da liberdade de expressão.

  1. diversificação da opinião pública.

  1. privatização dos meios de comunicação.

  1. mercantilização da cultura popular.

4.

MULTIPLE SELECT QUESTION

3 mins • 10 pts

Leia o texto a seguir.

A história indígena é abordada de forma fragmentada e, geralmente, as análises são desenvolvidas linearmente numa perspectiva em que a sociedade nacional é situada hegemonicamente na relação com as sociedades étnicas e minoritárias. Em um dos Relatórios dos Presidentes da Província do Paraná, pode-se perceber que a sociedade indígena Kaingang, mesmo com todos os métodos atrativos utilizados pelo colonizador, não se integrou totalmente à sociedade que se concebia civilizada.

Adaptado de: STOCKMANN, Jaime. Colonização e integração kaingang na sociedade paranaense. Revista ANALECTA. Guarapuava, Paraná v. 2 nº 1, p.123-138, jan./jun.2001.

Em relação ao texto, marque as alternativas corretas.

 O colonizador utilizou métodos atrativos com o objetivo de mobilizar o indígena em sua economia como mão de obra escravizada, buscando eliminar as formas de resistência e descaracterizar sua comunidade.

Os indígenas podiam seguir com seus hábitos e costumes, inclusive mantendo as autoridades de suas tribos, desde que servissem aos ideais do colonizador.

O aldeamento foi uma forma encontrada de deslocar as populações indígenas de seu território para outro, reduzindo o seu espaço, pretendendo destruir seu mundo mítico e criando mecanismos de dominação.

Os povos originários, a despeito de sua captura, desenvolviam táticas de resistência, demonstrando papel ativo desses grupos diante das estratégias de dominação impostas pelos colonizadores.

O discurso de vazio demográfico que sustentou a ocupação de diferentes localidades foi negado por autoridades públicas como justificativa para resolver o problema das zonas consideradas inférteis.

5.

MULTIPLE SELECT QUESTION

3 mins • 10 pts

Lara Croft é uma personagem bastante popular na cultura contemporânea. Na indústria dos games, assim como no universo da propaganda, circulam significados e representações sobre diferentes aspectos do mundo social. Entre eles, os corpos femininos cuja objetificação é uma estratégia comunicacional muito frequente.

Com base nos conhecimentos da crítica sociológica sobre a representação dos corpos na propaganda, considere as afirmativas a seguir e marque as alternativas corretas.

O conceito de indústria cultural, concebido pelos filósofos que estudaram as propagandas e as imagens midiáticas características do capitalismo, refere-se às estratégias de objetificação e representação do corpo feminino, presentes na indústria dos games.

As experiências corporais são constitutivas da formação das identidades e, quando retratadas pela propaganda de forma homogênea ou estereotipada, podem contribuir para os fenômenos de invisibilizar certos grupos ou gerar e reforçar preconceitos.

 O corpo feminino é retratado nas propagandas de games e nos produtos de beleza, de modo que seus atributos naturais — perfeição, harmonia e sensualidade — sejam destacados, a fim de garantir às mulheres o reconhecimento social e a valorização, pelas quais lutam os movimentos de mulheres.

O conceito de indústria cultural, conforme discutido por filósofos e teóricos da comunicação, não se limita a estratégias de objetificação do corpo feminino, mas também abrange formas de empoderamento e representação positiva das mulheres na mídia, incluindo a indústria dos games.

Utilizar corpos femininos elegantes, brancos, esbeltos, “perfeitos” em propagandas, é uma forma de associar ao produto atributos subjetivos, fazendo com que os consumidores se identifiquem com os “benefícios” do produto, estimulando e facilitando o consumo.