FILOSOFIA - 3ABC - SIMULADO

FILOSOFIA - 3ABC - SIMULADO

12th Grade

15 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Quiz sobre Epicurismo

Quiz sobre Epicurismo

3rd Grade - University

10 Qs

Nietzsche

Nietzsche

12th Grade

10 Qs

Sócrates

Sócrates

10th - 12th Grade

10 Qs

Tróia – Filosofia e Ética na Guerra

Tróia – Filosofia e Ética na Guerra

1st Grade - University

10 Qs

ÉTICA E MORAL

ÉTICA E MORAL

1st - 12th Grade

13 Qs

FIL 08 BANK ÉTICA

FIL 08 BANK ÉTICA

11th - 12th Grade

17 Qs

IF - História econômica do PR: [RP71] - 1tri - [Q02]

IF - História econômica do PR: [RP71] - 1tri - [Q02]

11th Grade - University

20 Qs

2A Arnaldo_Filosofia_Se Liga_2º TRIM_Atividade 3 (2,0)

2A Arnaldo_Filosofia_Se Liga_2º TRIM_Atividade 3 (2,0)

12th Grade

10 Qs

FILOSOFIA - 3ABC - SIMULADO

FILOSOFIA - 3ABC - SIMULADO

Assessment

Quiz

Philosophy

12th Grade

Hard

Created by

FRANCISCO MIRANDA

Used 1+ times

FREE Resource

15 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

“O fim último, causa final e desígnio dos homens, ao introduzir uma restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita; quer dizer, o desejo de sair da mísera condição de guerra que é a consequência necessária das paixões naturais dos homens, como o orgulho, a vingança e coisas semelhantes. É necessário um poder visível capaz de mantê-los em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito às leis, que são contrárias a nossas paixões naturais” (HOBBES, T. M. Leviatã. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (adaptado)). Para o autor, o surgimento do estado civil estabelece as condições para o ser humano

internalizar os princípios morais, objetivando a satisfação da vontade individual.

obter a situação de paz, com a garantia legal do seu bem-estar.

aderir à organização política, almejando o estabelecimento do despotismo.

aprofundar sua religiosidade, contribuindo para o fortalecimento da Igreja.

assegurar o exercício do poder, com o resgate da sua autonomia.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

“Antes que a arte polisse nossas maneiras e ensinasse nossas paixões a falarem a linguagem apurada, nossos costumes eram rústicos. Não era melhor, mas os homens encontravam sua segurança na facilidade para se reconhecerem reciprocamente, e essa vantagem, de cujo valor não temos mais a noção, poupava-lhes muitos vícios” (ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre as ciências e as artes. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (adaptado)). No presente texto, o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) exalta uma condição que teria sido vivenciada pelo homem em qual situação?

No sistema monástico, pela valorização da religião.

No estado de natureza, pelo exercício da liberdade.

Na existência em comunidade, pela comunhão de valores.

No modelo de autogestão, pela emancipação do sujeito.

Na vida em sociedade, pela abundância de bens.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Texto 1

“Até aqui expus a natureza do homem (cujo orgulho e outras paixões o obrigaram a submeter-se ao governo), juntamente com o grande poder do seu governante, o qual comparei com o Leviatã, tirando essa comparação dos dois últimos versículos do capítulo 41 de Jó, onde Deus, após ter estabelecido o grande poder do Leviatã, lhe chamou Rei dos Soberbos. Não há nada na Terra, disse ele, que se lhe possa comparar” (HOBBES, T. O Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003).

 

Texto 2

“Eu asseguro, tranquilamente, que o governo civil é a solução adequada para as inconveniências do estado de natureza, que devem certamente ser grandes quando os homens podem ser juízes em causa própria, pois é fácil imaginar que um homem tão injusto a ponto de lesar o irmão dificilmente será justo para condenar a si mesmo pela mesma ofensa” (LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo civil. Petrópolis: Vozes, 1994).

 

Thomas Hobbes e John Locke, importantes teóricos contratualistas, discutiram aspectos ligados à natureza humana e ao Estado. Thomas Hobbes, diferentemente de John Locke, entende o estado de natureza como um(a)

organização pré-social e pré-política em que o homem nasce com os direitos naturais: vida, liberdade, igualdade e propriedade.

capricho típico da menoridade, que deve ser eliminado pela exigência moral, para que o homem possa constituir o Estado civil.

situação em que os homens nascem como detentores de livre-arbítrio, mas são feridos em sua livre decisão pelo pecado original.

condição de guerra de todos contra todos, miséria universal, insegurança e medo da morte violenta.

estado de felicidade, saúde e liberdade que é destruído pela civilização, que perturba as relações sociais e violenta a humanidade.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

“Sendo os homens, por natureza, todos livres, iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento. A maneira única em virtude da qual uma pessoa qualquer renuncia à liberdade natural e se reveste dos laços da sociedade civil consiste em concordar com outras pessoas em juntar-se e unir-se em comunidade para viverem com segurança, conforto e paz umas com as outras, gozando garantidamente das propriedades que tiverem e desfrutando de maior proteção contra quem quer que não faça parte dela” (LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo civil. Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1978). Segundo a Teoria da Formação do Estado, de John Locke, para viver em sociedade, cada cidadão deve

manter a liberdade do estado de natureza, direito inalienável.

  abrir mão de seus direitos individuais em prol do bem comum.

abdicar de sua propriedade e submeter-se ao poder do mais forte.

  concordar com as normas estabelecidas para a vida em sociedade.

renunciar à posse jurídica de seus bens, mas não à sua independência.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

O que é ética? O que é moral? No encaminhamento dessas questões, precisamos voltar ao sentido originário da ética e da moralidade. Todas as morais, por mais diversas, nascem de um transfundo comum, que é a ética. Ética somente existe no singular, pois pertence à natureza humana, presente em cada pessoa, enquanto a moral está sempre no plural, porque são as distintas formas de expressão cultural da ética. (BOFF, Leonardo, Ethos Mundial, 2003, p. 27-28. Adaptado.). Acerca desse assunto, analise os itens seguintes:

I.                    A ética se constitui como ciência da moral. A ética é teoria, parte do fato da existência da história da moral.

II.                  A esfera da ética é o campo de investigação da moral, área da filosofia que fundamenta as questões dos valores.

III.                A moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano, relacionados com os valores éticos.

IV.                Um dos grandes problemas da ética diz respeito à polêmica entre o relativismo moral e ética objetiva. Ou seja, os que defendem que os valores éticos são objetivos e universais e os que enfatizam que toda moral é relativa à determinada cultura.

V.                  A filosofia moral, mesmo sendo uma só em princípio, constituída de preceitos concretos, que orientam o comportamento humano e lhe dão forma, há de mudar conforme vai mudando o material histórico.

Estão corretos:

I, IV e V

I, II e V

  II, III e V

II, III e IV

  I, III e V

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

“O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles (…) A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda- se, portanto, em convenções” (J.J. Rousseau, Do Contrato Social, in Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 22). A respeito da citação de Rousseau, é correto afirmar:

Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.

Aproxima-se do pensamento absolutista, que atribuía aos reis o direito divino de manter a ordem social.

Filia-se ao pensamento cristão, por atribuir a todos os homens uma condição de submissão semelhante à escravatura.

Filia-se ao pensamento abolicionista, por denunciar a escravidão praticada na América, ao longo do século XIX.

Aproxima-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a sociedade, governada por autogestão.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Sobre ética e moral, assinale a alternativa correta:

  A ética é a ciência do dever, da desobrigatoriedade que rege a conduta dos seres humanos.

Não agimos de forma “moral” se obedecermos às regras que a sociedade estabelece.

As normas morais não variam de acordo com a cultura, período histórico e localidade.

Moral não é adquirida ao logo da vida, por meio de experiências, e sim de forma repentina no meio que vive.

Ética vem do grego “ethos”, que significa “modo de ser” ou “caráter”. Moral de origem latina “Morales”, e que significa “relativo aos costumes”.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?