1s seliga 1o tri PV

1s seliga 1o tri PV

2nd Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Projeto de vida e coletividade

Projeto de vida e coletividade

2nd Grade

2 Qs

Projeto de Vida

Projeto de Vida

2nd Grade

10 Qs

Projeto Coletivo - Ubuntu - 2°Ano - P.V.

Projeto Coletivo - Ubuntu - 2°Ano - P.V.

2nd Grade

2 Qs

Construindo Meu Projeto de Vida

Construindo Meu Projeto de Vida

2nd Grade

10 Qs

SE LIGA 2º ANO PROJETO DE VIDA 3º TRI

SE LIGA 2º ANO PROJETO DE VIDA 3º TRI

2nd Grade

10 Qs

GIUBILEO 2025

GIUBILEO 2025

1st - 5th Grade

10 Qs

Projeto de Vida

Projeto de Vida

2nd Grade

8 Qs

Autoavaliação e Desenvolvimento Pessoal

Autoavaliação e Desenvolvimento Pessoal

2nd Grade

5 Qs

1s seliga 1o tri PV

1s seliga 1o tri PV

Assessment

Quiz

Life Project

2nd Grade

Easy

Used 2+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE SELECT QUESTION

45 sec • 1 pt

Considerando nossas aulas e as duas letras de música abaixo, ASSINALE AS 3 CORRETAS:

Foi a noite de um dia difícil / E eu tenho trabalhado como um cachorro / Foi a noite de um dia difícil / 

Eu deveria estar dormindo como um tronco / Mas quando eu chegar em casa para você / Eu acho as coisas que você faz

Vão fazer eu me sentir bem (A Hard Day’s Night - Beatles / 1964; traduzida)


A disciplina “Projeto de Vida”, na sua proposta de currículo e habilidades a serem desenvolvidas, se baseia apenas em aspectos subjetivos dos estudantes.

A preocupação em tornar um “Projeto de Vida” em um plano “concreto” é completamente desnecessária, haja vista ser uma preocupação, por si só, já é tão presente nas nossas vidas.   

A “matéria” Projeto de Vida se baseia em dois pilares importantes: o Autoconhecimento e  o Conhecimento da vida profissional. A ideia é que um “Projeto de Vida” deve ser sempre aperfeiçoado, porque é normal do ser humano adquirir novos conhecimentos e mesmo mudar suas percepções sobre sua vida (e etc.), ao longo do tempo.

A disciplina “Projeto de Vida” não tem o foco restrito aos aspectos da vida profissional do estudante, mas busca pensar a sua preparação de forma ampla, abordando outros aspectos da vida para além do “mundo do trabalho”.

O “componente curricular” (ou “matéria”) “Projeto de Vida” tem como objetivo principal fornecer aos alunos a possibilidade de conhecer,para pensar e escolher caminhos de sua formação profissional desde o 1o ano do Ensino Médio.

2.

MULTIPLE SELECT QUESTION

45 sec • 1 pt

Media Image

A história em quadrinhos AO LADO é mais ilustrativa para você pensar sobre  a componente curricular “Projeto de Vida”. Sobre esta “matéria”, ASSINALE AS DUAS ERRADAS:

O componente curricular “Projeto de Vida” serve, entre outros motivos, para ajudar o aluno a escolher qual caminho pretende seguir nos anos posteriores ao 1o ano do Ensino Médio, por exemplo: se ele/ela quer se aproximar mais das áreas das “humanas” ou das “exatas”.


Esta matéria existe no currículo escolar desde os anos 2000.


A matéria “Projeto Vida” estimula os alunos a pensar em outras dimensões da vida, para além da carreira, como (por exemplo) a vida  pessoal, familiar, social e cidadã.


O “Projeto de Vida” também estimula os alunos a pensar sobre sua vida financeira, já que este aspecto está também associado aos planos profissionais e pessoais dos alunos/as.


Um dos princípios de construção do “Projeto de Vida” é que os alunos/as sejam extremamente racionais e realistas, por isso não se prendam muito na  “busca dos seus sonhos”.  

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Pensar a nossa vida, a partir de um projeto, é tudo isso, menos:

Desenhar nossos ideais  – preferências, desejos e metas.

Projetar somente o nosso futuro, não importando nossas origens e contexto de vivência.

Reconhecer nossos potenciais – capacidades, aptidões e talentos.


Direcionar-nos ao mercado de trabalho – para qualificação e padrão de vida.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O desenvolvimento das competências socioemocionais relacionadas ao EU, inclui apenas:

Não desenvolver amor próprio, por considerar somente a importância dos outros.


Buscar somente os nossos interesses, com ambição.

Desenvolver o autocuidado e o autoconhecimento para uma vida de bem-estar, com saúde física e emocional.

Não se importar com a opinião dos outros, mas focar nossa vida de maneira egoísta.


5.

MULTIPLE SELECT QUESTION

45 sec • 1 pt

Media Image

Veja o meme ao lado, depois assinale as trÊs corretas:

No processo de desenvolvimento/crescimento alguns indivíduos/as tem dificuldade de aprimorar a paciência, lidar com a frustração e interagir com respeito com as “outras” pessoas.. Se mostram emocionalmente pouco maduros, buscando apenas os seus próprios interesses, egoisticamente, e geralmente querem tudo de forma imediata. Isso pode levar ao próprio sofrimento ou, em casos graves, até a sociopatia. 


Não se sabe exatamente quando o ser humano começa a ter a percepção do “eu”. O que as principais teorias psicológicas afirmam é que esta percepção só acontece na vida adolescente.

A "teoria dos conjuntos” (da matemática) pode ser utilizada como uma forma para entender o “encaixe” do nosso “eu” em sociedade, enxergando o que temos de diferente com os outros, o que temos de semelhança, e como as pessoas interagem, entre semelhanças e diferenças, em uma sociedade.

Há um momento, em nossa fase de desenvolvimento e crescimento, que começamos a perceber as outras pessoas que participam conosco, em nossa história. Aos poucos, e com apoio de nosso ambiente formativo, vamos reconhecer que esses “outros” podem ser parecidos ou muito diferentes de nós, mas que precisamos interagir com eles. É o/a irmãozinho(a), coleguinha da escola, membros de nossa família e convivência. Quando esse círculo de reconhecimento se alarga passamos a desenvolver a consciência de que vivemos em uma sociedade, e precisamos interagir/conviver com pessoas que não conhecemos, que (assim como nós) tem também seus próprios interesses.

A psicologia nos diz que em nosso processo de crescimento passamos pela fase egocêntrica. Neste momento, desenvolvemos a compreensão de que devemos ser solidários e interagir o máximo possível com os outros, valorizando o respeito e a busca do entendimento do próximo.