Avaliação do 1º Bimestre - 7º ano A

Avaliação do 1º Bimestre - 7º ano A

7th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Reforma e Contrarreforma

Reforma e Contrarreforma

7th Grade

10 Qs

7° ano B: Africanos no Brasil

7° ano B: Africanos no Brasil

7th Grade

15 Qs

Reforma Religiosa e Contrarreforma

Reforma Religiosa e Contrarreforma

7th - 12th Grade

15 Qs

Mercantilismo e motivações da Expansão Marítima

Mercantilismo e motivações da Expansão Marítima

7th Grade

15 Qs

As Primeiras Civilizações

As Primeiras Civilizações

7th Grade

13 Qs

História do BRASIL

História do BRASIL

7th Grade

10 Qs

Feudalismo

Feudalismo

7th Grade

10 Qs

Era Napoleônica

Era Napoleônica

1st Grade - University

10 Qs

Avaliação do 1º Bimestre - 7º ano A

Avaliação do 1º Bimestre - 7º ano A

Assessment

Quiz

History

7th Grade

Medium

Created by

LUCIANE FRANCOSO

Used 2+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

(EF07HI01)Leia o texto a seguir para responder às questões:

A ideia de modernidade surge, segundo Jacques Le Goff, quando há um sentimento de ruptura com o passado. [...] Andrew Edgar apresenta a modernidade como um termo derivado do latim modernus [...] que desde o século v [...] passou a ter diversos significados. Na origem, opunha-se ao passado pagão; a partir do século XVI, todavia, quando os eruditos revalorizaram a cultura pagã, ser moderno era se opor ao medieval e não ao antigo ou à Antiguidade. Os homens do século XVI julgavam estar vivendo em um mundo novo (moderno), embora o passado greco-romano devesse ser respeitado na construção desse novo mundo e do novo homem, liberto do “obscurantismo” medieval.

Nesse sentido, a Era Moderna é de fato moderna, ao menos para os que nela viveram.

Podemos definir a modernidade como um conjunto amplo de modificações nas estruturas sociais do Ocidente [...]. Nesse sentido, [...] modernidade é um conceito estritamente vinculado ao pensamento ocidental, sendo um processo de racionalização que atinge as esferas da economia, da política e da cultura.

Com a passagem para o Estado liberal burguês, no século XVIII, a dominação política deixou de estar vinculada ao carisma, ao Direito Divino, ao costume, à tradição, e passou a ser legitimada em fundamentos racionais [...] No plano cultural [...] o mundo moderno só poderia ser entendido pela razão, sem necessitar recorrer a mitos, a lendas, ao temor, à superstição. Ou seja, a ciência ganhou um poder de compreensão do mundo que deveria permitir ao homem escapar de visões mágicas.

Fonte: Dicionário de conceitos históricos, Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva.

Julgue as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F) com base no texto nas temáticas sobre a Modernidade. I. A expansão marítima durante a Idade Moderna levou à exploração e colonização de novos territórios, o que resultou na exploração de povos e etnias em várias regiões do mundo. II. A acumulação de capital durante a Idade Moderna foi impulsionada pela exploração de recursos naturais e pela expansão do comércio, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento burguês. III. A ciência na Idade Moderna permaneceu estagnada, sem grandes avanços ou descobertas significativas, devido à forte influência da Igreja Católica. IV. A modernidade, com seu processo de racionalização, impactou profundamente as esferas da economia, política e cultura, promovendo a separação entre ciência e religião e a valorização do conhecimento científico.

V – V – V – V.

V – V – F – F.

F – V – F – V

V – V – F – V.

2.

MULTIPLE SELECT QUESTION

10 mins • 1 pt

(EF07HI04)Leia o texto a seguir para responder às questões: [...] o humanismo é um movimento intelectual que fundamentou o período do renascimento. Sua maior característica é [...] a figura humana como o centro das coisas, o ator principal das artes. [...] Quando Michelângelo, um dos grandes pintores do renascimento, afirma que é preciso libertar a figura humana de todos os excessos, ele também fala que é preciso libertar o humano da figura. O humanismo é o cerne, é o âmago dessa revolução intelectual. Ele traz para o campo das artes, da literatura, da própria ciência e da poesia uma visão mais nobre e humana. Já o movimento da renascença é um conjunto de padrões de comportamento nas artes. Esses padrões [...] são uma oposição ao medieval, uma ruptura com as tradições obsoletas, que apresentam um mundo novo e uma realidade mais dinâmica. O Renascimento é a forma de percepção intelectual dessa realidade mais iluminada, mais humana. Ele veio para transformar de uma vez por todas o que era antigo, no que é revolucionariamente novo [...] O humanismo é, portanto, parte constitutiva do Renascimento [...]. Entre os grandes nomes do renascimento estão Petrarca, na poesia; Dante Alighieri, no âmbito da literatura; e nomes essenciais na pintura como Michelangelo, Rafael Sanzio e Leonardo da Vinci. Uma das criações do renascimento foi o retrato. Mas o retrato não é somente pintar a pessoa, mas o olhar. Não é a boca, mas o sorriso. A dor, tudo que envolve o humano [...]. [...] as figuras humanas aparecem sempre maior e em mais evidência do que outros elementos. [...] esse resgate novo, esse mostrar o homem glorificado é uma revolução, que vai trazer a principal característica humanismo [...]. Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/educacao/noticia/2018/10/23/projeto-educacao-entenda-a-relacao-entre-o-renascimento-e-o-humanismo.ghtml. A partir de seus conhecimentos sobre o Renascimento e o Humanismo, relacione as especificidades dos expoentes desse período e assinale duas alternativas corretas.

Valorização do indivíduo e da capacidade de autodeterminação, com inspiração na cultura greco-romana, como percebido nas obras de Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Manutenção das tradições modernas e foco na religiosidade, com ênfase no teocentrismo, como defendido por Dante Alighieri.

Curiosidade científica e crítica, promovendo a observação e a experimentação, como exemplificado pelos trabalhos de Galileu Galilei e Nicolau Copérnico.

Desprezo pela figura humana e valorização da razão, como visto nas obras de Rafael e Botticelli.

3.

MULTIPLE SELECT QUESTION

10 mins • 1 pt

(EF07HI05)Leia os textos a seguir para responder às questões: 21. Erram, portanto, os pregadores de indulgências que afirmam que a pessoa é absolvida de toda pena e salva pelas indulgências do papa. [...] 41. Deve-se pregar com muita cautela sobre as indulgências apostólicas, para que o povo não as julgue erroneamente como preferíveis às demais boas obras do amor. Fonte: 95 teses [1517], Martinho Lutero. [...] Em outubro de 1517, o então frade e teólogo Martinho Lutero afixou uma folha impressa contendo 95 teses que dariam início à Reforma Protestante. [...] Corrupção do clero, luxo excessivo em Roma e negligência eclesiástica são causas comumente associadas à reforma. [...] Algo que afligia os cristãos da época era o problema da “salvação espiritual”: como alcançar o reino dos céus? Lutero, estudioso da religião, havia chegado à conclusão de que as pessoas não poderiam se tornar mais aceitáveis aos olhos de Deus por meio do apego a “coisas religiosas” [...] ou compra de indulgências – [...] produtos e serviços oferecidos exclusivamente pela Igreja Católica, [...]. A Reforma “representou para a população da Europa sua primeira experiência de mobilização em massa em favor de uma causa ideológica”. [...] toda a fé cristã ocidental foi transformada, inclusive a católica. Houve maior empenho das igrejas (das novas e da velha) em fazer com que suas doutrinas fossem melhor compreendidas pelos fiéis. Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/10/1923892-embriao-dos-evangelicos-reforma-protestante-completa-500-anos.shtml. Sobre o contexto histórico da Europa e a Reforma Protestante, avalie as afirmações a seguir e assinale duas alternativas corretas.:

A venda de indulgências era amplamente aceita e não foi criticada por Martinho Lutero, que acreditava que era uma forma legítima de alcançar a salvação espiritual

A corrupção do clero e o luxo excessivo em Roma foram causas associadas à Reforma Protestante, que também se deu em meio ao fortalecimento da burguesia e o crescimento da atividade comercial na Europa.

O Renascimento cultural e o Humanismo, junto com a expansão marítima e o contato com novas culturas, contribuíram para o questionamento da autoridade da Igreja Católica.

A formação dos Estados Nacionais e o aumento do sentimento nacionalista enfraqueceram a autoridade da Igreja Católica, mas a expansão marítima levou ao isolamento cultural, diminuindo o questionamento da Igreja.

4.

MULTIPLE SELECT QUESTION

10 mins • 1 pt

(EF07HI04)William Shakespeare, em sua obra "Hamlet", exalta as capacidades e a nobreza do ser humano, refletindo a visão de sua época. Roger Bacon, por sua vez, incentiva a busca pelo conhecimento, relacionada a um conceito igualmente de sua época. A partir da leitura dos textos e de seus conhecimentos, analise o parágrafo a seguir e selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas de acordo com o tema.

O ______ foi um movimento intelectual que teve seu auge durante o ______, entre os séculos XIV e XVII. Ele valorizava a dignidade, a ______ e o potencial humano, focando no estudo das ______ e das artes. Esse movimento se afastava dos ______ da Igreja e promovia progressos na ______, Matemática, Engenharia e Medicina.

Iluminismo – Idade Média – fé – religiões – tradições – Filosofia.

Humanismo – Renascimento – razão – ciências – dogmas – Física.

Humanismo – Antiguidade – emoção – artes – rituais – Psicologia.

Renascimento – Humanismo – fé – ciências – tradições – Astronomia.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

(EF07HI05) Observe a imagem , leia o enunciado e responda a questão:

A teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico, foi elaborada pelo astrônomo grego Claudio Ptolomeu no início da Era Cristã, defendida em seu livro intitulado Almagesto. O geocentrismo estabelecia que o planeta era estacionário, isto é, que ele não realizava nenhum tipo de movimento: nem em torno de seu próprio eixo, nem em torno do Sol.

Veja mais sobre "Geocentrismo" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geocentrismo.htm.

Sendo assim , o que foi o Geocentrismo?

A concepção que considera Deus o centro do mundo.

A concepção que coloca a Terra como

o centro do universo.

A concepção que coloca o Sol como o centro do universo.

A concepção que considera o Homem o centro do mundo.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

(EF07HI05) Observe a imagem e leia o texto para responder a questão:

O Concílio de Trento foi uma série de reuniões realizadas pela Igreja Católica, no contexto da chamada Contrarreforma Católica, para combater os efeitos da Reforma Protestante. Ocorreu entre 1545 e 1563 na cidade que dá nome ao concílio e foi uma resposta às críticas feitas a Igreja Católica pela Reforma Protestante .

A partir das imagens e de seus conhecimentos sobre o tema, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa que descreve corretamente alguns desses aspectos.

A Contrarreforma reafirmou a autoridade do Papa, proibiu a venda de indulgências e limitou as práticas de investidura.

A Contrarreforma foi contra a moralização do clero, permitiu a venda de indulgências e aboliu a Inquisição.

A Contrarreforma permitiu a venda de indulgências, reafirmou a autoridade do Papa e aboliu todos os sacramentos.

A Contrarreforma aboliu os sacramentos, permitiu a venda de indulgências e foi contra a moralização do clero.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

(EF07HI03)Observe atentamente a imagem e leia o enunciado e depois responda a questão:

A arte kusiwa, praticada pelo povo kusiwa, no Amapá, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil em 2002 e revalidada recentemente. A partir dos seus conhecimentos e da imagem, avalie as afirmativas a seguir sobre o que é considerado um patrimônio imaterial e assinale a alternativa correta:

Uma pintura em uma caverna, que é uma representação artística feita em rochas.

Um vaso de cerâmica, que é uma peça de arte feita de barro.

A arte kusiwa, que inclui pinturas corporais e desenhos que representam a identidade cultural desse povo do Amapá.

Um edifício histórico, que é uma construção antiga preservada por seu valor histórico.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?