Quizizz História

Quizizz História

9th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Tarefa de História

Tarefa de História

9th Grade

10 Qs

AVALIAÇÃO DE HISTORIA  9º ANO

AVALIAÇÃO DE HISTORIA 9º ANO

9th Grade

10 Qs

Recuperação de História

Recuperação de História

9th Grade

10 Qs

AV2 1º TRIMESTRE 9ºA E 9ºB

AV2 1º TRIMESTRE 9ºA E 9ºB

9th Grade

10 Qs

Recuperação II

Recuperação II

9th Grade

10 Qs

QUIZZ 9º ano (formadores)

QUIZZ 9º ano (formadores)

9th Grade

10 Qs

GUERRA DE CANUDOS

GUERRA DE CANUDOS

9th Grade

11 Qs

Revisao de conteúdos- História

Revisao de conteúdos- História

9th Grade

10 Qs

Quizizz História

Quizizz História

Assessment

Quiz

History

9th Grade

Hard

Used 1+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A Primeira República foi marcada pela eclosão de vários movimentos revoltosos. Um dos primeiros foi a Guerra de Canudos (1896-1897) que teve características messiânicas. Por que Canudos é considerado um movimento messiânico?

  1. Foi um movimento liderado pelo beato Antônio Conselheiro que fazia pregações religiosas e se considerava um enviado por Deus que salvaria o povo da miséria e da exploração.

  1. Foi um movimento organizado pela Igreja Católica e se organizou em torno dos milagres atribuídos ao Padre Cícero.

  1. Foi um movimento marcado pela superstição e pela religiosidade de matriz africana trazida para o sertão por descendentes de escravizados.

  1. Canudos se organizou em torno da devoção a São João Batista e reuniu tanto coronéis do interior do nordeste como pessoas pobres.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O governo republicano enviou quatro expedições para destruir o arraial de Canudos que havia reunido mais de 20 mil pessoas. Por que o governo decidiu destruir Canudos?

  1. Os sertanejos formaram um poderoso exército que promovia o terror no sertão nordestino e ameaçava as cidades do entorno.

Sob a liderança de Antônio Conselheiro, os sertanejos de Canudos pretendiam formar uma província separada do Brasil com uma monarquia hereditária.

  1. Houve uma grande epidemia de varíola na região que ameaçava se espalhar pelo sertão nordestino. Assim, o governo republicano decidiu montar uma barreira sanitária e impedir o alastramento da doença.

  1. A autonomia de Canudos, a vida conforme a leitura da Bíblia (feita por Conselheiro) e a decisão de não pagar os novos impostos lançados pelo governo foram vistas pelas autoridades como uma ameaça.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O texto a seguir é uma mensagem deixada por um dos líderes do Contestado. Leia-a com atenção.

“ Nós estava em Taquaruçu tratando da nossa devoção e não matava e nem roubava. O Hermes mandou suas forças covardemente nos bombardear onde mataram mulheres e crianças. Portanto, o causante de tudo isto é o bandido do Hermes e, portanto, nós queremos a lei de Deus que é a Monarquia. O governo da República toca os filhos brasileiros dos terrenos que pertencem à nação e vende para o estrangeiro, nós agora estamos dispostos a fazer prevalecer os nossos direitos”. 

PEREIRA, Paulino apud D’ANGELIS, Wilmar. Contestado: a revolta dos sem-terra. São Paulo: FTD, 1991. p. 20. (Cinco séculos de resistência).

Com base no texto, quem está sendo responsabilizado pela destruição da comunidade sertaneja do Contestado? 

  1. O então presidente Hermes da Fonseca (1910-1914), identificado corretamente como a maior autoridade da República. Daí a opção do sertanejo pela “lei de Deus”, que, para ele, era a Monarquia.

O monge José Maria que prometeu retornar após seu desaparecimento em batalha, mas que não retornou frustrando os desejos dos sertanejos.

  1. O Exército Brasileiro, especialmente Duque de Caxias, comandante das tropas que atacaram as vilas santas do Contestado.

  1. João Gualberto, o comandante das tropas  da Polícia mandadas pelo governo do Paraná, que impediu que os sertanejos ampliassem as vilas santas para território paranaense.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A Guerra de Canudos (1896-1897) e a Guerra do Contestado (1912-1916) embora separadas no tempo e no espaço apresentaram características em comum. Sobre essas características considere as afirmações a seguir:

I) Os dois movimentos apresentaram características messiânicas.

II) Os dois movimentos ocorreram no meio rural e se constituíram em lutas pela terra.

III) Nos dois movimentos houve violenta repressão do governo republicano.

IV) Antônio Conselheiro foi líder dos dois movimentos.

São corretas apenas:

  1. I e II

  1. II e IV

  1. III e IV

  1. I, II e III

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Sobre a Revolta conhecida como Revolta da Chibata assinale a alternativa correta:

  1. Foi uma revolta de operários contra os castigos impostos nas fábricas. No começo do século XX os operários eram submetidos a castigos físicos quando não cumpriam com as quotas de produção exigidas pelos patrões nas fábricas.

  1. Foi uma revolta popular motivada pelas reformas urbanas realizadas pelo prefeito do Rio de Janeiro Pereira Passos e pela imposição da vacina obrigatória pelo governo da República. Os revoltosos apanhavam da polícia com chicote, por isso o nome Revolta Chibata.

  1. Foi uma revolta de marinheiros, na sua maioria negros que se iniciou após um marinheiro receber várias chibatas aos olhos de toda a tripulação. Os marinheiros reivindicavam melhores condições como: o fim dos castigos físicos impostos para quem cometesse faltas, bem como melhor alimentação e melhores salários que eram muito baixos para os cargos de baixa patente.

  1. Foi uma revolta de escravos pelo fim da escravidão que aconteceu no Rio de Janeiro liderada pelo movimento abolicionista que contava com a participação de negros e brancos, muitos deles artistas, advogados, jornalistas e escritores. A revolta teve fim com a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

 A charge a seguir foi publicada na revista O Malho, de 29 de outubro de 1904 e parecia prever a revolta que se instalaria na cidade poucos dias depois. 

Disponível: https://bityli.com/zfXLdS

A charge ironiza: 

  1. a fúria da população contra a vacinação obrigatória e as demais arbitrariedades do governo.

  1. o confronto entre os defensores da vacina (a maioria militares) e os contrários (os operários do Rio de Janeiro).

  1. o desemprego dos profissionais de saúde devido à suspensão da vacinação obrigatória.

  1. um conflito étnico-racial entre a população negra pobre e os militares enviados pelo governo municipal para desocupar o centro do Rio de Janeiro.