Revisão 2A/B

Revisão 2A/B

2nd Grade

9 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

GEO - EF - 9ºAno - Aula 10 - crises econômicas e globalização

GEO - EF - 9ºAno - Aula 10 - crises econômicas e globalização

2nd Grade

12 Qs

Pontos Extremos do Brasil

Pontos Extremos do Brasil

1st - 5th Grade

10 Qs

cartografia

cartografia

1st - 3rd Grade

10 Qs

Coordenadas Geográficas (revisão)

Coordenadas Geográficas (revisão)

1st - 12th Grade

14 Qs

Geografia

Geografia

1st - 5th Grade

11 Qs

FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

2nd Grade

10 Qs

Mudanças Climáticas

Mudanças Climáticas

2nd Grade

13 Qs

Navegação - parte 1

Navegação - parte 1

1st Grade - Professional Development

10 Qs

Revisão 2A/B

Revisão 2A/B

Assessment

Quiz

Geography

2nd Grade

Hard

Created by

Vanilza Andrade

Used 2+ times

FREE Resource

9 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

 

 (UNIOEST) Desde março de 2011, estima-se que o conflito na Síria tenha causado a morte de 100 mil pessoas, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). Estima-se que 6,8 milhões de pessoas necessitem de assistência humanitária urgente. Há mais de 2 milhões de refugiados sírios nos países vizinhos e no Norte da África. Cerca de 1,2 milhão de famílias tiveram suas casas atingidas (ONU Brasil).

Sobre o conflito na Síria, assinale a alternativa CORRETA.

Trata-se de um conflito entre Israel e o governo de Bashar Al-Assad que disputam o controle e a influência sobre o território vizinho do Líbano

Trata-se de um conflito entre árabes e curdos. Bashar Al-Assad é um governante curdo que vem sendo pressionado a deixar o poder pela maioria árabe.

Os curdos, entre os quais está Bashar Al-Assad, correspondem a 70% da população síria, portanto, garantem amplo apoio ao seu governo democrático.

Os principais aliados do governo de Bashar Al-Assad são os governos dos Estados Unidos e da Rússia que juntos conseguem dar suporte ao ditador e evitar que grupos de adversários como o Hezbollah dominem o território sírio.

e)    O conflito na Síria surgiu em seguida aos movimentos da Primavera Árabe na Tunísia e no Egito. A reação violenta do governo, aos protestos populares, resultou em aumento das tensões. Os rebeldes, em sua maioria muçulmanos sunitas, sofrem forte repressão de Bashar Al-Assad que pertence à minoria alauíta.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

 

 

(ENEM 2020) TEXTO I A intervenção da Rússia na crise no Leste da Ucrânia reacendeu a tensão entre os aliados da Otan e Moscou. Os EUA informaram que pretendem instalar armamento pesado no Leste da Europa, plano criticado pelo governo russo. Em resposta, a Rússia anunciou o reforço de seu arsenal nuclear, novos mísseis balísticos intercontinentais, descritos como “capazes de superar sistemas de defesa mais avançados”. STEWART, P. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 26 jun. 2015 (adaptado).

TEXTO II Os Estados Unidos e seus aliados não vão deixar a Rússia “nos arrastar de volta ao passado”, disse o secretário de Defesa dos Estados Unidos em um discurso em Berlim, dia 22 de junho de 2015, quando acusou o governo russo de tentar recriar uma esfera de influência da era soviética. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 26 jun. 2015 (adaptado).

 

Que tema da geopolítica da segunda metade do século XX é o fundamento histórico da referência feita ao passado?

 

  Livre comércio.  

Luta antiditatorial.   

Corrida armamentista.

Conservação ambiental. 

Terrorismo internacional.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

 VUNESP O governo do país propôs ao Parlamento nesta segunda-feira (05.08) a revogação do status especial dado à região da Caxemira, que garante mais autonomia administrativa. A Caxemira é uma região disputada entre dois países que já tiveram três guerras desde 1947 por causa do território. Uma pane dos serviços de comunicação atingiu a Caxemira, e há medidas para proibir encontros em locais públicos. (G1 Globo. https://glo.bo/2lFyD2Y. Acesso em 03.09.2019. Adaptado)

respeito da região em conflito, é correto afirmar que A a China tem demonstrado interesse econômico sobre a Caxemira, o que provoca problemas político-militares com a Índia, país que controla o território.

as minorias étnicas que vivem na região têm ampliado as tentativas de independência e provocado a interferência direta do Paquistão e da China, interessados no território.

a Índia e o Paquistão, ambos os países detentores de bombas atômicas, defendem seus interesses geopolíticos, étnicos e religiosos sobre o território.

a indefinição da fronteira da Caxemira, entre a Índia e o Nepal, tem provocado conflitos, o que restringiu os direitos dos grupos muçulmanos que vivem na região.

a presença na Caxemira de milhares de refugiados da etnia rohingya, fugindo de Mianmar, tem provocado conflitos na região e, principalmente, entre este país e a Índia.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

 

(AMEOSC 2021) A Síria foi o país que mais gerou refugiados no mundo. Cerca de 824.400 pessoas foram forçadas a fugir dos conflitos que assolam o país. https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/ refugiados/(Fragmento)

Nos últimos anos, foi identificado o maior índice de deslocamento humano, no qual, cerca de 68,5 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar os seus lares, desses 25,4 milhões são considerados refugiados. A situação abordada decorre principalmente: 

Do crescimento da pobreza e da insegurança alimentar, resultante da guerra civil na Síria.

Da disputa imperialista por riquezas minerais, sobretudo, o petróleo existente no Sudão do Sul.

Da escassez de água potável em países do Oriente Médio e regiões adjacentes.

Do fortalecimento de políticas anti-imigratórias e do crescimento da extrema direita isolacionista.

Da crise climática da região o que gerou grande fluxo de refugiados.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

 

(UERJ adaptado) A Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948) conta hoje com a adesão da maioria dos estados-nacionais. O conteúdo desse documento, no entanto, permanece como um ideal a ser alcançado. Observe o que está disposto em seu artigo XV:

1. Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade

2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade. portal.mj.gov.br

 

Desde a década de 1960, em virtude de conflitos, o direito expresso nesse artigo vem sendo sonegado à maior parte da população pertencente ao seguinte povo e respectivo recorte espacial:

 

árabe – regiões ocupadas pela Índia

esloveno – distritos anexados pela Sérvia

palestino – territórios controlados por Israel

afegão – províncias dominadas pelo Paquistão

Iugoslavia – regiões ocupadas por Montenegro.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

 

O atentado em série mudou o mundo – da geopolítica às relações pessoais. A reação americana envolveu a deflagração de duas guerras – com o Afeganistão e com o Iraque – e uma caçada de quase dez anos pelo saudita Osama Bin Laden, responsável pelos ataques. Quando Bin Laden foi localizado e morto, as liberdades civis e os direitos humanos estavam comprometidos em nome da segurança. ATAQUE terrorista contra as torres gêmeas em 2001. Disponível em: <http://istoe.com.br>. Acesso em: 26 set. 2016.

 

Dentre os efeitos, para a política internacional, do ataque às torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, pode-se destacar

A intervenção dos países árabes em Israel, por considerarem aquele país responsável pelo desequilíbrio nas relações comerciais do Mediterrâneo.

As ações da chamada Primavera Árabe, dirigidas contra os países petrolíferos da Península Arábica e do mar da Arábia.

O fortalecimento de governos autoritários em países do leste europeu especialmente a Grécia e a Áustria.

A desagregação do Iraque e as disputas étnicas e políticas internas, permitindo a proliferação de grupos rebeldes e de terroristas, a exemplo do chamado Estado Islâmico.

As sucessivas guerras do Yom Kippur, travadas pelo Estado de Israel contra o Estado Palestino e os países asiáticos, na disputa por um acesso ao mar Mediterrâneo.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

 (UEMA 2022)  

No mês de maio de 2021, houve uma série de conflitos entre Israel e o Hamas, grupo palestino que faz oposição armada à ocupação israelense na região administrada pela Autoridade Nacional Palestina. As razões imediatas, neste caso, foram os despejos de famílias palestinas no bairro de Sheitah Jarrah, na Jerusalém, Oriental, e a proibição feita a um grupo de palestinos de entrar no complexo da mesquita Al-Aqsa em Jerusalém, um dos locais mais reverenciados pelo islamismo. Esses são episódios que demonstram o clima tenso da região, desde a criação do Estado de Israel, em 1948. 


As características das disputas territoriais e dos conflitos que envolvem a Questão Palestina são 

 

a aprovação da ONU para a expansão do território israelense em regiões ocupadas por palestinos, o que gera as intifadas, os enfrentamentos da população palestina aos israelenses com paus e pedras, em busca de soberania, com apoio da Arábia Saudita.

a resistência por parte de Israel em aceitar as determinações da ONU que dão à Palestina o direito sobre a Faixa de Gaza, sobre a Cisjordânia e sobre a Jerusalém Oriental, o que leva à adoção de uma política constante de assentamentos israelenses no território palestino e de ações armadas.

a autorização por parte da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) do conflito armado contra o Hamas, que governa a faixa de Gaza, o que acarreta a não aceitação da ingerência de grupos militares nas negociações com Israel. 

a)    a política dos ministros israelenses conservadores de buscar uma política de conciliação com os palestinos na Jerusalém Oriental, o que pode garantir a paz para os colonos judeus e evitar os confrontos armados entre os moradores da região. 

o longo histórico de conflitos entre Israel e Palestina, desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando, após a vitória de Israel, a maioria dos países do Oriente Médio aceitou a soberania israelense na região, o que propiciou o isolamento dos palestinos. 

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

 

 

(ESPM, 2018) 

Em 29 de novembro de 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução no. 181, determinando a partilha da Palestina em dois Estados, um judaico e outro árabe, que deveriam estar ligados por uma união econômica.
(Márcio Scalercio. Oriente Médio: uma análise reveladora sobre dois povos condenados
a conviver)


A Resolução 181 manifestou-se favorável a que Jerusalém:

pertencesse a Israel e declarada capital do Estado judaico;

fosse a capital do Estado árabe palestino;

fosse submetida ao governo da Jordânia;

fosse colocada sob a proteção do Vaticano;

ficasse sob um regime de administração internacional.

9.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

 

 

(VUNESP, 2018) 

A Guerra dos Seis Dias foi a guerra mais curta que existiu dentre os conflitos árabes-israelenses. Em junho de 1967, as Forças Armadas israelenses realizaram um fulminante ataque aos três países. Em seis dias, os exércitos da Síria, do Egito e da Jordânia foram derrotados, demonstrando a imensa superioridade da força militar israelense em relação à de seus vizinhos. Com a vitória, o Estado de Israel incorporou a seu território Gaza, a Península do Sinai, as Colinas de Golã e a (https://brasilescola.uol.com.br/. Adaptado)

   Cisjordânia.

península Arábica.

saída para o canal de Suez.

bacia do rio Eufrates.

planície da Mesopotâmia.