Imperialismo no século XIX e colonização da África

Imperialismo no século XIX e colonização da África

2nd Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

The French Revolution and the Peninsular War

The French Revolution and the Peninsular War

1st - 12th Grade

15 Qs

QUIZIZZ- ESPACIO RURAL Y URBANO- 1SEC

QUIZIZZ- ESPACIO RURAL Y URBANO- 1SEC

1st - 11th Grade

10 Qs

II EXAMEN BIMESTRAL 2DO HGE 2021

II EXAMEN BIMESTRAL 2DO HGE 2021

2nd Grade

10 Qs

PODERES DEL ESTADO

PODERES DEL ESTADO

1st - 12th Grade

10 Qs

Trivia del Bicentenario

Trivia del Bicentenario

KG - 2nd Grade

15 Qs

National Heroes Day

National Heroes Day

1st - 12th Grade

15 Qs

Linea del Tiempo.

Linea del Tiempo.

1st - 5th Grade

10 Qs

Pagbabalik Aral

Pagbabalik Aral

2nd Grade

15 Qs

Imperialismo no século XIX e colonização da África

Imperialismo no século XIX e colonização da África

Assessment

Quiz

History

2nd Grade

Practice Problem

Hard

Used 1+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content in a minute

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

Qual das alternativas abaixo melhor define o processo de Imperialismo no século XIX e seus objetivos econômicos?

Colonização de territórios na América para a produção de açúcar, café e outros produtos coloniais escassos na Europa.

Busca por territórios e recursos no continente africano, dentro do contexto da Primeira Revolução Industrial.

Disputa entre as potências europeias por territórios na África e na Ásia, interessadas em garantir matéria-prima e mercados consumidores.

Processo de conquista de territórios fora da Europa, especialmente na busca por ouro, escravos e especiarias.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

“Para além da retórica oficial, os objetivos concretos da colonização revelaram-se muito restritos. Limitavam-se essencialmente a manter a ordem, evitar despesas excessivas e constituir uma reserva de mão de obra, primeiro para transporte de cargas e depois para construção de estradas e ferrovias, mas também para fins comerciais. Na prática, esses objetivos eram atribuídos às funções da administração local, e cumpridos de três maneiras: reforma dos sistemas judiciários, recurso ao trabalho forçado e instituição de impostos pessoais.” Segundo o texto, é possível afirmar que a presença das potências europeias na África:

Garantiram um desenvolvimento econômico e social para as regiões africanas, tendo em vista a abertura de ferrovias e a exploração responsável de recursos minerais.

Resultaram na exploração dos recursos naturais e na violação dos direitos humanos das populações africanas, em contradição com o discurso civilizatório do processo imperialista.

Permitiram o acesso das populações africanas aos serviços e direitos existentes na Europa, como a ferrovia, a previdência social e as leis de proteção ao trabalhador

Levou ao estabelecimento de um sistema de justiça nos países africanos, que impediu a exploração e a violação das populações locais.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

O texto acima faz referência à política dos Estados Unidos durante o contexto neocolonialista, que envolveu a intervenção em diversos países da América Latina. Assinale a alternativa que melhor descreve o nome da política americana no período:

Política do Apaziguamento (Appeasement)

Política do Laissez-faire

Política do Bloqueio Continental

Política do “Grande Porrete” (Big Stick)

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

A charge abaixo faz uma referência ao poema “O Fardo do Homem Branco”. Sobre a charge e as justificativas ideológicas do Imperialismo, assinale a alternativa correta:

A imagem ilustra parte das justificativas ideológicas das nações imperialistas, que deveriam realizar um esforço humanitário para auxiliar o progresso de povos considerados “atrasados” em outros continentes.

Como a imagem ilustra, o imperialismo resultou em progressos sólidos para as populações colonizadas. Afinal, permitiu o avanço econômico, a instalação de um sistema sólido e a justiça e a garantia dos direitos humanos.

A imagem ilustra as ações da França e da Alemanha no continente africano. As figuras humanas que representam esses países carregam uma bolsa com populações africanas e indígenas, levando-os até a civilização.

O “Fardo do Homem Branco” diz respeito ao esforço que os europeus deveriam dedicar no processo imperialista. Afinal, o principal objetivo dos europeus era catequizar os indígenas e combater o tráfico de escravos africanos.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

Com base no texto, explique o conceito de darwinismo social.

O darwinismo social é a aplicação das leis da seleção natural de Darwin à sociedade humana, defendendo que os seres humanos são desiguais por natureza, com aptidões inatas superiores ou inferiores.

O darwinismo social é uma teoria que defende a igualdade absoluta entre todos os seres humanos, independentemente de suas características.

O darwinismo social é uma corrente filosófica que prega a eliminação de todas as diferenças sociais por meio de políticas públicas.

O darwinismo social é a ideia de que a cultura é o principal fator de diferenciação entre os grupos humanos, sem relação com a biologia.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

Sobre o darwinismo social e a ciência no contexto imperialista, é correto afirmar que:

O darwinismo social foi uma teoria elaborada por Charles Darwin, na qual defendia que a espécie humana teria indivíduos mais aptos e evoluídos que outros.

O Darwinismo Social foi uma aplicação das teorias de Darwin à espécie humana. Entre outras teorias, seus pressupostos justificaram ideologicamente o avanço imperialista no século XIX.

Teorias científicas como o Marxismo, o Darwinismo Cultural e o Toyotismo estavam diretamente ligadas ao movimento imperialista do século XIX. Entre outros pontos, defendiam o direito dos europeus em tomar territórios estrangeiros, em nome do progresso humano e da luta dos trabalhadores.

As teses do Darwinismo Social fundamentaram as atitudes imperialistas do século XIX, pois pressupunham que a humanidade era uma raça homogênea e idêntica em direitos e características inatas.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

A expansão capitalista no século XIX ficou conhecida como imperialismo, e o domínio dos países europeus sobre a África e a Ásia foi denominado neocolonialismo. Sobre o resultado da junção desses dois fenômenos – o imperialismo e o colonialismo – na África e na Ásia, é correto afirmar que:

O imperialismo e o neocolonialismo ajudaram os povos africanos e asiáticos a saírem de seu atraso secular, possibilitando-lhes o acesso ao progresso.

A segunda Revolução Industrial, o capitalismo monopolista e os ideais de progresso estão associados ao imperialismo, ao neocolonialismo e ao completo domínio dos Estados Unidos, no final do século XIX.

A maior beneficiária de todo o domínio imperialista e do neocolonialismo na Ásia e África foi a classe operária, em face do pleno emprego da indústria.

Através do imperialismo e do neocolonialismo, as elites econômicas e políticas inglesas construíram a imagem de que eram o modelo de cultura e civilização a ser imitado em todo o mundo.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

Already have an account?