Geopolítica

Geopolítica

3rd Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Questoes UnB - População Brasileira; Migrações Internacionais

Questoes UnB - População Brasileira; Migrações Internacionais

3rd Grade

10 Qs

MERCOSUL

MERCOSUL

3rd Grade

5 Qs

Mercosul

Mercosul

1st - 3rd Grade

5 Qs

Geografia

Geografia

3rd Grade

10 Qs

Blocos Econômicos da América - 9º Ano

Blocos Econômicos da América - 9º Ano

1st - 12th Grade

7 Qs

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL

3rd Grade

10 Qs

8º Ano - América do Sul

8º Ano - América do Sul

1st - 12th Grade

7 Qs

Espaço Geográfico

Espaço Geográfico

1st - 3rd Grade

10 Qs

Geopolítica

Geopolítica

Assessment

Quiz

Geography

3rd Grade

Hard

Used 1+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(USP 2021) O acordo entre o Mercosul e a União Europeia está sendo discutido há cerca de 20 anos e prevê, entre outros elementos, a redução progressiva das tarifas de exportação entre os blocos. O Brasil, que é um grande exportador de produtos de origem agrícola para o mercado europeu, teria redução tarifária para a exportação de produtos como carnes, açúcar e etanol, dentre outros. Para a ratificação do acordo, o parlamento europeu aprovou uma resolução que manifesta a importância do compromisso dos países do Mercosul com a implementação do Acordo de Paris. A relutância em ratificar o acordo entre Mercosul e União Europeia, por parte de alguns países da UE em 2020, deveu-se, entre outros fatores,

à desigual condição climática para produção de vinhos nos dois continentes.

 às políticas de incentivo à agricultura familiar na América Latina e especialmente ao Pronaf no Brasil.

à difusão de SAF, criados com o propósito de produção para consumo humano no Cone Sul.

 às declarações que cogitaram a retirada do Brasil da OMC meses antes da aprovação da resolução.

 aos graves problemas ambientais no Brasil, tais como desmatamento e queimadas.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(Enem) Na União Europeia, buscava-se coordenar políticas domésticas, primeiro no plano do carvão e do aço, e em seguida em várias áreas, inclusive infraestrutura e políticas sociais. E essa coordenação de ações estatais cresceu de tal maneira, que as políticas sociais e as macropolíticas passaram a ser coordenadas, para, finalmente, a própria política monetária vir a ser também objeto de coordenação com vistas à adoção de uma moeda única. No Mercosul, em vez de haver legislações e instituições comuns e coordenação de políticas domésticas, adotam-se regras claras e confiáveis para garantir o relacionamento econômico entre esses países.

ALBUQUERQUE, J. A. G. Relações internacionais contemporâneas: a ordem mundial depois da Guerra Fria. Petrópolis: Vozes, 2007 (adaptado).


Os aspectos destacados no texto que diferenciam os estágios dos processos de integração da União Europeia e do Mercosul são, respectivamente:

consolidação da interdependência econômica - aproximação comercial entre os países.

conjugação de políticas governamentais - enrijecimento do controle migratório.

criação de inter-relações sociais - articulação de políticas nacionais.

 composição de estratégias de comércio exterior - homogeneização das políticas cambiais.

 reconfiguração de fronteiras internacionais - padronização das tarifas externas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O termo BRICS tem sido utilizado para designar os países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Sobre esses países, é correto afirmar que:

 formam um bloco econômico que, a exemplo do Mercosul e da União Europeia, estão estabelecendo um conjunto de tratados e acordos visando a integração da economia.

são considerados países emergentes, embora possuam diferenças expressivas entre si, no que diz respeito a população, território, recursos naturais e industrialização.

sua importância como bloco econômico e político tem reformulado a geopolítica mundial e rivalizado com outras entidades supranacionais, a exemplo da ONU.

Uma das suas características é a semelhança no regime político adotado, mostrando que o mundo ainda se divide por questões de natureza ideológica.

sua emergência como bloco foi consequência da alta capacidade em articular necessidades globais com interesses regionais, acima dos interesses econômicos e políticos.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

 O BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – vem negociando cuidadosamente o estabelecimento de mecanismos independentes de financiamento e estabilização, como o Arranjo Contingente de Reservas (Contingent Reserve Arrangement – CRA) e o Novo Banco de Desenvolvimento (New Development Bank – NDB). O primeiro será um fundo de estabilização entre os cinco países; o segundo, um banco para financiamento de projetos de investimento no BRICS e outros países em desenvolvimento.

(www.cartamaior.com.br. Adaptado.)


O Arranjo Contingente de Reservas e o Novo Banco de Desenvolvimento procuram suprir a escassez de recursos nas economias emergentes. Tais iniciativas constituem uma alternativa

às instituições de crédito privadas, encerrando a sujeição econômica dos países emergentes e evitando a assinatura de termos regulatórios coercitivos sobre as práticas de produção

aos bancos centrais dos países do BRICS, reduzindo os problemas econômicos de curto prazo e maximizando o poder de negociação do grupo.

 às instituições financeiras mundias tradicionais, definindo novos mecanismos de autodefesa e estimulando o crescimento econômico.

 ao norte-americano Plano Marshall, elegendo com autonomia o destino da ajuda econômica e os investimentos públicos em áreas estratégicas.

 à hegemonia  do sistema capitalista e os fluxos de informação para os países em desenvolvimento.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Media Image

Observe atentamente o mapa da figura a seguir:

Os países destacados em azul são parte de um fórum econômico e de cooperação internacional que, desde o início dos anos 2000, tem ganhado cada vez mais importância na tomada de decisões em escala global tanto no que diz respeito à economia global quanto na geopolítica. Trata-se do (a):

ASEAN

OTAN

OPEP

BRICS