Gestão de Contratos de Terceirização - Caso 1

Gestão de Contratos de Terceirização - Caso 1

Professional Development

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Direitos Humanos

Direitos Humanos

Professional Development

10 Qs

MENTALIDADE ENXUTA

MENTALIDADE ENXUTA

Professional Development

8 Qs

Contabilidad-Balance

Contabilidad-Balance

Professional Development

10 Qs

Que experiência tenho em RH?

Que experiência tenho em RH?

Professional Development

9 Qs

Treinando conceitos básicos de Ética e Cidadania Organizacional

Treinando conceitos básicos de Ética e Cidadania Organizacional

Professional Development

10 Qs

UF0520

UF0520

Professional Development

10 Qs

Saúde e Segurança no Trabalho

Saúde e Segurança no Trabalho

Professional Development

9 Qs

El contrato de trabajo

El contrato de trabajo

Professional Development

10 Qs

Gestão de Contratos de Terceirização - Caso 1

Gestão de Contratos de Terceirização - Caso 1

Assessment

Quiz

Social Studies

Professional Development

Hard

Created by

JÚLIA CANEDO

Used 2+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE SELECT QUESTION

45 sec • 1 pt

Caso 1: Responsabilidade Subsidiária por Falta de Fiscalização

Uma empresa de construção civil contratou uma terceirizada para serviços de refeitório e limpeza em um grande canteiro de obras. Após alguns meses, a terceirizada começou a atrasar salários, não recolher FGTS e, eventualmente, faliu sem pagar as verbas rescisórias.

Pergunta:

1.1. Qual das seguintes ações preventivas, se implementada no início do contrato, teria o maior impacto na redução do risco de responsabilidade subsidiária?

a) Realizar uma análise aprofundada da saúde financeira da terceirizada (due diligence) antes da assinatura do contrato e manter um acompanhamento rigoroso dos indicadores financeiros durante a vigência.

b) Confiar na reputação de mercado da terceirizada e na sua experiência anterior com outras empresas, sem a necessidade de fiscalização constante.

c) Exigir que a terceirizada apresente apenas o comprovante de pagamento do Simples Nacional ou Imposto de Renda, como prova de regularidade fiscal.

d) Inserir uma cláusula no contrato que transfere toda e qualquer responsabilidade trabalhista para a terceirizada, independentemente da fiscalização da contratante.

Answer explanation

A equipe que, ao final dos dois casos, obtiver a melhor combinação (melhor reputação, menor orçamento e menor tempo) será a vencedora!

a) Impacto: Tempo: -1 (investimento inicial em análise e acompanhamento, mas evita problemas futuros), Orçamento: -1 (custo da due diligence, mas reduz risco de passivos), Reputação: +2 (imagem de empresa diligente e responsável).

b) Impacto: Tempo: +3 (tempo gasto na resolução de problemas quando o risco se materializa), Orçamento: -4 (alto risco de condenação e custos legais), Reputação: -3 (perda de credibilidade e imagem de negligência).

c) Impacto: Tempo: +2 (fiscalização inadequada leva a litígios), Orçamento: -3 (risco de condenação por falta de comprovação específica de verbas trabalhistas), Reputação: -2 (parece um descaso com a legislação trabalhista).

d) Impacto: Tempo: +4 (cláusula ineficaz perante a Justiça do Trabalho, resultando em longos processos), Orçamento: -5 (condenação inevitável e custos de processo), Reputação: -3 (empresa tenta se eximir de responsabilidade legal).

 

2.

MULTIPLE SELECT QUESTION

45 sec • 1 pt

Pergunta:

1.2. A empresa de construção percebeu que a terceirizada atrasou o pagamento do FGTS de um mês. Qual a melhor atitude a ser tomada imediatamente?

a) Notificar a terceirizada por e-mail, solicitando uma explicação e um prazo para regularização, mas sem reter o pagamento dos serviços do mês.

b) Reter o pagamento do serviço à terceirizada, correspondente ao valor do FGTS em atraso, e formalizar a exigência de regularização, indicando a possibilidade de rescisão contratual caso o problema persista.

c) Comunicar o problema diretamente aos empregados da terceirizada, orientando-os a procurar seus direitos na Justiça do Trabalho.

d) Desconsiderar o atraso pontual, esperando que a situação se normalize nos próximos meses, para não prejudicar o relacionamento com a terceirizada.

Answer explanation

a) Impacto: Tempo: +2 (demora na ação pode agravar o problema), Orçamento: -3 (risco de ter que arcar com o débito sem garantia de ressarcimento), Reputação: -2 (parece brandura e falta de controle efetivo).

b) Impacto: Tempo: -1 (ação rápida para conter o problema), Orçamento: -1 (protege o caixa da empresa de um eventual passivo), Reputação: +2 (demonstra firmeza e seriedade na gestão do contrato).

 

c) Impacto: Tempo: +3 (pode gerar litígios imediatos e desnecessários), Orçamento: -4 (assume um papel que não lhe cabe e pode acelerar o problema), Reputação: -3 (gera desconfiança e pode ser interpretado como incitação).

d) Impacto: Tempo: +4 (omissão leva ao acúmulo de débitos e problemas maiores), Orçamento: -5 (condenação por débitos muito maiores), Reputação: -3 (demonstra falta de responsabilidade e fiscalização).

3.

MULTIPLE SELECT QUESTION

45 sec • 1 pt

Pergunta:

1.3. Para fortalecer a fiscalização de forma proativa, qual medida a empresa de construção civil poderia implementar como rotina mensal, além da conferência de documentos?

a) Realizar visitas surpresa ao canteiro de obras para conversar individualmente com os empregados da terceirizada sobre suas condições de trabalho e pagamento.

b) Exigir da terceirizada relatórios gerenciais sobre o cumprimento das metas de produtividade, sem se preocupar com aspectos trabalhistas.

c) Criar um canal de comunicação formal e confidencial com a empresa terceirizada para que supervisores e RH reportem eventuais inconsistências ou atrasos de pagamentos de forma preventiva.

d) Delegar toda a responsabilidade de fiscalização a um único funcionário sem treinamento específico, para economizar recursos.

Answer explanation

a) Impacto: Tempo: +2 (pode desvirtuar a relação e gerar percepção de subordinação direta), Orçamento: -3 (risco de vínculo empregatício direto), Reputação: -2 (interferência indevida na gestão da terceirizada)

b) Impacto: Tempo: +3 (foco apenas em produtividade ignora riscos trabalhistas), Orçamento: -4 (risco de condenação por omissão na fiscalização trabalhista), Reputação: -3 (visão restrita da gestão de contratos).

c) Impacto: Tempo: -1 (investimento em canal, mas agiliza a resolução de problemas), Orçamento: -1 (custo de implementação, mas reduz risco de litígios), Reputação: +2 (demonstra proatividade e preocupação com a conformidade).

d) Impacto: Tempo: +4 (ineficiência na fiscalização leva a problemas maiores), Orçamento: -5 (altíssimo risco de condenação por falta de fiscalização adequada), Reputação: -3 (percepção de desorganização e amadorismo).

4.

MULTIPLE SELECT QUESTION

45 sec • 1 pt

Caso 2: Vínculo Empregatício Direto por Subordinação

Uma empresa de tecnologia terceirizou seu serviço de suporte ao cliente. No entanto, o gestor da empresa de tecnologia, insatisfeito com a qualidade, começou a dar ordens diretas aos operadores terceirizados: definia suas metas diárias, controlava horários de almoço, aplicava advertências verbais e cobrava relatórios de desempenho diretamente deles, sem passar pelo supervisor da empresa de call center.

Pergunta:

2.1. Para corrigir o erro de subordinação direta que ocorreu no Caso 2, qual a ação mais eficaz que a empresa de tecnologia deveria ter tomado ao invés de dar ordens diretas?

 

a) Solicitar à terceirizada a substituição dos operadores com desempenho insatisfatório, sem a necessidade de justificar ou detalhar os motivos.

 

b) Treinar seus gestores para que todas as demandas, metas e feedbacks sobre a qualidade do serviço sejam direcionados exclusivamente ao supervisor da empresa de call center, que será o intermediador com sua equipe.

c) Criar um grupo de WhatsApp com os operadores terceirizados para agilizar a comunicação e o repasse de informações e metas diárias.

d) Integrar os operadores terceirizados nas equipes internas, incentivando a participação em projetos internos para melhorar a sinergia e a qualidade.

Answer explanation

a) Impacto: Tempo: +2 (pode gerar atritos com a terceirizada e requerer negociações), Orçamento: -2 (custos de substituição e eventual rescisão de contrato com terceirizada), Reputação: -1 (parece uma ação unilateral sem transparência).

b) Impacto: Tempo: -1 (investimento em treinamento, mas fortalece a relação contratual), Orçamento: -1 (custo do treinamento, mas evita riscos trabalhistas), Reputação: +2 (demonstra profissionalismo e respeito à legislação).

c) Impacto: Tempo: +3 (intensifica a comunicação direta e os elementos de subordinação), Orçamento: -4 (aumenta o risco de reconhecimento de vínculo empregatício), Reputação: -3 (ação que fragiliza a terceirização).

d) Impacto: Tempo: +4 (mistura as equipes e intensifica os elementos de pessoalidade e subordinação), Orçamento: -5 (altíssimo risco de vínculo empregatício), Reputação: -3 (descaracteriza completamente a terceirização).

5.

MULTIPLE SELECT QUESTION

45 sec • 1 pt

Pergunta:

2.2. Para comprovar a autonomia da terceirizada e evitar o vínculo direto, qual evidência é crucial a ser mantida e fiscalizada pela empresa de tecnologia?

 

a) Os registros de ponto dos empregados da terceirizada, para verificar se estão cumprindo a jornada de trabalho padrão da empresa de tecnologia.

b) A existência de um supervisor da empresa de call center efetivamente presente e ativo no local, gerenciando a equipe terceirizada, e a utilização de equipamentos e uniformes próprios da terceirizada.

c) A frequência dos treinamentos de integração que a empresa de tecnologia oferece aos terceirizados sobre a cultura e os valores da contratante.

d) Os relatórios detalhados de despesas dos operadores terceirizados, para controle financeiro da empresa de tecnologia.

Answer explanation

a) Impacto: Tempo: +2 (fiscalização excessiva da jornada dos terceirizados pode ser vista como subordinação), Orçamento: -3 (risco de vínculo empregatício), Reputação: -2 (interferência indevida na gestão da terceirizada).

b) Impacto: Tempo: -1 (investimento na clareza de papéis, mas fortalece a terceirização), Orçamento: -1 (garante a correta execução do contrato), Reputação: +2 (demonstra que a empresa entende e aplica as regras da terceirização).

c) Impacto: Tempo: +3 (treinamentos extensos sobre cultura podem ser interpretados como integração indevida), Orçamento: -4 (risco de vínculo empregatício), Reputação: -3 (pode soar como uma tentativa de "camuflar" a relação).

d) Impacto: Tempo: +2 (fiscalização excessiva das despesas individuais pode ser vista como controle direto), Orçamento: -3 (risco de ingerência indevida), Reputação: -2 (microgerenciamento de pessoal que não é seu).

6.

MULTIPLE SELECT QUESTION

45 sec • 1 pt

Pergunta:

2.3. A empresa de tecnologia deseja realizar uma pesquisa de satisfação diretamente com os usuários atendidos pelos operadores terceirizados. Como isso deve ser feito para não caracterizar subordinação?

 

a) Convidar os operadores terceirizados para uma reunião semanal onde os resultados da pesquisa são discutidos diretamente com eles, com feedback individualizado.

b) Enviar os resultados agregados da pesquisa de satisfação para o supervisor da empresa de call center, solicitando que ele utilize essas informações para a gestão e melhoria da equipe terceirizada.

c) Criar um programa de bonificação por desempenho diretamente para os operadores terceirizados com base nos resultados da pesquisa de satisfação.

d) Pedir aos próprios operadores terceirizados para coletarem os feedbacks dos usuários ao final de cada atendimento, utilizando um sistema da empresa de tecnologia.

Answer explanation

a) Impacto: Tempo: +3 (reuniões diretas e feedback individualizado intensificam a subordinação), Orçamento: -4 (altíssimo risco de reconhecimento de vínculo), Reputação: -3 (descaracteriza a relação de terceirização).

b) Impacto: Tempo: +3 (reuniões diretas e feedback individualizado intensificam a subordinação), Orçamento: -4 (altíssimo risco de reconhecimento de vínculo), Reputação: -3 (descaracteriza a relação de terceirização).

c) Impacto: Tempo: +4 (bonificação direta estabelece um vínculo financeiro e subordinação), Orçamento: -5 (altíssimo risco de vínculo empregatício), Reputação: -3 (empresa age como "patroa" dos terceirizados).

d) Impacto: Tempo: +4 (bonificação direta estabelece um vínculo financeiro e subordinação), Orçamento: -5 (altíssimo risco de vínculo empregatício), Reputação: -3 (empresa age como "patroa" dos terceirizados).