História - Colonial - Capitanias  Hereditárias

História - Colonial - Capitanias Hereditárias

Professional Development

21 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

ILUMINISMO

ILUMINISMO

Professional Development

20 Qs

VITÓRIA, FELIZ CIDADE!

VITÓRIA, FELIZ CIDADE!

Professional Development

16 Qs

¿Qué tanto sabes de Colombia?

¿Qué tanto sabes de Colombia?

1st Grade - Professional Development

24 Qs

Cesário Verde

Cesário Verde

11th Grade - Professional Development

17 Qs

Capitales & Países del mundo

Capitales & Países del mundo

7th Grade - Professional Development

25 Qs

¿Quién sabe más sobre el Gral. San Martín?

¿Quién sabe más sobre el Gral. San Martín?

University - Professional Development

18 Qs

Maias, incas e astecas

Maias, incas e astecas

Professional Development

19 Qs

História Caderno Anglo 2 - Prô Elis

História Caderno Anglo 2 - Prô Elis

Professional Development

20 Qs

História - Colonial - Capitanias  Hereditárias

História - Colonial - Capitanias Hereditárias

Assessment

Quiz

History

Professional Development

Hard

Created by

Carolini Simões

FREE Resource

21 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O projeto empreendido pelos portugueses de colonização do território que viria a se chamar Brasil se deu, primeiramente, pela implementação das conhecidas capitanias hereditárias, a partir de 1532. Segundo Boris Fausto:

“O Brasil foi dividido em quinze quinhões, por uma série de linhas paralelas ao Equador que iam do litoral até o meridiano de Tordesilhas, sendo os quinhões entregues aos chamados capitães donatários. Eles constituíam um grupo diversificado onde havia gente da pequena nobreza, burocratas e comerciantes, tendo em comum suas ligações com a coroa portuguesa”.


É consenso na historiografia brasileira que o fracasso das capitanias hereditárias se deveu a diversos fatores conjugados, tendo destaque

a monopolização da coroa sobre as terras recém-descobertas, a intervenção da administração real no modo como os colonos empreenderam a colonização e a falta de apoio da igreja católica na catequização dos indígenas, considerados indignos da catequese.

a ausência de mão de obra disponível no litoral para os trabalhos referentes à colonização, a dificuldade de escoamento dos produtos coloniais no mercado de consumo europeu e o desinteresse dos portugueses nas terras recém-conquistadas.

a miscigenação dos colonos portugueses com as populações ameríndias, que os tornara, em pouco tempo, lascivos e ociosos do trabalho da empreitada colonial, e a intervenção constante dos jesuítas nos negócios dos colonos, arregimentando populações nativas aos trabalhos de cunho religioso, em detrimento do trabalho braçal.

a falta de recursos dos donatários para investir na colonização do território, a inexperiência no processo de colonização das regiões situadas na América, além dos ataques constantes dos nativos indígenas aos aldeamentos coloniais.

o clima e o solo pouco propícios para a produção de artigos e produtos agrícolas que eram valorizados no mercado europeu e a dificuldade de adaptação dos portugueses às novas terras, haja vista que esta era a primeira experiência de colonização de territórios distantes de Portugal.

Answer explanation

2.

MULTIPLE SELECT QUESTION

45 sec • 1 pt


Em relação ao Período Colonial do Brasil, leia as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

Como Portugal não tinha recursos próprios para implantar um sistema administrativo na sua colônia americana, resolveu transferir o ônus da colonização para particulares, dividindo o território brasileiro em Capitanias Hereditárias.

O Sistema de Governo Geral trouxe maior centralização à administração colonial. O primeiro governador geral do Brasil foi Tomé de Sousa (1549 – 1553).

Entre os motivos que levaram Portugal a querer colonizar o Brasil, podemos citar a decadência do comércio português no Oriente.

A estrutura da economia açucareira do Brasil neste período era composta por: grandes propriedades, monocultura, mão-de-obra escrava, entre outros.

Answer explanation

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Na América portuguesa, em consequência da ofensiva francesa e do declínio do trato asiático, foram tomadas em 1534 medidas para o povoamento e a valorização do território.

(ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 20).

As medidas mencionadas na afirmativa acima referem-se aos sistemas de administração que Portugal empregou no Brasil no século XVI. Em ordem cronológica, a partir de 1534, tais sistemas foram

Feitorias e Governo Geral.

Capitanias Hereditárias e Governo Geral.

Governo Geral e Feitorias.

Governo Geral e Capitanias Hereditárias.

Feitorias e Capitanias Hereditárias.

Answer explanation

4.

MULTIPLE SELECT QUESTION

45 sec • 1 pt

A respeito da ocupação territorial da Capitania de São Vicente e do contato dos portugueses com os nativos, assinale as afirmativas corretas a seguir:

Ao chegarem a São Vicente, os primeiros portugueses, reconhecendo de imediato a importância fundamental da guerra nas relações intertribais, procuraram tirar proveito delas para efetivarem a ocupação da terra.

Considerando o estado de unidade política que imperava no Brasil indígena, as perspectivas de conquista, dominação e exploração passariam por alianças forjadas por rivalidades que não havia entre os nativos, o que levaria ao rompimento de sua unidade e, consequentemente, à sua total aniquilação.

Aos olhos dos invasores, a presença de um número considerável de prisioneiros de guerra prometia um possível mecanismo de suprimento de mão de obra cativa para os eventuais empreendimentos coloniais.

Os índios percebiam vantagens imediatas na formação de alianças com os europeus, particularmente nas ações bélicas conduzidas contra os inimigos mortais.

Answer explanation

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Segundo Boris Fausto, o sistema das capitanias hereditárias:

foi implantado a partir de 1532, com 15 faixas até Tordesilhas, distribuídas a fidalgos e burocratas.

durou até o fim do período colonial, sem mudanças.

tinha apoio financeiro integral da Coroa.

foi extinto em 1600 por invasões francesas.

foi idealizado por Martim Afonso de Sousa.

Answer explanation

Media Image

História 2024

Aula 01

Aula 01 página 4 2023

IA

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O projeto de colonização inicial do Brasil foi por capitanias hereditárias, a partir de:

1500

1532

1549

1556

Answer explanation

História 2024

Aula 01

Aula 01 página 8 2023

IA

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

“Eu, EIRei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha casa, que vendo eu quanto serviço de Deus e meu é conservar e enobrecer as Capitanias e povoações das terras do Brasil e dar ordem e maneira com que melhor e mais seguramente se possam ir povoando, para exalçamento da nossa Santa Fé e proveito de meus Reinos e Senhorios, e dos naturais deles, ordenei ora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte, em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações e se ministrar justiça e prover nas cousas que cumprirem a meu serviço e aos negócios de minha Fazenda e a bem das partes.”

Fonte: Regimento que levou Tomé de Sousa Governador do Brasil, Almerím, 17/12/1548,Lisboa, Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), códice 112, fls 1-9.

Sobre o texto, que é um importante marco da História do Brasil, é correto afirmar que representava

o objetivo da monarquia portuguesa de iniciar a colonização do Brasil cedendo territórios para que grupos particulares pudessem explorá-los a custa de seus próprios recursos, enquanto o governo atuaria como uma espécie de órgão regulador do que ficou conhecido como Capitanias Hereditárias.

a pretensão do governo português em promover a colonização efetiva do território brasileiro e de estimular a produção colonial, sendo um dos seus primeiros atos a construção de uma cidade para ser a capital da colônia, concretizada por Tomé de Sousa com a fundação de São Salvador em 1549.

o desejo português de não investir recursos no território colonial do Brasil, permitindo que grupos privados construíssem feitorias com dois objetivos: a exploração do pau-brasil realizada a partir do escambo com os indígenas e a proteção das ameaças estrangeiras.

o primeiro passo para o processo de povoamento da colônia, que previa a criação de uma capital estruturada no modelo espanhol de ocupação do território, além da construção de estradas e sistemas de coleta de esgoto em locais estratégicos, que serviriam de base para o surgimento de novas cidades.

a ocupação efetiva do território colonial, principal mente após a descoberta de jazidas de ouro no interior da colônia, que demandou mais recursos do governo português para a defesa da região de invasores estrangeiros e de piratas que desejavam roubaras riquezas do Brasil.

Answer explanation

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?