Recomposição de Língua Portuguesa 2ªEM

Quiz
•
Other
•
2nd Grade
•
Hard
JULIANA CARPES
Used 4+ times
FREE Resource
7 questions
Show all answers
1.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
1 min • 1 pt
Leia o texto e responda à questão.
Inatividade física provoca um caso de demência a cada 45 segundos no mundo
Oberdan Rodrigo Schumann
Os alertas quanto à inatividade física se tornam cada vez mais comuns na atualidade, uma vez que o sedentarismo cresceu frente aum novo estilo de vida urbano aliado às novas tecnologias e chegou ao ápice com a pandemia de covid-19. Já estamosacostumados a ouvir sobre a importância do exercício físico na prevenção da obesidade, da diabetes, da hipertensão e de doençasdo coração, mas os benefícios do movimento também são comprovadamente fundamentais para a saúde do cérebro — sejarelacionado a doenças psiquiátricas, como a depressão, ou neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.
Artigo publicado no periódico “Alzheimer’s & Dementia”, indica que pelo menos 6,6% dos casos mundiais de demência sãoprovocados pela inatividade física. “Parece pouco no senso comum, mas só de custo econômico estamos falando de 99 bilhões dedólares que são atribuídos a apenas um dos fatores de risco”, destaca Natan Feter, pós-doutorando do Programa de Pós-graduaçãoem Epidemiologia (PPGEPI/UFRGS). Essa porcentagem significa que o sedentarismo é responsável por um caso de demência acada 45 segundos no mundo.
Disponível em: https://www.ufrgs.br/ciencia/inatividade-fisica-provoca-um-caso-de-demencia-a-cada-45-segundos-no-mundo/. Acesso em 02 dez. 2024.Adaptado.
A conjunção em destaque no texto cumpre a função de estabelecer o sentido de
Alternância
Concessão
Conclusão
Finalidade
Oposição
Answer explanation
A conjunção "mas" é uma conjunção coordenativa adversativa, cuja função é introduzir uma ideia que se opõe ou contrasta com a ideia anterior.
E — oposição.
Explicação: A conjunção “mas” expressa uma ideia contrária à que foi apresentada anteriormente, sendo usada para estabelecer uma relação de oposição entre os argumentos.
2.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
1 min • 1 pt
Leia o texto e responda à questão.
A responsabilidade e a sustentabilidade ambiental
Cláudio Sá Leitão e Luís Henrique Cunha
O surgimento das indústrias, durante a Primeira Revolução Industrial trouxe consigo um incremento na fabricação de produtos e oprogresso contínuo da qualidade e da expectativa de vida da população. Entretanto, esse rápido desenvolvimento não levou emconta os impactos que seriam causados ao meio ambiente, em decorrência dessas atividades industriais, desde a obtenção damatéria-prima e o uso de recursos naturais até o descarte do produto, por parte dos consumidores.
Ao longo dos séculos, constatou-se que esse modelo de desenvolvimento deixou um rastro de destruição ambiental, provocando aextinção de fontes não renováveis de energia, a elevação da temperatura do planeta pelo efeito do aquecimento global e tanto afauna quanto a flora foram seriamente comprometidas. Não é difícil prever que o resultado desse desequilíbrio será catastrófico,colocando em risco o futuro da humanidade. Visando minimizar os efeitos desses desastres ambientais e ajudando a humanidade aevoluir, sem colocar em risco o futuro do planeta Terra, vários dispositivos legais, normativos e regulatórios foram criados em todoo planeta, com o objetivo de proteger o meio ambiente.
Além disso, o desenvolvimento sustentável, antes visto como um modelo oneroso pelas entidades, se tornou uma vantagemcompetitiva para as empresas que adotam rigorosas políticas ambientais. É essencial que as empresas estabeleçam medidas deresponsabilidade ambiental, visando a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, reduzindo os seus impactos, comvista ao atingimento do desenvolvimento sustentável.
Cláudio Sá Leitão e Luís Henrique Cunha.
Diário de Pernambuco
. Pulicado em 06/07/2022. Fragmento.
O trecho do texto que indica um fato é:
“O surgimento das indústrias, durante a Primeira Revolução Industrial trouxe consigo um incremento na fabricação deprodutos [...]”
“Entretanto, esse rápido desenvolvimento não levou em conta os impactos que seriam causados ao meio ambiente [...]”.
“Ao longo dos séculos, constatou-se que esse modelo de desenvolvimento deixou um rastro de destruição ambiental [...]”.
“Não é difícil prever que o resultado desse desequilíbrio será catastrófico [...]”.
“É essencial que as empresas estabeleçam medidas de responsabilidade ambiental [...]”.
Answer explanation
A alternativa A é a única que traz um dado histórico comprovável e objetivo, sem juízo de valor ou suposição. Por isso, é considerada um fato.
3.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
1 min • 1 pt
Leia o texto e responda à questão.
Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta. Era noite de Natal. Havendo ajustado com umvizinho irmos à missa do galo, preferi não dormir; combinei que eu iria acordá-lo à meia-noite.
A casa em que eu estava hospedado era a do escrivão Meneses, que fora casado, em primeiras núpcias, com uma de minhas primas. A segunda mulher, Conceição,e a mãe desta acolheram-me bem quando vim de Mangaratiba para o Rio de Janeiro, meses antes, a estudar preparatórios. Vivia tranquilo, naquela casaassobradada da Rua do Senado, com os meus livros, poucas relações, alguns passeios. [...]
Machado de Assis. Missa do galo. Disponível em:http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000223.pdf. Acesso em 10 mar. 2025. Fragmento.
No trecho "Vivia tranquilo, naquela casa assobradada da Rua do Senado, com os meus livros, poucas relações, alguns passeios", o termo “naquela” indica:
uma relação entre a pessoa e seus familiares.
um lugar específico onde o personagem mora.
um período de relacionamento vivido pela família.
uma sensação de nostalgia em relação ao passado.
um sentimento de tranquilidade associado à casa.
Answer explanation
O item afere a habilidade do estudante em identificar o uso das classes de palavras e seu significado dentro do texto. Ao optar pelogabarito “um lugar específico onde o personagem mora”, possivelmente teve sucesso ao identificar a função do pronome demonstrativo a partir da leiturarealizada.
4.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
1 min • 1 pt
Leia o texto e responda à questão.
Chão é lava
— CHÃO É LAVA!!! — Um grito e a correria teve início.
A sala virou um campo minado. Sofia subiu no sofá. Tiago se agarrou à estante. Arthur escalou a mesinha de centro.
— Precisamos chegar até a cozinha — anunciou Sofia.
Tiago calculou a rota. O Puff era um bote. A almofada, uma jangada. Mas o espaço entre o sofá e a cadeira? Um abismo.
Arthur tentou pular. Errou e caiu no tapete.
— MORREU! — gritaram os outros.
Arthur levantou-se indignado.
— Não valeu, eu tenho vida extra!
Regras foram discutidas, mas não teve jeito. Arthur estava morto. O jogo seguiu.
Foi então que a mãe entrou na sala.
— Que bagunça é essa? — perguntou, a voz áspera.
As crianças congelaram. Olhares de pânico. Ninguém podia tocar o chão. Como lidar com a ameaça recém-chegada e, ao mesmo tempo, com a lava sulfurosa evoraz?
Sofia, rápida, teve uma ideia.
— Mãe… o chão é lava.
A mãe hesitou.
As crianças esperaram, mergulhadas naquele mórbido silêncio.
E então, com a dignidade de uma rainha, a mãe subiu na cadeira.
Disponível em:https://corrosiva.com.br/cronicas/chao-e-lava/.Acesso em 24 fev. 2025.
Indique o fragmento do texto em que há um pronome demonstrativo:
“Precisamos chegar até a cozinha”.
“Não valeu, eu tenho vida extra!”.
“Arthur levantou-se indignado”.
“Que bagunça é essa?”.
“A mãe hesitou”.
Answer explanation
O item afere a identificação do uso do pronome demonstrativo no contexto de uma crônica. Os pronomes demonstrativos, nocontexto discursivo, indicam a posição de algo ou alguém em relação às pessoas do discurso, seja no tempo, no espaço ou no próprio discurso. Ao optar pelaalternativa "Que bagunça é essa?", possivelmente o estudante compreendeu o texto e o uso do pronome demonstrativo "essa", que faz referência a algomencionado anteriormente ou próximo do interlocutor, cumprindo sua função de indicar a posição de um objeto ou situação no discurso.
5.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
1 min • 1 pt
Leia o texto e responda à questão.
CONTRIBUIÇÕES PARA A DEFINIÇÃO DOS CONCEITOS PERIFERIA E SUJEITAS E SUJEITOS PERIFÉRICOS
Tiaraju D’Andrea
Scielo Brasil
Ainda no âmbito das definições qualitativas de periferia, cabe ressaltar que, com o passar do tempo, a heterogeneidade interna desse território passou a se expressar de modo cada vez mais evidente. Assim sendo, a partir do segundo quinquênio dos anos 2000, periferia, periférica e periférico
são palavras que passaram a ser utilizadas como adjetivos por uma série de agentes sociais não necessariamente ligados à produção cultural e denotando tanto uma posiçãopolítica como um estilo de vida. [...]
Coadunado a esse processo de multiplicidade de usos, os termos periferia, periférica e periférico transformaram-se em categorias de representação que se combinam com outras. O conceito de periferia formulado como guarda-chuva nos anos 1990 segue válido se contraposto a outras regiões da cidade. No entanto,pensá-lo passa necessariamente por levar em conta experiências individuais e coletivas internas, às vezes díspares, às vezes comuns. Por isso, é muito difícilafirmar a existência de uma única identidade periférica.
Disponível em:https://doi.org/10.25091/S01013300202000010005. Acesso em 06 mai. 25. Adaptado.
Vocabulário: Heterogeneidade: diverso, variedade.
Denotando: expressando, apresentando, mostrando.
Coadunado: colocado junto, reunido.
Díspares: diversas.
Em “[...] periferia, periférica e periférico transformaram-se em categorias de representação que se combinam com outras”, o pronome destacado
marca a formalidade textual, conforme a norma-padrão.
transmite a subjetividade da escrita, comum ao texto científico.
utiliza intencionalmente a característica da linguagem oral.
discorda da impessoalidade comum ao artigo científico.
remete ao juízo de valor expresso pela opinião do autor.
Answer explanation
O item afere a capacidade de identificar o uso da colocação pronominal em um texto. Para tanto, apresenta como texto-base umartigo científico e desafia o estudante a identificar a posição adequada do pronome junto ao verbo. Ao optar pelo gabarito “marca a formalidade textual,conforme a norma-padrão”, o estudante demonstra que compreendeu o texto e identificou a correta colocação do pronome para que a mensagem sejacompreendida com clareza, além do uso adequado da colocação pronominal como marca de formalidade do texto e o domínio da norma-padrão da línguaportuguesa.
6.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
1 min • 1 pt
Leia o texto e responda à questão.
Como nasceram os rios
Dizem que antigamente era tudo seco. Não tinha rio, não tinha água, não tinha nada. A Juriti era a dona da água e guardava tudo em três grandes tambores.
Os três filhos do pajé estavam com muita sede e foram pedir água para o passarinho. Mas a Juriti não deu e ainda disse:
― O pai de vocês é Pajé poderoso! Por que não dá água para vocês? Ele que arrume água para seus filhos!
Os meninos voltaram para casa chorando muito. O pajé perguntou por que estavam chorando, os pequenos contaram e o pai disse:
― Não quero vocês andando naqueles lados. É muito perigoso! Tem peixe grande dentro dos tambores.
Mas eles não ouviram o pai e foram de novo até a casa da Juriti. Quando chegaram lá quebraram os tambores e saíram jogando água para tudo que é lado. A Juritificou com raiva e mandou o peixe grande atrás dos meninos. Os irmãos correram, mas o peixe engoliu um deles. O coitado ficou só com as pernas fora da boca dopeixe.
Os outros dois corriam e jogavam água. Com isso foram formando rios e cachoeiras. O peixe grande foi atrás, também levando água, e fez o rio Xingu.
Disponível em:https://www.augustopessoa.com/contos-indgenas.Acesso em 25 fev. 2025. Fragmento.
Considerando a organização dos parágrafos, compreende-se que o texto
mistura as falas dos personagens com o discurso do narrador.
dispõe de um único parágrafo, sem apresentar marcas de divisão.
é dividido em parágrafos longos, sem a distinção das partes principais.
tem parágrafos incoerentes e repetitivos no desenvolvimento da narrativa.
organiza as ideias principais e secundárias pela divisão em parágrafos.
Answer explanation
O item avalia a capacidade de diferenciar as partes principais das secundárias, na organização das ideias de um texto,especificamente por meio da paragrafação. Espera-se que, com isso, o estudante reconheça como o texto é dividido em partes que estruturam a narrativa. Aooptar pela alternativa correta, “organiza as ideias principais e secundárias pela divisão em parágrafos”, possivelmente o estudante compreendeu o texto e aprogressão das ideias, identificando as mudanças de cena, de personagens e de tempo, além de perceber o papel da fala dos personagens dentro daconstrução textual.
7.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
A importância de um bom hábito leitor
A pouca familiaridade dos estudantes brasileiros com a leitura fica evidente quando eles são submetidos a avaliações internacionais, como é o caso do
Progress inInternational Reading Literacy Study (Pirls), que traz textos mais extensos que os do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e exige habilidades maiscomplexas. Dentre as 65 nações que participaram dessa avaliação de leitura, o Brasil teve resultados superiores apenas aos da Jordânia, do Egito e da África do Sul e aparece estatisticamente empatado, dentro do intervalo de confiança, com Irã, Kosovo e Omã. Investir em programas de incentivo à leitura, em especial para garantir que esse seja um hábito de crianças mais vulneráveis, é fundamental não apenas para o indivíduo e o seu sucesso escolar, mas para o país como todo, como revelam as evidências sobre o assunto.
Ernesto Martins Faria. Publicado no Correio Braziliense, em 14/12/2023. Fragmento.
Nesse texto, no trecho “[...] é fundamental não apenas para o indivíduo e o seu sucesso escolar, mas para o país como todo, como revelam as evidências sobre oassunto”, o termo destacado é um elemento de coesão sequencial que foi utilizado para
apontar condição.
indicar explicação.
marcar conclusão.
mostrar oposição.
sinalizar alternância.
Answer explanation
O item busca aferir a capacidade de reconhecer os mecanismos que contribuem para a progressão textual, expressa pelo uso deelementos coesivos. Ao reconhecer a função da conjunção “mas”, no contexto do texto, para “mostrar oposição”, espera-se que o estudante reconheça o usoda conjunção, com a finalidade de ampliar uma ideia apresentada em oração anterior, a partir do vínculo opositivo.
Similar Resources on Wayground
10 questions
Racionalidade científica e a questão da objetividade – Thomas Ku

Quiz
•
11th Grade
10 questions
Profissões do futuro

Quiz
•
3rd Grade
10 questions
Quiz Redação

Quiz
•
12th Grade
10 questions
Atividade de Língua Portuguesa- 7 ano

Quiz
•
University
10 questions
ARTIGO DE OPINIÃO - RETOMADA 9º ANO A

Quiz
•
9th Grade
12 questions
QUIZZ - 9º ANO EFAF - REVISÃO P2 - 1

Quiz
•
9th Grade
10 questions
Avaliação - objeto direto e indireto

Quiz
•
8th Grade
10 questions
O que é administração financeira

Quiz
•
3rd Grade
Popular Resources on Wayground
18 questions
Writing Launch Day 1

Lesson
•
3rd Grade
11 questions
Hallway & Bathroom Expectations

Quiz
•
6th - 8th Grade
11 questions
Standard Response Protocol

Quiz
•
6th - 8th Grade
40 questions
Algebra Review Topics

Quiz
•
9th - 12th Grade
4 questions
Exit Ticket 7/29

Quiz
•
8th Grade
10 questions
Lab Safety Procedures and Guidelines

Interactive video
•
6th - 10th Grade
19 questions
Handbook Overview

Lesson
•
9th - 12th Grade
20 questions
Subject-Verb Agreement

Quiz
•
9th Grade