AMÉRICA ESPANHOLA

AMÉRICA ESPANHOLA

10th Grade

12 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

América Espanhola_Revisão_1º Ano_EM

América Espanhola_Revisão_1º Ano_EM

10th Grade

10 Qs

Avaliação dos 1ºAnos-os pré-colombianos

Avaliação dos 1ºAnos-os pré-colombianos

10th Grade

11 Qs

Perguntas  Olmecas

Perguntas Olmecas

1st Grade - University

10 Qs

Mesopotâmia

Mesopotâmia

1st - 12th Grade

10 Qs

Inca and Aztec Civilizations Worksheet

Inca and Aztec Civilizations Worksheet

10th Grade - University

15 Qs

GRÉCIA ANTIGA

GRÉCIA ANTIGA

1st - 11th Grade

16 Qs

Indígenas na América

Indígenas na América

10th Grade - University

11 Qs

8º ano -  Geografia - História das Américas em Contos

8º ano - Geografia - História das Américas em Contos

8th Grade - University

12 Qs

AMÉRICA ESPANHOLA

AMÉRICA ESPANHOLA

Assessment

Quiz

History

10th Grade

Hard

Used 2+ times

FREE Resource

12 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Cada povo indígena possui uma cultura própria, isto é, língua, crenças e um jeito próprio de trabalhar, pensar, relacionar-se com a natureza e com os outros povos. Considerando tal informação, assinale a alternativa que caracteriza as diferentes formas de organização das sociedades indígenas.

Os povos indígenas possuem uma única cultura, isto é, todos falam a mesma língua, com as mesmas crenças e um único jeito de trabalhar, pensar, relacionar-se com a natureza e com os outros povos.

Os povos indígenas possuem líderes, xamãs ou pajés; dividem-se em várias aldeias; e organizam-se em clãs, grupos de pessoas que acreditavam descender de um ancestral comum.

As histórias e as culturas indígenas não marcaram profundamente nosso jeito de ser, nossos hábitos, nossa língua não são influenciadas pelas suas contribuições.

O conhecimento acumulado sobre os indígenas do Brasil é muito disseminado entre nós, o que leva muitas pessoas a observar as suas diferenças, por exemplo, nos seus traços físicos e nas línguas que eles falam. 

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Os pesquisadores que trabalham com sociedades indígenas centram sua atenção em documentos do tipo jurídico-administrativo (visitas, testamentos, processos) ou em relações e informes e têm deixado em segundo plano as crônicas. Quando as utilizam, dão maior importânciaàquelas que foram escritas primeiro e que têm caráter menos teórico e intelectualizado, por acharem que estas podem oferecer informações menos deformadas. Contrariamos esse posicionamento, pois as crônicas são importantes fontes etnográficas, independentemente de serem contemporâneas ao momento da conquista ou de terem sido redigidas em período posterior. O fato de seus autores serem verdadeiros humanistas ou pouco letrados não desvaloriza o conteúdo dessas crônicas. As fontes valorizadas no texto são relevantes para a reconstrução da história das sociedades pré-colombianas porque



sintetizam os ensinamentos da catequese.

  1. enfatizam os esforços de colonização.

  1. tipificam os sítios arqueológicos.

relativizam os registros oficiais.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Diferentemente dos astecas, os maias nunca formaram um grande império. Mas, como os astecas, construíram grandes cidades e assimilaram o conhecimento de vários povos da Mesoamérica, dentre eles os Olmecas. Assinale a alternativa que apresenta características da organização da sociedade maia.


Os governos, leis e costumes seguiam as regras do império maia, e por isso, podem ser eram unidos politicamente formando um governo central.

  1. Nas cidades maias viam-se pequenas casas com até um metro de largura e não existiam templos. Os imperadores viviam nas pirâmides, onde seus tronos eram erguidos no seu topo. 

  1. Algumas pirâmides, como a de Tikal, tinham mais de 60 metros de altura. Os sacerdotes desses templos consideravam-se, assim, mais próximos do imperador.

  1. Os territórios na sociedade Maia eram divididos em Cidades-estados, ou seja, os Maias não eram governados por uma capital central.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Uma das questões recorrentes sobre os povos da mesomérica refere-se à origem dos mesmos. Sobre a formação da civilização Maia, assinale a alternativa correta:

Os Maias viviam na Oceania e mantiveram vivas as tradições dos povos dessa região.

Os Maias assimilaram o conhecimento dos Olmecas.

Os Maias eram monoteístas.

Os Maias eram descendentes dos egípcios.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

 Os mexicas, ou astecas, um povo originário da América do Norte, chegaram ao Vale do México em 1325 e lá ergueram a cidade de Tenochtitlán. Aos poucos, os astecas se expandiram, dominando cidades e povos da região e formando um império imenso composto de uma diversidade de povos. Considerando tal informação, assinale a alternativa com as características políticas do Império asteca.


  1. O império asteca nunca foi uma unidade política. Alguns povos eram administrados por governantes astecas; outros pagavam tributos, mas tinham relativa autonomia; outros, só pagavam tributos à força, quando eram vítimas de expedições punitivas promovidas pelos astecas.

O império asteca foi uma unidade política e todos os povos eram administrados por governantes astecas, todos pagavam pesados tributos e todos eram vítimas de expedições punitivas promovidas pelos astecas.

A organização política asteca caracteriza-se pela isenção de tributos e completa autonomia a todos os povos conquistados. Os astecas nunca realizavam expedições punitivas para a cobrança de impostos.

Consistiu em relativa autonomia para os povos subordinados, com exceção para os povos que ergueram a cidade de Tenochtitlán.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

O império asteca apresentava uma sociedade complexa e estratificada. Havia várias divisões dentro de dois grupos sociais maiores. Assinale a alternativa que apresenta a divisão social asteca:

Os astecas estavam organizados em uma estrutura administrativa criada em que o povo era formado de sacerdotes e chefes militares.

  1. A sociedade asteca dividia-se em pipiltins (nobres) e os Macehualtin (plebeus). O imperador era o chefe do exército. A nobreza era formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população.

A sociedade asteca era fundamentada na cultura do milho e do feijão, sendo o cultivo por chinampas, pequenas ilhas artificiais, a técnica mais antiga empregada na agricultura.

O calpulli fazia parte da estrutura administrativa asteca e era responsável exclusivamente pela manutenção das relações políticas e da agricultura asteca.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

O sol era considerado o principal deus inca, Inti, e não por acaso, o Sapa Inca, era “filho do deus sol”, e acreditavam que existiam os Huacas, eram divindades ou locais sagrados como montanhas, rochas e riachos. Assinale a alternativa que apresenta característica da religiosidade inca: 


Os incas possuíam uma religião monoteísta, acreditavam na existência de um único deus. A lhama era um animal muito importante para a religiosidade inca.

Quando os espanhóis, liderados por Pizarro, chegaram aos territórios do Império Inca no século XVI, encontraram sua religião fortalecida com o fim da escravização na região, que afetou a economia e diminuiu os exércitos incas.


A religião inca era politeísta, constituída de forças do bem e do mal. O bem era representado por tudo aquilo que era importante para o homem, como a chuva e a luz do Sol, e o mal, por forças negativas, como a seca e a guerra.


Os incas já adotavam o cristianismo como religião oficial, antes mesmo da chegada dos espanhóis na América do Sul.


Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?